quinta-feira, março 26

A IGREJA COLOCOU MAIS UMA CÁPSULA DO TEMPO PARA QUE NO FUTURO SE CONHEÇA UM POUCO DOS PRIMEIROS MÓRMONS

Provavelmente este é um assunto interessante mas nem sempre conhecido dos nossos leitores.

Uma das tradições de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a colocação de “cápsulas do tempo” no interior dos seus edifícios mais importantes, antes de serem dadas por terminadas as obras de construção.

As “cápsulas do tempo” são autênticos tesouros, ainda que sem valor material, mas sim tesouros de conhecimento. Esta cápsula é uma caixa selada, construída em aço inoxidável onde são colocadas diversas peças da época da construção, tais como jornais, livros algumas moedas e demais artigos que sejam julgados pertinentes para que arqueólogos ou estudiosos do futuro um dia a ela tenham acesso e fiquem a saber que tipo de povo, cultura e em que época aquele edifício foi construído, porquê e a quem serviu, de entre outras curiosidades.

Brigham Young fez isso na construção do Templo de Salt Lake City e colocou a “cápsula do tempo” no edifício. O Departamento de História da Igreja, em 1993, encontrou-a na base exterior do Templo, a “cápsula” continha jornais da época, moedas correntes, livros e folhetos.

Joseph Smith colocou o manuscrito original de O Livro de Mórmon e algum outro material histórico na base do Hotel Nauvoo House, em 1841. Também no Templo de Madrid, o visitante pode encontrar na base do edifício uma pedra com a inscrição, erigido em 1999, por detrás dessa pedra encontra-se a “cápsula do tempo” dentro da qual poderemos encontrar jornais da época, algumas pesetas (moeda espanhola em uso antes do euro) livros, o historial do templo de entre outros itens de interesse histórico.

Agora foi a vez do Presidente Thomas S. Monson selar nova “cápsula do tempo”, construida em aço inox e com as dimensões de 7 x 21 x 25 polegadas a qual foi colocada no novo edifício da Biblioteca de História da Igreja, a qual contém de entre outros itens, fotografias da Primeira Presidência, dos membros do Quórum dos doze Apóstolos, Quoruns dos Setenta e Bispado Presidente; Um relatório da Conferencia Geral; uma edição actual das escrituras acompanhada de uma listagem dos diversos idiomas em que estão publicadas; uma listagem das atuais estacas e missões existentes no mundo bem como outros documentos de interesse para o futuro conhecimento sobre a Igreja.

“Nós somos uma Instituição de boas – vindas” disse élder Jensen “ queremos que o mundo possa vir a apreciar o que chamamos de as nossas jóias da coroa” os tesouros históricos que nós temos.

Realmente não existe nenhuma outra religião com o volume de documentação original comparável, isto porque no dia em que a Igreja foi organizada Deus ordenou que se fizesse um registo de tudo, e nós temos tentado fazer isso desde então.

Posted by Picasa

1 comentário:

Simone disse...

isso é realmente interessante, assim como nossos blog e diários serão importantes para os nossos descendentes. abraço!