terça-feira, janeiro 29

DIARIO DE NOTICIAS

LISBOA - PORTUGAL

·

O 'profeta' que divulgou a igreja mórmon pelo mundo


HELENA TECEDEIRO

Óbito. Hinckley presidia desde 1995 à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Durante os seus 97 anos de vida, Gordon Hinckley viu a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias transformar-se de uma pequena seita numa religião com 13 milhões de fiéis no mundo. Natural de Salt Lake City, Hinckley presidiu à Igreja geralmente conhecida como mórmon durante os últimos 13 anos. Considerado como um profeta pelos seguidores da primeira religião fundada nos EUA, morreu ontem no Utah de "complicações devidas à idade".

O homem que durante a sua presidência praticamente duplicou o número de templos mórmons no mundo, viveu para ver a sua Igreja no centro das atenções mediáticas. E desta vez não foi por causa das suspeitas de poligamia - uma prática comum entre os mórmons, mas que Hinckley garantiu ter sido abandonada há mais de um século. Os mórmons têm sido falados devido à candidatura à Casa Branca de um dos seus, Mitt Romney. O ex-governador do Massachusetts, em campanha na Florida, onde decorrem hoje as primárias, recordou um dos seus últimos encontros com Hinckley. "Quando lhe falei na minha candidatura, ele disse-me que seria uma grande experiência se ganhasse e uma óptima experiência se perdesse", lembrou Romney num comício improvisado numa estação de serviço de West Palm Beach.

Praticamente empatado com o senador John McCain nas sondagens republicanas na Florida, Romney elogiou a "humildade de um grande líder" e anunciou que irá participar no funeral de Hinckley. Os dois homens trabalharam juntos em 2002, quando Romney presidiu à organização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City, cidade onde os mórmons têm o seu maior templo e onde vivia Hinckley.

Fundada nos EUA por Joseph Smith em 1830, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem algumas crenças semelhantes ao cristianismo. Os mórmons são ainda conhecidos pelos arquivos genealógicos, os maiores do mundo. Os membros da Igreja acreditam na possibilidade de salvação dos antepassados. A sede é em Salt Lake City, mas estão presentes em inúmeros países, inclusive Portugal.

Desde que assumiu a presidência da Igreja, em 1995, Hinckley preocupou-se em provar que os mórmons são "pessoas normais". Apaixonado pela comunicação, este homem que queria ser jornalista dedicou a vida a divulgar a fé. Com a sua morte, a tradição exige que um sucessor seja nomeado nos próximos dias com o voto unânime do Conselho dos Doze Apóstolos. O mais antigo apóstolo é Thomas Monson, de 80 anos

Sem comentários: