sábado, junho 28

NA ALA SETÚBAL I, ESTACA DE SETÚBAL, PORTUGAL
À CONVENÇÃO SEGUIU-SE A SARDINHADA
De facto, valeu mesmo a pena sair de casa para participar na Convenção de Professoras Visitantes da Ala Setúbal I, Estaca de Setúbal, Portugal.
Durante cerca de hora e meia três dezenas de irmãs ouviram a sua Presidente apresentar resultados e dinamizar as visitas que são necessárias fazer, no sentido de fortalecer as mulheres, especialmente as menos activas.
Três pequenas peças de teatro ilustraram a forma de como não se devem fazer as visitas de Professoras Visitantes, após o que se seguiu um debate sobre o que foi visto e ouvido. Duas irmãs tiveram ainda a oportunidade de prestar o seu testemunho da Igreja e de Jesus Cristo.
Esta Ala conta com treze duplas de Professoras Visitantes e uma equipa de Missionários da Ala, todos estes membros estão muito animados para que possam começar a desenvolver uma mais intensa obra missionária com vista a fazer crescer esta dinâmica Ala.
Amanhã, Domingo, serão chamados e apoiados os dois novos conselheiros que irão ajudar o novo bispo, irmão Manuel de Sousa, na sua grande tarefa de levar de vencida a Obra do Senhor, nesta parte de Sião.
Depois das irmãs terem acabado os trabalhos da sua Convenção, já os homens tinham preparado as mesas. Cá fora, no jardim, o aroma da sardinha assada fazia as delicias de quem inalava tão agradável odor, neste final de tarde, a mais quente deste ano.
No Lota de Setúbal já tinham sido adquiridas duas caixas de bom peixe fresco, sardinhas e carapaus. Normalmente nas nossas festas, especialmente por altura do magusto de S. Martinho , sobra sempre muito peixe, desta vez ele não faltou, mas os nossos "assadores especiais" ficaram agradávelmente surpreendidos por práticamente não ter sobrado nada.
Um outro aspecto curioso, é que nas nossas actividades sociais se verem com frequencia muitos bolos, bem, desta vez, também em vez dos doçes vimos muita fruta e salada.
Foi um final de tarde bem agradável, a esmagadora maioria dos membros da Ala estiveram a conviver, os nossos missionários de tempo integral comeram pela primeira vez sardinhas e carapaus assados, em cima de uma fatia de pão, retirando as polpas do peixe com os dedos (indicador e polegar) como manda a tradição. Alguns amigos e investigadores também se juntaram a este convivio e na nossa redacção recebemos mensagens de irmãos que estão no estrangeiro e que só de pensar neste pitéu lhes fez crescer água na boca.
Um convivio salutar, como à já algum tempo não se via na Ala Setúbal I e que a todos deixou muita satisfação.
Rui Gaspar

Sem comentários: