domingo, agosto 16

UMA EXPERIENCIA FRANCESA QUE JÁ É UM SUCESSO MUSICAL

Um coro e orquestra composta de mais de uma centena de membros, quase todos mórmons, executou três concertos, nos dias 10 e 12 de Julho, em França.

Este ano marcou a segunda edição do Opus 26 Coro e Orquestra . Em 2008 a organização contou com 83 pessoas, sendo 25 musicos de orquestras. Em 2009 o empreendimento cresceu e passou a contar com 40 integrantes da orquestra e um total de 101 participantes oriundos de dez países.

O projecto foi iniciado por três músicos santos dos últimos dias, franceses, que tiveram a ideia de juntar todos os músicos e cantores disponíveis da Europa de língua francesa para durante uma semana poderem interpretar musica clássica barroco e de câmara.

Com esta finalidade aqueles músicos mórmons criaram o Opus 26 em 2007, uma iniciativa aberta a membros da Igreja e a não membros que aceitem os padrões da Igreja no referente à palavra de sabedoria e ao comportamento em geral.

O projecto acabou por se alargar para além das fronteiras da língua francesa, acabando este ano por juntar também músicos de Itália, Espanha, Inglaterra, Tailândia e Estados Unidos, com variados níveis de experiência musical, que vão do estudante de 17 anos ao professor do conservatório .

O objetivo de fazer com que os sud e amigos não membros tivessem a oportunidade de cantar ou tocar os seus instrumentos numa orquestra ou coro que de outra forma não teriam oportunidade de o fazer nas suas unidades locais, foi plenamente atingido.

Posted by Picasa

Sem comentários: