segunda-feira, março 31

Para pensar

O PENSAMENTO FAZ PARTE DAS GRANDES ENERGIAS NATURAIS. O GRANDE SEGREDO ESTÁ NO JUSTO APROVEITAMENTO DE TÃO EXTRAORDINÁRIA FORÇA

Riedel

FOTO DO DIA
GAIVOTAS DO PORTINHO DA ARRÁBIDA
Posted by Picasa

domingo, março 30

FOTO-REPORTAGEM DA CONFERENCIA DAS MULHERES SUD DA ESTACA DE SETÚBAL

sábado, março 29

FOTO DO DIA
ENTARDECER NO RIO SADO
Posted by Picasa

CORO DO TABERNÁCULO MÓRMON

COM NOVO RESPONSÁVEL

O Dr. Mack Wilberg é o novo responsável pelo Coro do Tabernáculo Mórmon, Orquestra da Praça do Templo, Coral da Praça do Templo e Grupo de Sinos da Praça do Templo. Ele, conjuntamente com o presidente do coro, Mac Christensen, representarão oficialmente o coro nas questões públicas. Compete também ao responsável a selecção de novos membros do coro, bem como a escolha de reportórios a apresentar publicamente.

Wilberg substitui o Dr. Craig Jessop, que dirigiu os destinos deste que é o maior coro do mundo, durante os últimos oito anos.

O novo responsável pelo Coro do Tabernáculo Mórmon é um homem bem conhecido nos meios artísticos, como professor de música, um grande compositor e maestro , sendo que muitas das suas composições são tocadas por famosos intérpretes de todo o mundo.

Para pensar

CORAGEM É O PODER DE DISPENSAR AQUILO QUE NOS É FAMILIAR.

sexta-feira, março 28


RETRATO OFICIAL DA PRIMEIRA PRESIDENCIA DE
A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

Os membros da Primeira Presidencia, Presidente Thomas S. Monson, Presidente Henry B. Eyring, como primeiro conselheiro e Presidente Dieter F. Uchtdorf como segundo conselheiro, desde 3 de Fevereiro.


A Primeira Presidência fopi reorganizada depois do falecimento do seu 15º Presidente, Gordon B. Hincley, falecido em 27 de Janeiro

FOTO DO DIA
SETÚBAL - RUA DA BAIXA
Posted by Picasa

Para pensar

MIL DIAS NÃO BASTAM PARA APRENDER O BEM; MAS PARA APRENDER O MAL, UMA HORA É DEMAIS.

LEMBREM-SE DA IMPORTANCIA DO CASAMENTO

Lembrem-se da importância fundamental do casamento. Ouçam as seguintes palavras do Élder Bruce McConkie, com relação à importância do casamento no “grande plano de falicidade” do Pai celestial.

“Desde o instante em que nascemos na mortalidade até ao dia em que nos casamos no templo, tudo o que há na totalidade do plano do evangelho tem a finalidade de preparar-nos e qualificar-nos para entrar na santa ordem do casamento que nos torna marido e mulher nesta vida e na próxima.(…)

Não há nada neste mundo tão importante quanto a criação e o aperfeiçoamento da unidade familiar”.

quinta-feira, março 27

FOTO DO DIA
ALQUEVA - O MAIOR LAGO ARTIFICIAL DA EUROPA
Posted by Picasa

OS BENEFICIOS DO AZEITE

Basta um fio dourado do óleo da azeitona para que aquela torrada dura e seca ganhe textura macia e sabor especial. Uma outra transformação ocorre no seu organismo, mais precisamente no abdômen, quando você consome o azeite: ele impede o depósito de gordura bem ali, na linha da cintura. Parece um contra-senso, já que o alimento é dos mais calóricos — cada grama oferece cerca de 9 calorias. Mas a descoberta é séria: o sumo das azeitonas evita mesmo a barriga indesejada.

Quem assina embaixo são cientistas de diversas universidades européias. Juntos eles publicaram seu trabalho no periódico Diabetes Care, da Associação Americana de Diabete, em que compararam exames de imagem de voluntários, antes e depois do consumo do óleo. E observaram que esse bom hábito diminuiu os depósitos de banha no abdômen. Diga-se: o ideal seria que você consumisse duas colheres de sopa por dia do ingrediente para obter seus benefícios.

No fundo, o mérito é todo da gordura monoinsaturada, que predomina no azeite. Se ela já era festejada por varrer o colesterol ruim das artérias, agora os médicos têm ainda mais motivo para cobri-la de elogios. Isso porque estão empenhados em acabar com as barrigas avantajadas — e não tem nada a ver com questões de beleza. “A gordura visceral, justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células. Ou seja, barriga grande pode levar ao diabete do tipo 2”, explica o endocrinologista Márcio Mancini, presidente eleito da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Abeso. O diabete, ao lado da pressão alta, do colesterol, dos triglicérides alterados e, de novo, da tal barriga, é o componente básico de um mal que mata — a síndrome metabólica. O azeite, no entanto, ajuda a quebrar esse círculo nefasto.

Muito, muito antes de se estabelecer qualquer relação do azeite com a barriga — antes até mesmo de se ter certeza de que barriga prejudicaria o coração —, cientistas já observavam que os maiores consumidores do alimento estavam protegidos de males cardíacos. Os povos do Mediterrâneo, que historicamente regam seus pratos com esse óleo, parecem mais distantes da ameaça de infarto. Claro, é preciso considerar que também se esbaldam em verduras, frutas e peixes, outros guardiães dos vasos. Nenhum desses alimentos, entretanto, compete com o azeite na preferência de gregos, italianos e espanhóis. “Muitos deles têm o hábito de tomar uma colher do óleo em jejum”, conta o bioquímico Jorge Mancini, professor da Universidade de São Paulo (USP), que esteve na Espanha para pesquisar o assunto.

Para o nutrológo e cardiologista Daniel Magnoni, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, que fi ca na capital paulista, uma vantagem da chamada dieta do Mediterrâneo é que a gordura monoinsaturada vinda da oliva ocupa o espaço das temidas trans, presentes nas margarinas, e das saturadas, que estão nas carnes vermelhas. “Diferentemente da mono, que faz as taxas do mau colesterol despencarem, a dupla tem relação com a subida do LDL”, diz.
VANTAGENS DO EXTRAVIRGEM
O efeito antibarriga, em tese, pode ser obtido com qualquer tipo de azeite de oliva. Afinal, em matéria de teor de gordura monoinsaturada — à qual se atribui essa ação — eles praticamente empatam. Já quando se fala em evitar as placas nas artérias, a bioquímica Luciane Faine, que analisou o azeite na Universidade Estadual Paulista de Botucatu, no interior de São Paulo, reforça as vantagens do tipo extravirgem. É que, no caso do efeito anticolesterol, é importante a presença de moléculas antioxidantes. “Na produção do extravirgem a pressão física da oliva, que é feita sem adição de produtos químicos, preserva esses compostos”, diz ela.

Segundo Luciane, os polifenóis do óleo extravirgem se acumulam no plasma sangüíneo. “Com isso, os radicais livres que oxidariam o colesterol a ponto de ele estacionar nas paredes dos vasos fi cam praticamente fora de ação”, conclui. E saiba: todas as células do corpo saem ganhando.

Um azeite legítimo não traz solventes ou substâncias químicas. Como dizem os especialistas, ele é o suco da azeitona, pura e simplesmente. O que muda é o sabor, a textura, a cor ou o aroma. “Tudo isso vai depender da variedade do fruto”, diz a nutricionista e chef Maria Luiza Ctenas, uma expert no assunto.

Assim como acontece com o vinho, que já formou legiões de enófilos, hoje existem gourmets especializados em azeite que distinguem tipos de azeitona e locais de plantio apenas pelo olfato e sabem qual tipo de óleo combina com qual receita. São chamados pelos espanhóis de catadores. Segundo Maria Luiza o conselho desses experts vale muito, mas não dá para estabelecer regras. “Cada um deve descobrir seu azeite preferido”, opina.

Marcus Bueno, da butique de azeites Olivier’s & Co., que fica na capital paulista, sugere paciência na descoberta do óleo predileto. “No início pode parecer tudo igual, mas aos poucos o paladar vai ficando mais apurado”, observa. Bueno, que é um legítmo catador. Ele recomenda primeiro observar o prazo de validade. Depois de aberto, o produto, desde que conservado longe da luz e bem tampado, deve ser consumido em seis meses, no máximo.

E, para aqueles que pensam que o óleo de oliva está proibido de ir para a panela, os pesquisadores avisam que sim, ele pode, já que sua composição é bastante estável. Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas — quanto maior o calor, maiores as perdas dos compostos benéficos.
CADA GORDURA, UMA CINTURA
O azeite ajuda a combater a barriga. Já a gordura encontrada em certas margarinas...



MONOINSATURADA
É como se esse ácido graxo, ou partícula de gordura, reorganizasse os depósitos de gordura, impedindo que inchem as células adiposas entre os órgãos do abdômen. Isso já foi observado, embora por enquanto ninguém conheça detalhes do mecanismo. “Outra boa notícia é que a molécula monoinsaturada do azeite aumenta a produção da adiponectina, uma substância capaz de combater inflamações e as placas nas artérias”, diz o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, o InCor, em São Paulo.

TRANS
Apesar de oferecer as mesmas 9 calorias por grama do azeite, a famigerada trans parece inflar os adipócitos, que são as células gordurosas, com maior facilidade do que qualquer outro óleo. Existem evidências científicas de que não adianta tanto levar uma dieta mais leve se os poucos lipídios que entram no cardápio são trans. Além de favorecer a pança, esse tipinho provoca a resistência à insulina, fazendo o pâncreas trabalhar dobrado — um esforço extra que pode desembocar no diabete tipo 2.

O QUE ESSE ÓLEO TEM
Mais da metade da composição do azeite é pura gordura monoinsaturada. Ele contém, ainda, pitadas de ômega-3 e está cheio de substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de conferir aquele aroma característico, beneficiam nossas artérias. Vale ressaltar ainda a boa concentração de vitamina E, nutriente que afasta o risco de tumores.

MUITO ALÉM DO CORAÇÃO
O azeite é apelidado pelos mediterrâneos, merecidamente, aliás, de “ouro líquido”

NO ESTÔMAGO
Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o óleo de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite. O achado foi publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um importante periódico científico americano.

ABAIXO A DOR
Cientistas do Instituto Monell, nos Estados Unidos, encontraram no azeite uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações. É o oleocanthal, um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas.

PARA OS OSSOS
Ele também ajudaria a afastar a osteoporose. Pesquisadores da Universidade de Jáen, na Espanha, notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas. Embora o efeito tenha sido demonstrado em um grupo de 334 voluntários, falta elucidar o porquê.

CONTRA TUMORES
Um trabalho publicado há pouco na revista da Sociedade Européia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do óleo de oliva diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.

CAMPEÕES DO AZEITE
Graças ao clima, os países europeus que estão na bacia do Mediterrâneo são os maiores produtores do mundo. A Espanha detém 32% da produção, a Itália 26%, a Grécia 16,5% e Portugal 2%*


EM DEFESA DO PEITO
Este era o efeito, até então, mais badalado do azeite. Entenda por que a sua fórmula é perfeita para poupar as ar térias de estragos

DA OLIVEIRA PARA A MESA
Cuidados que começam na colheita, continuam na produção e chegam ao envasamento garantem a qualidade do azeite



5
Basta um fio dourado do óleo da oliva para que aquela torrada dura e seca ganhe textura macia e sabor especial. Uma outra transformação ocorre no seu organismo, mais precisamente no abdômen, quando você consome o azeite: ele impede o depósito de gordura bem ali, na linha da cintura. Parece um contra-senso, já que o alimento é dos mais calóricos — cada grama oferece cerca de 9 calorias. Mas a descoberta é séria: o sumo das azeitonas evita mesmo a barriga indesejada.
Quem assina embaixo são cientistas de diversas universidades européias. Juntos eles publicaram seu trabalho no periódico Diabetes Care, da Associação Americana de Diabete, em que compararam exames de imagem de voluntários, antes e depois do consumo do óleo. E observaram que esse bom hábito diminuiu os depósitos de banha no abdômen. Diga-se: o ideal seria que você consumisse duas colheres de sopa por dia do ingrediente para obter seus benefícios.

No fundo, o mérito é todo da gordura monoinsaturada, que predomina no azeite. Se ela já era festejada por varrer o colesterol ruim das artérias, agora os médicos têm ainda mais motivo para cobri-la de elogios. Isso porque estão empenhados em acabar com as barrigas avantajadas — e não tem nada a ver com questões de beleza. “A gordura visceral, justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células. Ou seja, barriga grande pode levar ao diabete do tipo 2”, explica o endocrinologista Márcio Mancini, presidente eleito da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Abeso. O diabete, ao lado da pressão alta, do colesterol, dos triglicérides alterados e, de novo, da tal barriga, é o componente básico de um mal que mata — a síndrome metabólica. O azeite, no entanto, ajuda a quebrar esse círculo nefasto.

Muito, muito antes de se estabelecer qualquer relação do azeite com a barriga — antes até mesmo de se ter certeza de que barriga prejudicaria o coração —, cientistas já observavam que os maiores consumidores do alimento estavam protegidos de males cardíacos. Os povos do Mediterrâneo, que historicamente regam seus pratos com esse óleo, parecem mais distantes da ameaça de infarto. Claro, é preciso considerar que também se esbaldam em verduras, frutas e peixes, outros guardiães dos vasos. Nenhum desses alimentos, entretanto, compete com o azeite na preferência de gregos, italianos e espanhóis. “Muitos deles têm o hábito de tomar uma colher do óleo em jejum”, conta o bioquímico Jorge Mancini, professor da Universidade de São Paulo (USP), que esteve na Espanha para pesquisar o assunto.

Para o nutrológo e cardiologista Daniel Magnoni, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, que fi ca na capital paulista, uma vantagem da chamada dieta do Mediterrâneo é que a gordura monoinsaturada vinda da oliva ocupa o espaço das temidas trans, presentes nas margarinas, e das saturadas, que estão nas carnes vermelhas. “Diferentemente da mono, que faz as taxas do mau colesterol despencarem, a dupla tem relação com a subida do LDL”, diz.

VANTAGENS DO EXTRAVIRGEM
O efeito antibarriga, em tese, pode ser obtido com qualquer tipo de azeite de oliva. Afinal, em matéria de teor de gordura monoinsaturada — à qual se atribui essa ação — eles praticamente empatam. Já quando se fala em evitar as placas nas artérias, a bioquímica Luciane Faine, que analisou o azeite na Universidade Estadual Paulista de Botucatu, no interior de São Paulo, reforça as vantagens do tipo extravirgem. É que, no caso do efeito anticolesterol, é importante a presença de moléculas antioxidantes. “Na produção do extravirgem a pressão física da oliva, que é feita sem adição de produtos químicos, preserva esses compostos”, diz ela.

Segundo Luciane, os polifenóis do óleo extravirgem se acumulam no plasma sangüíneo. “Com isso, os radicais livres que oxidariam o colesterol a ponto de ele estacionar nas paredes dos vasos fi cam praticamente fora de ação”, conclui. E saiba: todas as células do corpo saem ganhando.

Um azeite legítimo não traz solventes ou substâncias químicas. Como dizem os especialistas, ele é o suco da azeitona, pura e simplesmente. O que muda é o sabor, a textura, a cor ou o aroma. “Tudo isso vai depender da variedade do fruto”, diz a nutricionista e chef Maria Luiza Ctenas, uma expert no assunto.

Assim como acontece com o vinho, que já formou legiões de enófilos, hoje existem gourmets especializados em azeite que distinguem tipos de azeitona e locais de plantio apenas pelo olfato e sabem qual tipo de óleo combina com qual receita. São chamados pelos espanhóis de catadores. Segundo Maria Luiza o conselho desses experts vale muito, mas não dá para estabelecer regras. “Cada um deve descobrir seu azeite preferido”, opina.

Marcus Bueno, da butique de azeites Olivier’s & Co., que fica na capital paulista, sugere paciência na descoberta do óleo predileto. “No início pode parecer tudo igual, mas aos poucos o paladar vai ficando mais apurado”, observa. Bueno, que é um legítmo catador. Ele recomenda primeiro observar o prazo de validade. Depois de aberto, o produto, desde que conservado longe da luz e bem tampado, deve ser consumido em seis meses, no máximo.

E, para aqueles que pensam que o óleo de oliva está proibido de ir para a panela, os pesquisadores avisam que sim, ele pode, já que sua composição é bastante estável. Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas — quanto maior o calor, maiores as perdas dos compostos benéficos.

MONOINSATURADA
É como se esse ácido graxo, ou partícula de gordura, reorganizasse os depósitos de gordura, impedindo que inchem as células adiposas entre os órgãos do abdômen. Isso já foi observado, embora por enquanto ninguém conheça detalhes do mecanismo. “Outra boa notícia é que a molécula monoinsaturada do azeite aumenta a produção da adiponectina, uma substância capaz de combater inflamações e as placas nas artérias”, diz o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, o InCor, em São Paulo.

TRANS
Apesar de oferecer as mesmas 9 calorias por grama do azeite, a famigerada trans parece inflar os adipócitos, que são as células gordurosas, com maior facilidade do que qualquer outro óleo. Existem evidências científicas de que não adianta tanto levar uma dieta mais leve se os poucos lipídios que entram no cardápio são trans. Além de favorecer a pança, esse tipinho provoca a resistência à insulina, fazendo o pâncreas trabalhar dobrado — um esforço extra que pode desembocar no diabete tipo 2.

O QUE ESSE ÓLEO TEM
Mais da metade da composição do azeite é pura gordura monoinsaturada. Ele contém, ainda, pitadas de ômega-3 e está cheio de substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de conferir aquele aroma característico, beneficiam nossas artérias. Vale ressaltar ainda a boa concentração de vitamina E, nutriente que afasta o risco de tumores.

MUITO ALÉM DO CORAÇÃO
O azeite é apelidado pelos mediterrâneos, merecidamente, aliás, de “ouro líquido”

NO ESTÔMAGO
Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o óleo de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite. O achado foi publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um importante periódico científico americano.

ABAIXO A DOR
Cientistas do Instituto Monell, nos Estados Unidos, encontraram no azeite uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações. É o oleocanthal, um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas.

PARA OS OSSOS
Ele também ajudaria a afastar a osteoporose. Pesquisadores da Universidade de Jáen, na Espanha, notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas. Embora o efeito tenha sido demonstrado em um grupo de 334 voluntários, falta elucidar o porquê.

CONTRA TUMORES
Um trabalho publicado há pouco na revista da Sociedade Européia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do óleo de oliva diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.

CAMPEÕES DO AZEITE
Graças ao clima, os países europeus que estão na bacia do Mediterrâneo são os maiores produtores do mundo. A Espanha detém 32% da produção, a Itália 26%, a Grécia 16,5% e Portugal 2%*

Para pensar

PARA FALAR BREVEMENTE SOBRE UM ASSUNTO, ESTUDE-O LONGAMENTE.

H. Breckinndge

quarta-feira, março 26

CUIDADO
Fraudes na Net apanham cada vez mais pessoas


CARLA AGUIAR

Propostas de trabalho ou vendas de carro podem ser perigosas.

A expansão das fraudes através da Internet, com propostas de emprego ou de artigos para vender, levou a Direcção-Geral do Consumidor a eleger esta como a semana de prevenção da fraude na Net. O objectivo, tal como explicou ao DN a subdirectora Mónica Andrade, é evitar burlas, como aquela em que caiu José (nome fictício), quando se apaixonou por um carro fantástico e baratinho que viu na Net. Ou impedir o engodo que atraiu Maria, aliciada para complementar os seus rendimentos, trabalhando a partir de sua casa. Ou proteger os que vão atrás dos prémios chorudos de lotarias internacionais.

Estes casos representam queixas reais chegadas à Direcção-Geral do Consumidor. Numa situação, um homem encontrou o carro dos seus sonhos publicitado na Internet por apenas 9950 euros, com a vantagem de não ter de pagar antecipadamente e de contar com sete dias para anular o negócio. Para credibilizar a rara oferta, o suposto vendedor contava que se havia mudado para o Reino Unido, tendo, por isso, necessidade de vender o carro, uma vez que não queria legalizá-lo lá. A entrega era prometida num prazo de 48 a 72 horas. Mas feito o pagamento, o comprador não só nunca recebeu o carro como, pior do que isso, nunca mais viu o dinheiro.

Nestes casos, a Direcção-Geral do Consumidor recomenda que há que certificar-se de que o vendedor está devidamente identificado, nunca se devendo comprar nada se o endereço for um apartado ou um endereço electrónico. Por outro lado, antes de transmitir os dados pessoais ou bancários deve certificar-se de que a informação é transmitida de uma forma segura, por exemplo, se o sítio electrónico é um http ou tem um ícone de cadeado. Por fim, nada como seguir o instinto: se lhe parecer bom demais para ser verdade então, provavelmente, é mesmo assim.

Outros casos - dos mais expressivos nas queixas chegadas à DGC -, são os relativos às propostas de trabalho para complementar os rendimentos, a partir de casa. Estas propostas tanto chegam por e-mail, como por anúncios de jornal ou panfletos deixados nos pára-brisas dos carros. Foi por e-mail que Maria, à procura de um rendimento extra para o seu orçamento familiar, foi confrontada com a pergunta sacramental: "Gostaria de ganhar mais 700 euros por semana na tranquilidade da sua casa colando selos em envelopes e dobrando circulares para serem colocadas em envelopes?"


Depois de responder afirmativamente, Maria recebeu rapidamente um cupão de inscrição em que lhe foram solicitados os seus dados pessoais e remeteu a quantia que lhe foi pedida "para efeitos de encomenda do material necessário para realizar o trabalho". Quando o material chegou, Maria verificou que se tratava de um conjunto de fotocópias descrevendo como veicular mensagens idênticas a solicitar dinheiro para o material de trabalho e esperar que outros como ela respondessem, enviando dinheiro, desta vez para si.

FOTO DO DIA
MOITA DO BIBATEJO - BEIRA RIO
Posted by Picasa

Para pensar

UM PROFESSOR VALE MAIS POR AQUILO QUE É DO QUE POR AQUILO QUE SABE OU SABE ENSINAR.

CASAMENTOS EM MOÇAMBIQUE

Segundo informação recebida do irmão Gil Huo, correspondente ALAUM no distrito da Beira – Moçambique, foi anunciado na passada sexta-feira dia 20 de Março que os casamentos celebrados pel’ A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias passariam a ser reconhecidos oficialmente pelo Estado Moçambicano.

Esta é uma notícia que certamente será do agrado de muitos jovens mórmons moçambicanos em idade casadoira.

APROVEITE PORQUE É UTIL E GRÁTIS

C A S P
Curso de Auto Suficiência Profissional
(Estacas de Oeiras, Lisboa e Setúbal)

Data: 28 e 29 de Março de 2008
Horário: das 10 às 18h
Local: Instalações do SEI - Av. António Serpa, 23, 5º - Lisboa
(estação de comboio de Entrecampos; estação de Metro do Campo Pequeno)

Publico Alvo: Membros da Igreja e não membros, à procura de:
· Novo emprego
· 1º emprego
· Melhoria de emprego

Inscrições e Contactos: 96 265 64 28 ou sre.oeiras@gmail.com
Nota: Os participantes deverão levar lanche e almoço. Em alternativa, para o almoço, existe um restaurante/pizzaria perto.

terça-feira, março 25

FOTO DO DIA
PENICHE - S. BERNARDINO
Posted by Picasa

ELES ESTÃO EM DESTAQUE NOS ESTADOS UNIDOS

Ultimamente tenho estado a acompanhar a versão americana dos Ídolos (American Idol) quando deparei-me com algo bastante curioso e interessante. Neste momento encontram-se apenas 11 finalistas neste concurso, sendo que dois deles são membros da Igreja bastante activos. E um deles, David Archuleta de 17 anos, é neste momento o preferido, entre o povo americano e o próprio júri, para ganhar!
Aqui está um exemplo de como mais uma vez, pessoas tão jovens podem ser uma luz para o mundo! Ele tem sido um grande exemplo, assim como a outra concorrente, Brooke White.

Na primeira audição de Brooke White, em plena televisão com transmissão nacional, esta fez questão de referir quais são os padrões que ela defende. Nunca viu filmes apenas permitido para maiores de 17 (R-Rated movies), não bebe álcool, nem fuma. =) (http://www.youtube.com/watch?v=-jZA6iRaTpU)

Quanto a David Archuleta, enquanto mais jovem enfrentou paralisia parcial vocal, e durante algum tempo não conseguiu falar ou cantar. E os médicos sugeriram até uma cirurgia perigosa para retirar as cordas vocais afectadas, mas ele recusou e acreditou que iria conseguir recompor-se. E agora está no top deste grande concurso. E quanto ao facto de ser mórmon, ele afirma ser um jovem normal, um jovem como todos os outros! No site american idol, quando perguntado de onde vai buscar a inspiração para a escolha das músicas, este responde: "Da minha fé e família". Muito impressionante!

Bem, existe um artigo da Deseret Morning News, com muito mais promenores acerca deste grande jovem. http://deseretnews.com/article/1,5143,695262015,00.html

Achei interessante isto, pois mais uma vez, este ano, a Igreja encontra-se nas luzes da ribalta. Agora não por motivos políticos, mas por algo também de muito valor... motivos artísticos!

Eis alguns vídeos do Youtube a mostrar o quão talentosos estes dois concorrentes são:
http://www.youtube.com/watch?v=dUffD7IFAXQ (pôs os juris a chorar) -> David Archuleta
http://www.youtube.com/watch?v=KCn1kklyCbw -> Brooke White


Sara Cordeiro

Para pensar

É MUITO FÁCIL PERDOAR OS ERROS DOS OUTROS; DIFÍCIL, É PERDOAR-LHES POR TEREM PRESENCIADO OS NOSSOS.

Jessemyn West

O QUE O SENHOR ENSINA

Na Tradução de Joseph Smith de Efésios 4:26, Paulo faz a seguinte pergunta : “Podeis irar-vos e não pecar ?” O Senhor é claro com respeito a este assunto: “ (…) Aquele que tem o espírito de discórdia não é meu, mas é do diabo, que é o pai da discórdia e leva a cólera ao coração dos homens, para contenderem uns com os outros.

Eis que esta não é a minha doutrina, levar a cólera ao coração dos homens, para contenderem uns contra os outros; esta porém, é minha doutrina: que estas coisas devem cessar.” (3 Néfi 11:29-30)

Essa doutrina ou mandamento do Senhor pressupõe arbítrio e é um apelo para que tomemos uma decisão consciente. O Senhor espera que nós tomemos a decisão de não irarmos.

A ira tampouco pode ser justificada. Em Mateus 5, versículo 22, o Senhor diz : “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo”. É interessante que a expressão “sem motivo” não esteja na tradução inspirada de Joseph Smith (ver Mateus 5:24), nem na versão de 3 Néfi 12:22. Ao eliminar a expressão “sem motivo”, o Senhor deixa-nos sem desculpa. “ Esta, porém, é minha doutrina: que estas coisas devem cessar.” (3Néfi 11:30)

Podemos acabar com a ira, pois Ele ensinou-nos e ordenou que fizéssemos isso.

segunda-feira, março 24

FOTO DO DIA
PORTUGAL - A8
Posted by Picasa

PARA PENSAR

A IMITAÇÃO É A FORMA MAIS SINCERA DE ELOGIAR

COLTON


www.voluntariomormon.net

Foi no Domingo de Páscoa que activamos o Voluntário Mórmon, um sítio GIA (GRUPO INFORMATIVO ALAUM) que é o mais completo conjunto de informações reunidos até hoje sobre o programa de voluntariado Mãos que Ajudam.

Vamos colocar on-line, mais material informativo e formativo sobre esta temática, no entanto, porque concordamos que o óptimo é inimigo do bom eis porque não esperamos mais tempo pelo lançamento deste novo sitio, já oportunamente anunciado.

sexta-feira, março 21

JÁ ESTÁ DISPONIVEL NO WWW.ALAUM.NET A REVISTA

ALAUM DE ABRIL

FOTO DO DIA
COIMBRA - PENEDO DA SAUDADE
Posted by Picasa

Para Pensar

A MORALIDADE É A MELHOR DE TODAS AS REGRAS PARA ORIENTAR A HUMANIDADE.


CURIOSIDADE PASCAL

A Páscoa é sempre no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março).

Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida!
E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1. A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos).

A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2. Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos).
A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

Posted by Picasa

quinta-feira, março 20

ATENTION

PARA TODOS OS EX-MISSIONÁRIOS QUE SERVIRAM EM PORTUGAL COM O PRESIDENTE FICKLIN

Reunion: Friday, 04 Apr 2008

President: Reuben Perry Ficklin (1984 - 1987)

Location:

Orem Stake House

1505 North 145 East

Orem, Utah -- Map

Contact: Scot Michael Jones | Send Email

Details:

Please contact anyone that you served with and inform them of this reunion. Please bring a drink, salad or dessert with you. If questions contact Scot Jones. My cell number is (801) 830-4242.

FALECIMENTO DA IRMÃ ALBERTINA GESTA

MEMBRO DA ALA MIRATEJO

ESTACA SETÚBAL - PORTUGAL



Uma breve homenagem à nossa querida irmã Albertina Gesta que no passado dia 4 de Março pelas 11:30 da manhã nos deixou e partiu para um lugar de descanso aos 88 anos. Morava então no Brazil junto com os seus filhos Carlos e Henrique.


Há mais de 45 anos que o seu coração teimava em pregar-lhe partidas mas ela sismava em ficar entre nós, partilhando a sua gentileza, amabilidade, sentido de humor e doçura.

Agora descansa seguramente em paz, por ter sido uma fiel serva do Pai Celeste. Lembramos as muitas vezes que com fé telefonava explicando que não tinha força para ir à Igreja mas que agradecia se pudéssemos passar em sua casa para levar o seu dízimo porque dizia, não queria estar em dívida com o Senhor.

Agora que partiste querida avó, queremos que saibas que não mais te esqueceremos. Sabemos que sempre estaremos no teu coração.

Foste simples mas foste nobre e grande aos olhos de Deus.

Mil beijos e abraços dos teus irmãos em Cristo.

Nasceu no dia 13 de Novembro de 1919, no Montijo, sendo um dos seis rebentos de Augusto José Rodrigues Júnior e de Edviges Candido Rodrigues.

Mas não ficou por essa pequena vila...tornou-se professora do ensino básico, andou no Alentejo, voltou a Lisboa, mas foi em África que gravou no seu coração momentos que recorda com saudade, revivendo gentes, cores e sabores. Dores e alegrias vividas em terras distantes.

A irmã Albertina ficou viúva com 3 filhos aos 55 anos, a Fátima, o Henrique e o Carlos. Foi professora do ensino básico até aos 60 anos de idade. Com uma mente lúcida e perspicaz recordava a matéria e situações que compartilhava sempre que tinha oportunidade para o fazer.

Com 84 anos a irmã Albertina Gesta, da ala do Miratejo, de voz visivelmente cansada, prestava testemunho da veracidade da Igreja e do seu amor a Jesus Cristo. Abraçou o evangelho aos 70 anos, apenas 15 dias após ter ouvido os missionários por primeira vez.

Seu nome estará sempre associado ao Centro de História de Família do qual foi Directora até há altura em que a sua saúde não mais lhe permitiu subir as escadas em direcção à Biblioteca Genealógica onde passou longas horas. Era com imenso pesar que dizia ter tanto trabalho por fazer, apesar dos 1.500 nomes de familiares falecidos que enviou para o templo, muitos deles entregues por sua própria mão.

O seu coração chegava sempre primeiro fazendo esquecer as dificuldades das muitas viagens que fez em direcção às Casas do Senhor em Frankfurt, Suiça, Londres e Madrid. O seu desejo era poder entrar uma vez mais através das “brancas portas” do Templo.

Assim foi, já muito cansada decidiu que iria ao Templo mais uma vez e foram muitos os que testemunharam a sua fé nessa sua última viagem à Casa do Senhor no Templo de Madrid. Foi maravilhoso ver a sua fé ao trabalhar horas a fio pelos que tinham partido e suportar as dificuldades de uma viagem em terras espanholas com temperaturas de mais de 50 º C ao sol.

O seu desejo de serviço foi muito encorajador para todas as irmãs envolvidas no projecto “Bébé 2004”, tendo tricotado com esforço, mas muito amor, para cima de 50 botinhas.

Obrigada Irmã Albertina pelo seu inspirador exemplo, nunca a esqueceremos.

FOTO DO DIA
TOMAR - CASTELO
Posted by Picasa

Para pensar

O QUE CONTA NÃO É O QUE SE SABE, MAS AQUILO DE QUE NOS LEMBRAMOS QUANDO É NECESSÁRIO.

A SER VERDADE, TEREMOS MESMO DE TER MUITO CUIDADO

DE QUALQUER DAS FORMAS, MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR …

Informação a circular na internet e recebida de Regina Dummer – Brasil.

Morreu Orlando. Brilhante advogado e pai da modelo Daniela Sarahyba, numa situação absolutamente igual ao que se vem repetindo, com freqüência dolorosa. Ele tinha uma casa e uma lancha em Angra. Ao sair na lancha com amigos, num domingo, levou na geladeira da embarcação latas de cerveja e refrigerantes. No dia seguinte, 2a. feira, estava internado numa UTI e morto na 4a. feira.Ele era um atleta, adorava a vida, que a vivia com intensidade.O exame cadavérico atestou leptospirose fulminante contraída na lata de cerveja que ele havia tomado, sem copo e sem canudo, no barco. O exame das latas atestou que estavam infestadas de urina de ratos,consequentemente de leptóspiras. MUITO CUIDADO !!! AVISO AOS CONSUMIDORES DE BEBIDAS EM LATA: Toda vez que comprar uma lata de refrigerante, tome cuidado de lavar a parte de cima com água corrente e sabão, se possível, use canudo. Faça com que seja obrigatório lavar as latas com desinfetantes mesmo as que vão à geladeira. Uma amiga da família morreu depois de beber uma soda em lata. Provavelmente ela não limpou a parte superior da lata antes de beber, e a lata estava suja com urina de rato seca, que contém substâncias tóxicas e letais, inclusive leptóspiras, causadoras da leptospirose. Bebidas em lata e outros alimentos enlatados ficam guardados em armazéns que geralmente estão infestados de roedores , e posteriormente são transportados para as lojas de venda sem a devida limpeza Complementando: Uma pesquisa do INMETRO confirmou que a tampa da latinha do refrigerante é mais poluída que um banheiro público.Segundo essa pesquisa, a quantidade de vermes e bactérias era tão intensa que eles sugeriam que se lavasse a tampa da latinha com água e sabão' . Dr. Fabio Lopes Olivares Setor de Citologia Vegetal Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT) Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Av. Alberto Lamego, 2000 - Horto 28015-620 - Campos dos Goytacazes(RJ) Tel: (24) 726.3838 / Tel(fax): (24) 726.3714
Por favor, encaminhe este aviso às pessoas com quem você se preocupa

quarta-feira, março 19

FOTO DO DIA
COSTA DA CAPARICA - SURFISTAS
Posted by Picasa

Para pensar

UM “ NÃO” DITO COM CONVICÇÃO É MELHOR E MAIS IMPORTANTE QUE UM “ SIM “ DITO MERAMENTE PARA AGRADAR, OU PIOR AINDA, PARA EVITAR COMPLICAÇÕES.

GANDHI

Olá! Irmãos,

É só para vos relembrar que a actividade dos JAS+ inter-estacas para este mês, vai ter lugar no Domingo 31 de Março, ás 18H00, na Capela do Seixal.
Teremos como convidado o Ir. José de Castro, na qualidade de Patriarca da estaca de Setúbal, para nos falar, nada mais nada menos, da Benção Patriarcal - como compreende-la, como adquiri-la, quando deve ser adquirida, etc.

Qualquer informação que necessitarem, como a localização da Capela, não hesitem em contactar-me.

Tlm 91 972 65 17

Com os melhores cumprimentos


Vera Lucia Delgado
veralu_delgado@hotmail.com