quinta-feira, janeiro 8

PRESO POR TER 20 MULHERES

O IOL “ METE OS PÉS PELAS MÃOS “

O IOL Diário (Portugal) noticia hoje a prisão de dois lideres de uma seita polígama canadiana, só que a notícia “mete os pés pelas mãos” deixando a imagem, junto do leitor que desconhece o assunto de que os polígamos são membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e que é esta a Igreja que pratica a poligamia.

Efectivamente as pessoas acusadas de praticarem actos polígamos são membros de uma ramificação da Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias (FLDS) e não de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (LDS), também conhecida por algumas pessoas como Igreja Mórmon, que nada tem a ver com a poligamia ou com grupos polígamos.

Efectivamente faz parte do passado histórico de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a prática dos casamentos plurais, prática esta que foi abolida em 1889.

Outros pormenores do texto em questão estão igualmente incorrectos, pelo que no seu conjunto, a noticia da redação da IOL está uma autentica trapalhada.

Posted by Picasa

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está o texto publicado pelo IOL com todas as suas imprecisões:
http://diario.iol.pt/internacional/casamento-poligamia-seita-canada-mulheres/1030068-4073.html

Anónimo disse...

Esta noticia foi apresentada pela TVI, de uma forma simples e clara.
Zoom

2009-01-08 11:43
Canadá
Detidos dois líderes de seita poligâmica
Um dos suspeitos é acusado de ter casado com 20 mulheres.
[ Última actualização às 11:43 do dia 08/01/2009 ]



A polícia canadiana deteve os líderes de duas comunidades onde é praticada a poligamia. As detenções aconteceram em Bountiful, uma pequena localidade muito próxima dos Estados Unidos.

Winston Blackmore é acusado de ter casado com 20 mulheres. O homem lidera um grupo que se separou da igreja fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma seita norte-americana que também pratica a poligamia.

O outro homem é James Oler, o chefe de um grupo que permanece integrado na igreja original e que é acusado de ter duas mulheres.

Os dois homens poderão ser condenados a cinco anos de prisão.

TVI