quarta-feira, dezembro 31

OS 5 ASSUNTOS MORMONS QUE ESTIVERAM NO TOP DOS MÉDIA EM 2008

Estes são os cinco assuntos que geraram uma maior atenção sobre a Igreja, por parte dos meios de comunicação social, de forma positiva e negativa, na opinião do observador Joel Champbell, do Mórmon Times.

O Lugar Mórmon apresenta aqui os tópicos desta escolha.

1 MORTE DO PRESIDENTE HINCLEY - A Morte do Presidente Gordon B. Hincley e a transição para da liderança mundial da Igreja para o Presidente Thomas S. Monson, chamaram a atenção dos meios de comunicação social, em todo o mundo, gerando noticias e comentários neutros, em praticamente todo o lado, mostrando desta forma a grande envergadura deste líder mórmon.

2 CAMPANHA DE MITT ROMNEY - Este membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias encetou a corrida presidencial à Casa Branca, sendo identificado em praticamente toda a comunicação social como o “candidato mórmon”. Infelizmente ainda subsiste nos Estados Unidos uma grande animosidade contra a Igreja, por parte de alguns sectores da sociedade americana, o que levou Romney a desistir da sua candidatura, embora tenha sido bastante relevante a imagem e visibilidade que deu à Igreja a que pertence.

3 PROPOSTA 8 - Em termos de cobertura mediática a Proposta 8 da Califórnia elevou a consciência da Igreja SUD positiva e negativamente.

A Igreja tomou uma posição clara contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, os homossexuais responderem com acções de vandalismo contra alguns edifícios da Igreja, desrespeitando a vontade expressa nas urnas pelos eleitores daquele Estado.

Um anuncio de página inteira foi publicado no New York Times por algumas organizações e Igrejas, juntando então a sua, à voz dos santos dos últimos dias.

4. CONFUSÃO FLDS – LDS - A lista não estaria completa se não fosse referido a invasão pelas autoridades do Estado do Texas, na Fazenda de Sião, propriedade da Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias.

Enquanto nos Estados Unidos apenas alguns casos isolados confundiram nos seus noticiários os “fundamentalistas” com a Igreja, a mesma situação não se passou assim por todo o resto do mundo, inclusive Portugal, onde alguns colunistas e repórteres confundiam as duas organizações, sem saberem distinguir que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias era uma entidade distinta dos “fundamentalistas” .

5. UTILIZAÇÃO DA INTERNET - O último ponto não é sobre as noticias nos média mas sim como os membros da Igreja estão a usar as tecnologias da nova média para ajudar a esclarecer e a divulgar a sua fé e convicções religiosas.

Em Dezembro passado, o Élder M. Russell Balard incentivou os diplomados pela BYU Havai a usarem mais a Internet de forma a partilharem as suas convicções e a ajudarem a esclarecer, bem como a darem uma imagem correcta da Igreja, compartilhando o evangelho por intermédio de blogues, ou fazendo comentários nos diversos fóruns existentes na net.

O esforço das Relações Publicas da Igreja foi importante em 2008 tendo aparecido novos sites e melhorado muito dos já existentes .

Igualmente surgiram um pouco por todo o mundo sites e blogues particulares dinamizados por mórmons, do qual o GIA (Grupo Informativo Alaum) é um exemplo, com o seu www.lugarmormon.net como o órgão noticioso diário, mais dinâmico, em língua portuguesa, existente em todo o mundo.

Posted by Picasa

Sem comentários: