segunda-feira, agosto 24

AS CRIANÇAS DE IRAYA JÁ NÃO NECESSITAM ANDAR VÁRIOS QUILÓMETROS PARA BEBER ÁGUA LIMPA

Quando em nossas casa necessitamos de um copo de água, ou simplesmente tomar um duche, abrimos uma torneira e a água jorra límpida e pura de uma parede, sem nos preocuparmos com a quantidade que gastamos, não pensando sequer nos milhões de seres humanos que não têm a felicidade, como nós, de ter desta maneira o precioso líquido à sua disposição.

Isto não é o que se passava com os habitantes da localidade de Iraya, ao sul de Manila, nas Filipinas, onde crianças de pouco mais de seis anos, começavam o seu dia andando cerca de dois quilómetros carregando a água que lhes permitia ter o seu pequeno almoço antes de poderem ir para a escola.

O trabalho repetia-se depois à hora do almoço e à noite.

Antes de Dezembro de 2008 a maioria da água potável provinha de poços abertos pela população e furos hertesianos, no entanto, as análises efectuadas à água quase sempre deram resultados positivos de coliformes fecais.

No entanto, tudo mudou quando os missionários de Bem-Estar de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Leopoldo e Pilar Fombuena receberam uma carta de trabalhadores de saúde locais pedindo ajuda para a instalação de um sistema de captação e distribuição de água naquela localidade.

A Igreja tem em vigor um programa denominado “Água Limpa”, que utiliza diversos aspectos parecidos com os utilizados pela UNICEF o qual institucionaliza um comité de água local o que permite aos habitantes, utentes do serviço, que sejam parte integrante no planeamento, execução e posterior manutenção do sistema.

Estes comités não existem antes da chegada dos missionários de Bem-Estar, isso permite que eles procedam à organização e que toda a população se envolva num projecto na qual será a principal parte interessada. A partir daí a Igreja ajuda com os seus técnicos, voluntários mórmons ( missionários do Serviço de Bem-Estar) e financeiramente na aquisição do equipamento necessário e isso foi o que aconteceu com Iraya, onde as suas crianças agora não necessitam de andar vários quilómetros todos os dias para poderem beber um copo de água limpa.

Posted by Picasa

Sem comentários: