segunda-feira, maio 31

EM PORTUGAL E NO BRASIL AS FESTAS POPULARES ESTÃO A CHEGAR
História da festa Junina

Tudo começou há muito tempo. E não foi no Brasil. Antes mesmo do nascimento de Cristo, havia rituais para comemorar o solstício de verão no Hemisfério Norte, ou seja, o dia mais comprido e a noite mais curta do ano, que lá ocorre em Junho e marca o início do estação. Os rituais tinham por objetivo promover a fertilidade do solo, o crescimento da vegetação e a fartura das colheitas. Foram os colonizadores portugueses que trouxeram o costume para o Brasil e o difundiram entre os índios.
História da Quadrilha
Dança de origem inglesa incorporada aos costumes franceses, a quadrilha veio com a família real. O povo, que observava as evoluções às escondidas, gostou do que viu e levou a novidade para as festas populares. E a contradança passou a fazer sucesso em casamentos e, principalmente, nas festas juninas. "O brasileiro, sempre criativo, terminou transformando a quadrilha francesa numa dança com características bem nacionais", explica Álvaro Catelan.

História das brincadeiras
O mais tradicional e divertido é dançar a quadrilha ao redor de uma fogueira, outro costume cheio de significados. O fogo, representação do Sol, ilumina, aquece, purifica, assa os alimentos, prepara vestes e armas, enfim, dá segurança e conforto. A fogueira, na Antiguidade era erguida para reverenciar a fertilidade da terra. Outras brincadeiras fazem parte das comemorações juninas. É o caso do pau-de-sebo, competição em que os participantes devem escalá-lo até o topo, onde ficam prendas ou dinheiro.

A festa nas regiões brasileiras
A culinária nordestina não dispensa o bolo de macaxeira (mandioca) nas comemorações. Esse alimento faz parte das festas de Junho na região Norte, em pratos como a tapioca e o beiju.

No Sul, a dança-das-fitas, de origem portuguesa e espanhola, é a que mais anima as festas. Casais com roupa caipira, bombachas e vestidos remendados, dançam cruzando fitas coloridas presas a um mastro. O gosto dos gaúchos pelas carnes não é esquecido, e o churrasco está sempre presente.

Da região Sudeste vem o caipira com chapéu de palha, calça remendada, camisa xadrez e dente cariado, personagem nascido nas comemorações pelo interior de São Paulo e de Minas Gerais. É dessa região também grande parte das comidas típicas, como pé-de-moleque, curau, batata-doce, quentão e todas as receitas à base de milho, como o bolo de fubá e a canjica.


Bem, agora que sabe o que são as Festas Juninas que tem grande participação entre os brasileiros, tal como os Santos Populares tem em Portugal, saiba que são muitas as festas juninas levadas a efeito pelas Unidades mórmons por todo o Brasil.

A primeira que nos enviou a notícia da realização da sua Festa Caipira, foi a Ala Jardim Silvina, SP que a tem agendada para 10 de Junho, sábado, pelas 19.00 horas e o traje é padrão caipira. Para saber mais sobre este evento, contacte com a irmã Gizele do Comité de Atividades tel. 4335-5229 / 9421-6816 gisellem.sergio@gmail.com

Sem comentários: