segunda-feira, abril 28

MÓRMONS E CATÓLICOS ORAM JUNTOS

Rui Gaspar

« Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não considerem os crentes de outras fés como adversários, mas sim como parceiros de numerosas causas pelo bem do mundo”.

Isto é parte da declaração de princípios que une mórmons e católicos na defesa de causas comuns, como seja a oposição ao casamento entre homossexuais e o auxilio aos necessitados, vitimas de catástrofes naturais, desenvolvidos com frequência entre os Serviços Humanitários SUD e a Catholic Relief Service.

Agora chegou a altura dos mórmons participarem na oração papal, em Nova York, conjuntamente com líderes das mais diversas crenças que acompanharam o Papa Bento XVI no encontro ecuménico em Nova Iorque, no decurso da sua visita aos Estados Unidos.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fez-se representar por dois membros do Quórum dos Doze Apóstolos, os Élderes M. Russell Ballard e Quentin L. Cook.

Embora existam várias questões de ordem teológica em que ambas as Igrejas não estão de acordo, o facto é que isso não as impede de cada vez se aproximarem mais, potenciando o que as une em desfavor do que as divide.

Isto não se passa só ao nível da hierarquia católica, nem dos SUD que desempenham os mais altos chamados de liderança, são muitas as iniciativas levadas a cabo por membros de ambas as Igrejas por todo o mundo.

Por exemplo, quando missionários mórmons vão fotografar os arquivos paroquiais para que todos aqueles milhões de nomes existentes nos livros de baptismo e casamento sejam trazidos a lume para uso dos genealogistas e pessoas interessadas de todo o mundo, é um óptimo exemplo de colaboração. Ou quando os escuteiros católicos se juntam aos voluntários mórmons Mãos que Ajudam, em projectos de serviço à comunidade, estamos em presença de uma excelente forma de colaboração que tem como finalidade o bem comum.

Alguns católicos tem por vezes colocado a questão sobre a cristandade dos mórmons. Trata-se de uma questão naturalmente respondida por esta Igreja que porta na sua própria designação o nome do Salvador como seu cabeça e segue a sua doutrina e exemplo como os melhores cristãos o fazem.

Por vezes, as pessoas complicam coisas simples, o evangelho é simples, foi pregado para gente simples e deve assim também ser vivido. É claro que devemos estudar as escrituras antigas e modernas, que devemos aprofundar os nossos conhecimentos doutrinários. As grandes questões de ordem teológica, intelectual ou filosóficas são interessantes e é importante que sejam discutidas, mas, em minha opinião, de pouco contarão no dia do Juízo Final, o que certamente mais contará é saber o que fizemos aqui nesta Terra pelos mais necessitados e não se sabemos tudo de trás para a frente e da frente para trás o que está escrito na Bíblia ou no Livro de Mórmon.

Jesus um dia ensinou : “O que fizerdes ao mais pequenino a mim o fareis” que eu saiba ele nunca falou se as portas do céu abriam para a esquerda ou para a direita, se calhar o céu até nem tem portas…

É bom saber que esta Igreja, é uma Igreja que segue os ensinamentos de Cristo, especialmente no que se refere ao apoio e serviço ao próximo, um dos maiores emblemas da cristandade, é bom saber que esta é uma Igreja para quem o ecumenismo não é apenas uma palavra, que tanto faz uma parceria com os seus irmãos muçulmanos, como realiza uma acção com irmãos judeus ou como dá as mãos aos seus irmãos católicos para orar ao nosso Pai Celestial.

Posted by Picasa

Sem comentários: