domingo, junho 21

UMA CENTENA DE VOLUNTÁRIOS MÓRMONS DO PROGRAMA MÃOS QUE AJUDAM, CONTRIBUIRAM PARA QUE O SEIXAL TENHA UM MELHOR AMBIENTE

Cerca de uma centena de voluntários mórmons, pertencentes à Estaca de Setúbal – Portugal, integrados no programa MÃOS QUE AJUDAM, de parceria com mais de duas dezenas de trabalhadores da Divisão de Espaços Verdes da Câmara Municipal do Seixal, levaram a efeito durante toda a manhã de Sábado, 20 de Junho, uma importante jornada de trabalho no âmbito da proteção do meio ambiente.

A Câmara Municipal do Seixal colocou à disposição desta acção diversas viaturas, bem como forneceu luvas, bonés, sacos de recolha de lixos, vassouras de jardim e regadores.

Antecipadamente os trabalhadores camarários cortaram ramos e arvores secas amontoando as ramagens e pesados troncos em enormes pilhas, em dois parques públicos, uma acção que visou a protecção desses espaços contra o risco de incêndio.

Os voluntários ao chegarem ao ponto de concentração foram divididos em meia dúzia de equipas de trabalho, fazendo três equipas de limpeza e recolha de detritos, uma equipa de rega, que foi regar árvores recém plantadas, numa zona que requeria a utilização de regadores atendendo à inexistência de pontos de água e duas outras equipas que recolheram os troncos e ramagens de arvores já cortadas anteriormente e a cortar no sábado, colocando em contentores. Um trabalho duro feito numa zona que não permitia a utilização de máquinas, daí a importância do serviço manual.

No Parque do Serrado, foi utilizada a equipa principal, constituída por mais de vinte fortes voluntários que depois de encherem os dois contentores disponibilizados no local com pesados troncos de árvores e ramagens, retiraram da zona de corte e amontoaram em espaço aberto, material lenhoso suficiente para encher pelo menos mais quatro contentores.

Os voluntários retiraram todos os troncos previamente cortados, bem como acompanharam com o seu trabalho o corte feito na altura por três profissionais munidos de moto serras.

Era meio dia, quando completamente transpirados, devido ao intenso trabalho e muito calor os trabalhos foram dados por terminados nesta zona. O encarregado da CMS não quis perder a oportunidade de dizer umas palavras de agradecimento elogiando o trabalho desenvolvido pelos voluntários e fez questão de cumprimentar pessoalmente um a um dos membros desta equipa.

O ambiente desta zona do Seixal ficou muito melhor, facto reconhecido por toda a gente e o exemplo dos voluntários mórmons Mãos que Ajudam, provavelmente também deu os seus frutos. Ouvimos pessoas a elogiar o trabalho, ouvimos pessoas que se dispuseram a contribuir com acções do mesmo tipo e quando nos vínhamos embora, vimos uma das “nossas” vassouras nas mãos de um membro de uma família cigana, acampada na zona, que já estava varrendo o local envolvente do seu acampamento , levando-nos a concluir que as palavras convencem, mas o exemplo arrasta.

Posted by Picasa

Sem comentários: