segunda-feira, janeiro 21

O SEGREDO DOS MÓRMONS

Tenho tido oportunidade de ler ultimamente um enorme volume de noticias, informações e os mais diversos comentários sobre os mórmons.

Este anormal interesse deriva do facto de Mitt Romney, um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos da América, ser um mórmon, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Muitos dos fazedores de opinião, cronistas, jornalistas e demais agentes dos média, têm necessidade de produzir um fluxo noticioso que permita aos seus leitores, ouvintes ou telespectadores manterem o interesse pela estação ou jornal para o qual trabalham. Até aqui tudo bem, estes profissionais estão a cumprir a sua missão. No entanto, na ânsia de produzir informação e de ir sempre um pouco mais além, muitos desses profissionais por vezes entram em pormenores que poderíamos considerar de transversais, “vasculhando” toda a vida privada das pessoas.

Por arrastamento, o público em geral, acaba por discutir esses assuntos tendo como base aquilo que é veiculado pelos meios de comunicação social a que teve acesso.

Com a massificação da Internet são por demais os bloguistas que se põem a opinar, sobre tudo e sobre todos, alguns deles como se fossem detentores da verdade absoluta em assuntos que não dominam minimamente, mas que têm apenas como suporte o que leram ou ouviram, sem saberem da veracidade da fonte informativa.

Tenho achado alguma piada a diversos comentários que tenho lido ultimamente sobre os mórmons, do tipo é “muito chiq ser mórmon” ; “os mormons só lá querem pessoas bonitas e de preferência ricas”, “os missionários mórmons só podem ser bonitões, louros e de olhos azuis”, enfim, uma quantidade de comentários que me dão vontade de rir e que me fazem logo lembrar aquele dito alentejano de que : “mais vale ser rico e saudável do que pobre e doente” …

No entanto, pensando bem, tudo isto não deixa de ter alguma verdade, e se formos um pouco mais ao fundo da questão verificaremos o seguinte:

De facto, em qualquer país do mundo, dificilmente alguém vê um mórmon entrar ao Domingo na sua Capela sem que as senhoras vão bonitas, limpas e bem arranjadas e os homens normalmente de fato e gravata. Sem ser chiq, convenhamos que de facto têm boa apresentação. Essas pessoas estão assim vestidas por uma questão de respeito, elas vão partilhar dos emblemas da cristandade, vão tomar o sacramento, vão falar de coisas sagradas, das coisas do Senhor, num edifício que Lhe foi dedicado. Se algum de nós fosse convidado para uma recepção no palácio do Presidente da República iria de ténis, calça de ganga, camisa de fora e barba por fazer ?... então porque não iremos com as nossas melhores vestes à Casa do Senhor ?

Bonitões ? talvez … será que uma alimentação adequada e o exercício físico não darão origem a um melhor aspecto corporal ? a Igreja recomenda a todos os seus membros que cumpram com a Palavra de Sabedoria, a lei de saúde do Senhor, aqueles que cumprem com ela certamente serão pessoas mais saudáveis e consequentemente pessoas com melhor aspecto. Não é por acaso que no Estado de Utah, de maioria mórmon, as pessoas são mais saudáveis e vivem mais anos, o mesmo acontecendo com todas as pessoas que cumprem com estes preceitos.

Ricos ? de facto muitos dos nossos irmãos são abençoados com maior abundância, na sua grande maioria sem serem ricos têm o suficiente para as suas necessidades. Os mórmons são incentivados a estudar e a adquirir sempre mais competências, também são conhecidos por trabalharem muito, por serem diligentes e sérios, por estarem sempre dispostos a servir os seus irmãos em Cristo, não é pois de admirar que possam usufruir por esse facto de maiores bênçãos materiais.

Em resumo, divulgo aqui o grande segredo dos mórmons para a felicidade e prosperidade, de forma a que os nossos visitantes possam usufruir deste bem guardado segredo. Áh ! afinal já me esquecia ele encontra-se já divulgado num dos seus hinos e que diz assim “Nossa lei é trabalhar, trabalhar, Trabalhar com alegria e cantar …

Sendo assim, se quiserem ser bonitos, ricos e bem sucedidos, agora já sabem o segredo dos mórmons, por isso, é só seguirem-no.

1 comentário:

Glauco Borba disse...

Olá amigos!
Muito bom este artigo sobre os mórmons e sua cultura e crença.
Admiro muito a integridade dos fiéis da Igreja, porém percebo a diferença de conduta e comportamento dos mórmons dos Estados Unidos e dos latinos americanos. Desculpem-me mais a diferença é "gritante", pecamos muito por nossa "cultura" do desleixo e indisciplina, e o resultado é lamentável........