segunda-feira, abril 27

Ilha de Uros - Peru

Na última semana nós visitamos o Peru e seus principais pontos turísticos. Entre eles, fomos ao lago Titicaca, maior lago navegável do mundo, que separa o Peru da Bolívia. Fomos informados de que neste lago vivem várias famílias em ilhas. Entretanto, algumas dessas ilhas são especiais: são flutuantes, construídas pelos nativos.
Bom, ao chegarmos na ilha de Uros, uma das 50 ilhas flutuantes da região, fomos recebidos muito amistosamente pelas famílias e presenciamos uma explicação feita pelos nativos sobre como as ilhas flutuantes são feitas. Eles fizeram uma maquete mostrando como fazem para criar ilhas flutuantes.
Depois da explicação, nós e os demais turistas que ali estávamos tivemos alguns minutos livres para andar pela ilha e conversar com os nativos. Imediatamente uma senhora peruana segurou minha mão e nos convidou para conhecer a sua casa.
Ao entrarmos na casa, eis a surpresa:
Descobrimos que a família que nos havia convidado para entrar na casa era SUD! Demos um forte abraço na senhora Jallahui, que me contou que sua família foi selada no templo. Ela me disse que há outras três famílias SUD nas ilhas e que eles vão à Igreja em Puno, cidade continental mais próxima, de barco. Me informou também que recentemente os missionários foram proibidos de ir à ilha, mas que eles seguem frequentando as reuniões.
No final, ela pediu que eu avisasse de alguma forma aos membros que eu conhecesse que, se algum dia forem à ilha de Uros, que procurem por ela ou seu esposo (Pablo Jallahui). Eles vendem lindos artigos artesanais! Por esta razão, estou usando o espaço para divulgar o contato deles e contar essa bela experiência.

A senhora Jallahui possui uma visão muito positiva da vida. Ela ama a cultura do lugar onde nasceu e cresceu, pois afirma que não se preocupa com violência, poluição e drogas. As ilhas possuem escolas, centro de tratamento de água, hospitais, centro comunitário e até um campo de futebol!!
Bom gente, é isso. Gostaria de compartilhar essa experiência com vocês e divulgar os nomes dessa família. Assim, se visitarem o Peru algum dia, poderão abraçar a família Jallahui e gozar do maravilhoso sentimento de carinho que eles têm pelos que os visitam.

Bruno e Diana von Borell de Araujo
Posted by Picasa

Sem comentários: