terça-feira, fevereiro 26

ENSINAR AS CRIANÇAS A TRABALHAR
Fazer com que as crianças aprendam a trabalhar é essencial para que as ensinemos a serem disciplinadas e responsáveis. Quando crescemos, muitos de nós somos como aquele homem que disse: Gosto do trabalho, pois ele me fascina. Posso sentar-me e ficar a olhar para ele horas a fio.

Repito que os melhores professores do princípio do trabalho são os próprios pais. Foi uma grande alegria quando trabalhei pela primeira vez ao lado do meu pai, meu avô, tios e irmãos. Tenho a certeza de que, na maioria das vezes, fui mais um estorvo do que uma ajuda, mas as lembranças são agradáveis, e valiosas as lições aprendidas. Os filhos precisam aprender a ser responsáveis e independentes. Será que os pais se estão a dedicar pessoalmente a ensinar os filhos por meio de demonstrações e explicações, de modo que consigam “agir por si mesmos e não receber a acção” como Lei ensinou ?

Luther Burbank, um dos maiores horticultores do mundo disse: “Se não déssemos mais atenção às nossas plantas do que aos nossos filhos, estaríamos agora a viver numa selva de ervas daninhas”.

Sem comentários: