quarta-feira, janeiro 27

CONFERENCIA BRASILEIRA DE ESTUDOS MÓRMONS

Resumos das apresentações da Conferência IV

O primitivismo mórmon não almejava apenas um retorno à pureza da igreja neo-testamentária, mas buscava também suas raízes no antigo passado israelita e nos patriarcas de tempos imemoriais, remontando mesmo a Adão. Identificado como o Arcanjo Miguel que liderara as hostes celestes contra o mal antes da criação, Adão viera à terra e conscientemente escolhera cair para tornar possível a existência do homem. Para Joseph Smith, a segunda vinda e o reinado milenar de Cristo seriam precedidos e organizados por uma segunda vinda do pai da raça humana, Adão. A posição única de Adão na teologia mórmon sofreu avanços e retrocessos com os sucessores de Smith, chegando ao ponto de seus ensinamentos a esse respeito serem adaptados.

O desenvolvimento posterior da igreja por ele fundada trouxe não só um imenso crescimento numérico, mas também uma forte burocratização e a constante transformação de práticas e doutrinas. Distante do caráter carismático e revolucionário da liderança de Joseph Smith, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acabou por estabelecer uma nova ortodoxia que se reflete também na edição e tradução de suas publicações. É nesse contexto que o tema da tradução se coloca sob um prisma totalmente novo para os sucessores de Smith que precisam de uma estrutura profissional para transpor a diversidade étnica, cultural e linguística entre os mórmons do século XXI. Diante de tal diversidade e das várias transformações doutrinárias ocorridas ao longo do tempo, traduzir o passado coloca ao tradutor um conflito entre o significado do texto e a necessidade de adaptá-lo à doutrina presente, entre seu papel como leitor privilegiado e as pressuposições que faz a respeito do autor original e do leitor final.

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