sábado, novembro 15

REDE CULTURA PREPARA MATÉRIA SOBRE A IGREJA

Equipe de TV visita a Sede da Igreja em Salt Lake


Em visita de quase uma semana, equipe da Rede Cultura visitou a sede da Igreja em Utah, conhecendo diversos departamentos e serviços da Igreja e colheram material para produzir uma série de matérias para o “Jornal da Cultura” e outros programas da TV Cultura.

A equipe realizou vários contatos com líderes da Igreja e ainda foi recebida por Élder Nelson, do Quorum dos Doze e Élder Costa, da presidência do Quorum dos 70.

Acompanhe o roteiro da visita no texto a seguir.

Júlio Moreno, que foi diretor de jornalismo e atualmente é assessor da Presidência da Fundação Padre Anchieta, entidade responsável pela emissora de TV, foi a Salt Lake acompanhado de sua esposa, Ana Moreno, e aceitou o convite após contato com a Igreja no Brasil em setembro passado. Ele é amigo há 30 anos do casal Gary e Rose Neeleman, que trabalhavam na UPI e tinha contato freqüente com o jornal “O Estado de S. Paulo”, onde Moreno trabalhou por anos. Quiroga é um experiente repórter da TV Cultura e está produzindo várias matérias sobre a Igreja e outros assuntos do Estado de Utah.

No domingo (09nov08), eles visitaram a Praça do Templo e assistiram à apresentação do programa “Music and the Spoken Word”, com o Coro do Tabernáculo. Pouco antes da apresentação, Moreno conheceu o senador pelo Estado de Utah, Orrin Hatch. Ao final, ele foi cumprimentado pelo presidente do Coro, Mac Christensen. Em seguida, o grupo visitou o Centro de Conferência. “Que coisa impressionante este centro para 21 mil pessoas sem nenhuma coluna que possa atrapalhar a visão”, declarou Moreno.

Na segunda (10nov08), os convidados conheceram o campus da BYU e a BYU TV em Provo. Eles foram recebidos por Erlend Peterson, vice-presidente associado Internacional da Universidade, em seguida, Saul Leal, gerente da BYU TV Internacional, os conduziu para uma visita aos estúdios do canal. Ao final, profissionais da BYU que têm laços com o Brasil recepcionaram os visitantes com um almoço, onde Moreno conheceu Derek Marquis, diretor da BYU TV, entre outros. Durante o almoço, Peterson, presenteou o casal com uma reprodução do quadro “Cristo Curando o Doente em Bethesda”, de Carl Bloch, o qual haviam visto o original no Museu de Arte da BYU. Na parte da tarde, eles conheceram o Centro de Treinamento Missionário - CTM. Na ocasião, assistiram ao filme “Chamados a Servir” e depois tiveram a oportunidade de entrevistar missionários brasileiros que estavam em preparação. Em um dos momentos, dois élderes fizeram uma simulação de um primeiro contato com Júlio Moreno – uma experiência muito agradável para todos que estavam na sala. No final do dia, eles visitaram o MPS – Motion Picture Studio, onde são feitos os filmes da Igreja.

Na terça (11nov08), foi a vez do Centro de Ajuda Humanitária e a Praça de Bem-estar. Moreno e os demais puderam conhecer o trabalho da Igreja voltado aos mais carentes. “É impressionante ver que existe uma verdadeira indústria e um trabalho bem organizado só para ajudar os necessitados”, disse Moreno ao ver o Armazém do Bispo, o Centro de Resursos de Emprego e a produção de alimentos como o composto ATMIT, queijo, leite, geléias, pão e outros gêneros. Como sempre, ao final, os visitantes puderam provar o queijo e o leite produzido no local. “Posso comer mais um? Isso aqui está muito bom!”, elogiou Moreno. Na parte da tarde, Moreno almoçou com o presidente da Bonneville, Bruce Christensen, e conheceu as instalações da KSL TV, emissora afiliada à rede NBC. Em seguida, visitou a Biblioteca de História da Família, onde ele e sua esposa receberam parte de sua genealogia e cópia de alguns documentos de seus antepassados pesquisados previamente. Ao final da tarde, Quiroga fez uma entrevista com Élder Claudio R. M. Costa, da Presidência dos Setenta. “A Igreja ajuda as pessoas independente da religião”, afirmou Élder Costa durante a entrevista.

À noite, os ilustres convidados foram recebidos para um jantar pelo Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze, acompanhado do Élder e Sister Costa. “Eu quero voltar aqui mais vezes, já estou com saudade.”, afirmou Moreno. “Vocês serão sempre bem-vindos.”, disse Élder Nelson, que presenteou Júlio e Ana Moreno com um livro sobre os Templos, CD do Coro do Tabernáculo e outros materiais da Igreja.

Na quarta (12nov08), Moreno visitou alguns lugares em Salt Lake City, como a sede do time de basket “Utah Jazz” e terminou o dia sendo recebido com um jantar na casa de David Beck, onde assistiram ao filme “Brasil Doce Lar”, que narra a história de Wayne e Evelyn Beck, representando os milhares de missionários americanos que serviram no Brasil nos últimos 80 anos. Ao retornarem ao hotel, os convidados puderam passar rapidamente pelo Templo de Bountiful. “Esse templo me lembra o Templo de Campinas que fica próximo à da casa de alguns amigos meus. Magnífico!”, ressaltou Moreno.

Na quinta e sexta(13 e 14nov08), o grupo visitou áreas turísticas no Sudoeste do Estado e Utah e retornam ao Brasil neste sábado.

Fernando Assis

Posted by Picasa

Sem comentários: