sábado, julho 26


116000

ENTROU ONTEM EM FUNCIONAMENTO

NUMERO EUROPEU PARA CRIANÇAS DESAPARECIDAS

Portugal tem desde ontem o número único europeu ( 116000 ) gratuito para a comunicação de casos de crianças desaparecidas, anunciou o responsável da linha SOS Criança.

A criação de um número único é uma das medidas integradas na estratégia europeia, para defender os direitos das crianças, apresentada em Julho de 2006 e que recebeu a aprovação da Comissão Europeia.

Este número telefónico dispõe na sua fase inicial de funcionamento de um atendimento entre as 09 e as 19 horas de segunda a sexta-feira, mas no futuro estará disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Portugal é o segundo país dos 27 estados-membros da União Europeia a colocar em prática este projecto, depois da Hungria já o ter feito. A Dinamarca, Grécia e Bélgica tem também já os números atribuídos mas o sistema ainda não está operacional.

Para além deste número a Comissão Europeia decidiu também criar um número único para a assistência a crianças, o 116111, que também virá a ser aplicado em Portugal: "O 116111 virá no futuro substituir o SOS criança clássico, para as situações de maus-tratos".

Sem comentários: