sábado, julho 31

O programa de voluntariado mórmon Mãos que Ajudam, distribuiu milhares de garrafas cheias com arroz, feijão e macarrão

Dez toneladas de itens não perecíveis, basicamente macarrão, feijão e arroz , angariadas por mil voluntários mórmons do programa Mãos que Ajudam, pertencentes à região metropolitana de Campinas – Brasil, foram distribuídas em kits de seis quilos, para 12 000 pessoas carenciadas no passado sábado.

Antes de procederem à distribuição, os voluntários reutilizaram mais de 2 500 garrafas PET que serviram para guardar o macarrão, segundo uma técnica simples, muito utilizada pelos mórmons, que consiste em colocar uma colher de sopa de grãos de pimenta despejado na garrafa. Já para o vasilhame enchido com arroz e feijão as garrafas levaram dois dentes de alho com casca, intercalados com as porções de cereais, compactados no interior da garrafa pet..

Este método tem a vantagem de reaproveitar vário vasilhame utilizado normalmente nos refrigerantes e nas águas engarrafadas, como também de evitar que em caso de inundação os alimentos se estraguem, sendo que o tempo de duração dos cereais, com este método é na ordem dos cinco anos, o que permite às famílias guardar alimentos adquiridos no tempo de fartura para os utilizar em tempo de crise.

De salientar que as famílias mórmons são incentivadas a ter uma reserva de alimentos, água e combustível para um ano, quando isso não é possível pelos mais variados motivos, deverão ter armazenado os bens essenciais para o maior tempo possível, pelo que esta ação dos voluntários não só se destinou a fazer face a uma necessidade imediata, como também teve também um alto conteúdo pedagógico.

Estes voluntários integraram a ação nacional designada por “Sábado Solidário” que congregou em todo o Brasil na ordem dos 115 000 voluntários mormons os quais levaram a efeito centenas de ações de serviço diversas em 170 cidades de todos os Estados Brasileiros.

Posted by Picasa

Sem comentários: