terça-feira, janeiro 29

QUEM TOMARÁ AS REDEAS DO REINO NESTA TERRA ?

O Presidente Gordon B. Hinckley, reverenciado Profeta da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos faleceu hoje, no dia 27 de Janeiro de 2008 ás 19:00, hora da Cidade do Lago Salgado. O Presidente Hinckley tinha 97 anos e junta-se assim à sua amada esposa Marjory que nos deixou no dia 6 de Abril de 2004, e de quem há muito ele manifestara imensas saudades.

Muito embora os membros da Igreja venham a encontrar motivo para pausar e celebrar, durante os próximos dias, a vida e legado do seu amado profeta de há 13 anos, a Igreja, como corpo de Cristo, continuará a rolar, como a pedra que sem mãos foi cortada, e a encher a terra, (Daniel 2:45).

O princípio da revelação contínua, uma das maiores bênçãos da restauração, dita que um sucessor seja chamado para tomar as rédeas do Reino, como o Profeta, Vidente e Revelador, e Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos-dias. Cabe agora, de acordo com princípio divinamente revelado, ao Quórum dos Doze Apóstolos, a responsabilidade de chamar esse sucessor, e confirmar sobre ele as chaves da administração do Reino de Deus na terra. Este processo decorrerá nos próximos dias e deverá tomar os seguintes contornos:

1. A Primeira Presidência é automaticamente dissolvida.
2. Os dois conselheiros da Primeira Presidência revertem aos seus postos de senioridade no Quórum dos Doze Apóstolos. Senioridade é determinada pela data em que o apóstolo foi ordenado aos Doze, não pela sua idade.
3. O Quórum dos Doze Apóstolos, agora com 14 membros, e liderado pelo apóstolo mais sénior (neste caso o Elder Thomas S. Monson), assume a liderança da Igreja.
4. O apóstolo sénior preside a uma reunião do Quórum dos Doze para considerar duas propostas alternativas:
a. Deve proceder-se à reorganização da Primeira Presidência imediatamente?
b. Deverá a Igreja continuar a funcionar sob a presidência do Quórum dos Doze?
5. Após discussão um voto formal é proposto e aceite pelo Quórum dos Doze Apóstolos.
6. Se a proposta para reorganizar a Primeira Presidência for aprovada, o Quórum dos Doze, em unanimidade, selecciona o novo presidente da Igreja. O novo presidente escolhe dois conselheiros de entre o Quórum dos Doze, e os três formam assim a Primeira Presidência. Durante a história da Igreja, o apóstolo que com mais longevidade serviu, torna-se o presidente da Igreja quando a Primeira Presidência é reorganizada.
7. Após a reorganização da Primeira Presidência, o segundo apóstolo mais sénior, é apoiado como o presidente do Quórum dos Doze. A única excepção ocorre quando este é chamado para servir na Primeira Presidência como conselheiro. Sendo este o caso, o terceiro apóstolo mais sénior torna-se o presidente interino dos Doze.
8. O presidente do Quórum dos Doze, com os restantes apóstolos, ordena o novo presidente da Igreja pela imposição das mãos.

Desde a restauração formal da igreja no dia 6 de Abril de 1830, já foram chamados 15 presidentes, incluindo o Presidente Gordon B. Hinckley.

Como indulgência pessoal, presto ao nosso querido Profeta uma derradeira homenagem, em muito semelhante à que prestei a alguém que me foi muito importante.

A sua influência e legado continuarão a ser sentidos por gerações futuras de Santos dos Últimos-dias. O seu exemplo de fé inabalável será perpetuado nos seus ensinamentos, à medida que novas gerações de Santos se afiliam à Igreja de Cristo.

Que a paz do Senhor, que decerto é já dele, bafeje o nosso coração também. Que Ele nos conceda a sua influência pacificadora para acalentar o desconforto da despedida, e a saudade que ele nos deixa.

Ele é um profeta de Deus, tal como será o seu sucessor, pois esta é a Igreja de Jesus Cristo, o evangelho restaurado na última dispensação dos tempos.

Luis Câmara Manoel

WASHINGTON

Os dados relativos ao processo de escolha dum sucessor ao Presidente Hinckley, como aqui descritos, encontram-se detalhados em:

http://newsroom.lds.org/ldsnewsroom/eng/news-releases-stories/succession-in-the-presidency-of-the-church-of-jesus-christ-of-latter-day

Sem comentários: