quinta-feira, maio 15

VEM AI A FALTA DE ÁGUA

Rui Gaspar

Parece um titulo alarmista, mas efectivamente não o é, à muito que os experts na matéria o vem anunciando, no entanto, enquanto chegarmos às torneiras de nossa casa, girarmos o manipulo e da parede jorrar água em abundância, isto não passará de “ conversa da treta” …

Mas apesar de nós termos esse precioso líquido, muitos milhões de pessoas tem de caminhar por muitos quilómetros para o conseguir. No entanto, por já nos termos habituado a este tipo de noticias, normalmente servidas pelas televisões à hora da nossa refeição, isto também já pouco nos incomoda. Aliás, é da natureza humana o ficar incomodado em função da distancia onde ocorre o acontecimento, alvo da notícia. Geralmente ficamos menos incomodados com mais de 10 000 pessoas que perderam a vida num tremor de terra na China, do que com o acidente de automóvel que vitimou 4 pessoas numa qualquer estrada perto da terra em que vivemos e ainda mais incomodados ficamos se recebermos a notícia de que faleceu subitamente o nosso vizinho, morador da porta do lado.

Pois bem, voltando à falta de água, sabem quantos repórteres foram ao Senegal fazer a reportagem de centenas de pessoas, crianças, jovens e velhos que percorrem vários quilómetros para se abastecerem de água ? Não sabem ? eu também não, mas ao que parece não foi lá nenhum nos últimos tempos, ou se foi, o assunto não constituiu noticia.

Sabem quantos repórteres foram, esta semana, aqui ao lado, a Espanha, mais concretamente a Barcelona, fazer a reportagem devido à falta de água com que a Catalunha se debate ? pois bem, foram mais de uma centena de vários países do mundo ! e querem saber porquê ? é que o assunto é mesmo noticia, para além do facto de haver falta de água naquela região de Espanha a solução para este problema passou pelo fretamento de um gigantesco navio tanque de 145 metros de comprimento por 24 de largura que transportará água potável de Tarragona para Barcelona.

As autoridades vão recorrer a 10 navios para fazerem este transporte, gastando com a operação cerca de 22 milhões de euros mensalmente.

Como “depois de casa arrombada trancas na porta” os espanhóis vão proceder à construção de uma central de dessalinização e à construção de condutas para permitir o transvaze de água para a região, enquanto isso estão a recuperar poços e condutas que remontam à época romana.

Os governos nacionais e locais deveriam proceder quanto antes à tomada de medidas urgentes no sentido de um melhor aproveitamento das águas, quer residuais, quer pluviais, afim de as aproveitar para lavagens, regas e outros fins que não seja o consumo humano.

Entretanto, cada um de nós terá forçosamente de ser um agente activo neste processo, poupando e fazendo o melhor uso possível deste bem que já começa a faltar.

A Igreja tem vindo a alertar para o armazenamento de comida, combustíveis e água, nem todos vão ligando ao que se diz, no entanto todos os dias as notícias nos meios de comunicação social vão-nos dando conta da gravidade da situação e de como ela se degrada rapidamente.

Independentemente de fazermos o nosso melhor em prol da comunidade onde estamos inseridos, temos a obrigação de fazer o nosso melhor em prol da nossa família, seguindo os sábios conselhos e advertências dos nossos profetas.

Muitos poderão pensar que não é pelo facto de cumprirmos com estes conselhos que vamos adiantar qualquer coisa, pessoalmente discordo em absoluto e acho que se todos nos irmanarmos tendo um objectivo comum, muita coisa poderemos conseguir de forma a deixarmos este mundo um pouco melhor do que o encontramos.

Sem comentários: