domingo, janeiro 24

OS MORMONS ATIVOS DOS ESTADOS UNIDOS SÃO CONSERVADORES

As estatisticas valem o que valem, as sondagens dão-nos indicações, se as mesmas forem feitas corretamente e, dos resultados obtidos, uns ficam satisfeitos e aceitam-nos, os outros contestam-nos, e isto é assim em todo o mundo.

A Gallup Poll é uma divisão da Gallup que opera em mais de 140 países na área das pesquisas e sondagens de opinião, sendo o seu trabalho credível e apresentado nos meios de comunicação social mais confiáveis.

Utilizando dados de 2009, a partir de mais de 350 000 entrevistas telefónicas feitas a maiores de 18 anos, incluindo 5 819 membros da fé mórmon, a Gallup Poll divulgou agora aquilo que para uns é uma honra e para outros nem por isso, é que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nos Estados Unidos, foram considerados, de acordo com a última sondagem, os mais conservadores entre os grandes grupos religiosos daquele país.

Entre os mórmons adultos que foram alvo da sondagem efectuada, 59 % identificam-se como conservadores, 31 % como moderados e 8 % como liberais, isto representa quase um terço a mais do que os conservadores do segundo maior percentual, 46 % de auto-identificados protestantes e cristãos não-católicos que se consideram conservadores.

Esta percentagem é alterada se considerarmos a diferença entre mórmons ativos e os menos ativos, ou seja, se forem menos ativos então teremos 36% de conservadores, 41 % moderados e 29 % de liberais.

Nesta sondagem a Gallup informou ainda que 34% dos membros adultos da Igreja SUD residem em Utah, embora o local de residência em pouco ou nada influencie sobre a ideologia política.

Quanto à frequência à Igreja por parte dos mórmons residentes no Estado de Utah ela é ligeiramente superior aos residentes fora deste Estado.

Posted by Picasa

2 comentários:

Anónimo disse...

Como diz no artigo, o resultado deste inquerito estatistico que mostra os mormons como os mais conservadores, tem muito que se lhe diga, especialmente quando aquilo que 'e considerado um conservador nos estados unidos nao e' exactamente aquilo que o resto do mundo considera um convervador.

Nos Estados Unidos o termo conservador e' dado a' pessoas que se identificam com uma direita muito aproximada da extrema direita, em que acreditam que todas as pessoas devem ter o direito de portar armas de fogo, sejam de pequeno ou de grande calibre, sao normalmente muito dados a' diversidade racial, sao contra o facto de terem um presidente afro-americano, e nao nos esquecamos que quando os chamados conservadores, ou noutras palavras, republicanos, estao no governo, o resto do mundo tem que se preparar para uma guerra qualquer em qualquer lado do mundo onde existam interesses americanos. Os americanos conservadores gostam de dizer que os muculmanos sao extremistas religiosos, capazes de fazer tudo pela religiao deles, mas ha' quem diga que um conservador americano, nao passa de um extremista religioso cristao.

Como disse antes, dizer que se e' conservador, nao quer dizer exactamente que seja uma boa coisa e facto para os mormons se sentirem orgulhosos. Moderacao em tudo o que fazemos e' sempre, como indicam as escrituras, o melhor caminho a seguir. Extremismos, levam a isso mesmo: extremos em atitudes e crencas, que teem levado aos pontos a que historicamente sabemos que foram levados nos estados unidos, onde nos anos sessenta ainda havia escravatura e segregacao racial por parte dos conservadores desse pais, verdadeiro "cristaos" praticantes e todos os domingos na igreja, na fila da frente.

Anónimo disse...

CORRECCAO AO POST ANTERIOR:

Como diz no artigo, o resultado deste inquerito estatistico que mostra os mormons como os mais conservadores, tem muito que se lhe diga, especialmente quando aquilo que 'e considerado um conservador nos estados unidos nao e' exactamente aquilo que o resto do mundo considera um conservador.

Nos Estados Unidos o termo conservador e' dado a' pessoas que se identificam com uma direita muito aproximada da extrema direita, em que acreditam que todas as pessoas devem ter o direito de portar armas de fogo, sejam de pequeno ou de grande calibre, ou mesmo automaticas, sao normalmente muito POUCO dados a' diversidade racial, sao contra o facto de terem um presidente afro-americano, e nao nos esquecamos que quando os chamados conservadores, ou noutras palavras, republicanos, estao no governo, o resto do mundo tem que se preparar para uma guerra qualquer em qualquer lado do mundo onde existam interesses americanos. Os americanos conservadores gostam de dizer que os muculmanos sao extremistas religiosos, capazes de fazer tudo pela religiao deles, mas ha' quem diga que um conservador americano, nao passa de um extremista religioso cristao.

Como disse antes, dizer que se e' conservador, nao quer dizer exactamente que seja uma boa coisa e facto para que os mormons se sentam orgulhosos. Moderacao em tudo o que fazemos e' sempre, como indicam as escrituras, o melhor caminho a seguir. Extremismos, levam a isso mesmo: extremos em atitudes e crencas, que teem levado ao ponto a que historicamente sabemos nos estados unidos, onde nos anos sessenta ainda havia escravatura e segregacao racial por parte dos conservadores desse pais, verdadeiro "cristaos" praticantes e todos os domingos na igreja, na fila da frente.