terça-feira, abril 6

O CENTRO DE CONFERENCIAS MÓRMON FEZ 10 ANOS

O Centro de Conferencias de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias foi mandado construir à 10 anos pelo falecido presidente Gordon B. Hincley para comemorar os 150 anos da chegada dos pioneiros mórmons ao Vale de Lago Salgado e para nele passar a serem levadas a efeito as sessões da Conferencia Geral da Igreja realizadas em Abril e Outubro.

Devido ao grande crescimento da Igreja, o edifício do Tabernáculo Mórmon onde habitualmente eram realizadas as sessões da conferencia, embora dispondo de cerca de 7 000 lugares tornara-se insuficiente para albergar as muitas passoas que vinham assistir`a estas reuniões, daí que a construção do novo imóvel fosse concebido para muitos mais assistentes, dando origem ao nascimento de um edifício com 21 000 lugares sentados.

O C.C. é uma estrura fabulosa do ponto de vista arquitetonico e na solução construtiva encontrada, de qualquer parte do seu interior o visitante tem uma vista desobstruida para o palco que por sua vez se encontra ladeado por dois grandes ecrans afim de potenciar a visão mais pormenorizada dos discursantes.

O edifício em si é do ponto de vista arquitetónico sóbrio, porém diferente, especialmente no seu aspeto exterior, onde, por exemplo, na cobertura do mesmo se encontram vastos jardins e correm regatos e cascatas, com água reciclada.

O complexo possui quatro níveis de estacionamento, o que lhe permite acomodar 1300 viaturas.

Na construção do edifício operaram três grandes empresas em simultâneo tendo estado a trabalhar na construção diariamente um total de 1 000 operários. No imóvel foram aplicados 116.000 metros cúbicos de betão e nele estão aplicados 50.000 quilómetros de fios elétricos, o suficiente para dar duas voltas ao planeta Terra…

Nos seus dez anos de existencia, milhões de pessoas tem frequentado este enorme edifício, não só para assistir às conferencias semestrais, mas também aos mais variados eventos que ali se realizam.

Igualmente desde que foi inaugurado mais de quatro milhões de pessoas já vieram visitar este edifício, pessoas estas que são guiadas por missionários de tempo parcial. Existem mais de 500 desses voluntários que coletivamente fornecem mais de 13 000 horas de serviço mensalente.

Passados apenas 10 anos sobre a data da sua construção já se torna pequeno, ao ponto de em cada conferencia geral terem de ser utilizados outros espaços circundantes que albergam mais uns milhares de pessoas que já não têm lugar no Centro de Conferencias.

Posted by Picasa

Sem comentários: