quarta-feira, novembro 17


'Criatividade como anti-depressivo natural'


A Deseret Book no centro de Salt Lake City apresenta uma nova exposição de arte. O homem que criou a obra é muito bem conhecido dos Santos dos Últimos Dias, mas não como artista.

"O interessante é que mesmo com sua própria agenda lotada, ele fez isso como uma forma de hobby, e ainda documenta alguns dos lugares a que ele foi e as mensagens que ele sentiu a partir deles", disse Jeff Clark o vice-presidente do Deseret News.

"Na realidade, começou com uma apresentação que o Élder Scott fez para uma série de autores e artistas, na primavera," Clark continuou: "Ele falou sobre a importância da criatividade e pisando fora de nossas zonas de conforto um pouco e tentando algo novo. Uma discussão levou a outra, e a determinada altura Sheri (Dew) perguntou-lhe - que ela tinha visto alguns de sua arte - e disse: "Existe alguma maneira de nós podermos compartilhar isso?"
Ela perguntou-lhe, e ele pensou sobre isso por algum tempo, e então uma coisa levou a outra e fomos capazes de ter essas impressões feitas de seus originais para que pudéssemos compartilhar com o público. "

À quarenta anos atrás, Élder Richard G. Scott ficou fascinado com a capacidade de um amigo para usar pincéis, aguarelas e papel para criar beleza. Algo dentro dele disse: "Experimente", mas seu mais auto racional respondeu: "Você nunca teve qualquer habilidade artística, tudo que você vai fazer é provar que você não pode pintar alguma coisa."
Felizmente, o desejo de tentar persistiu. Ele conseguiu alguns livros sobre aguarelas, comprou um pacote barato de tintas e um pincel, numa uma folha de papel ordinário tentou pintar uma árvore, em seguida, outros objetos. Mais tarde, aulas de pintura reforçaram a sua compreensão ajudou-o a progredir, e agora, muitos anos depois, suas experiências com a pintura trouxeram grande satisfação pessoal.

Por profissão, o Élder Scott era um engenheiro nuclear. À quarenta anos atrás, ele e sua esposa estavam de visita a alguns amigos, e ele ficou impressionado com a forma como esta outra pessoa tinha sido capaz de com um pedaço de papel em branco e aguarelas fazer algo bonito. Então, ele exporadicamente começou a ter aulas.

Élder Scott escreve: "A criatividade pode gerar um espírito de gratidão pela vida e pelo que o Senhor teceu em seu ser, Criatividade dá uma renovação, uma centelha de entusiasmo, um entusiasmo pela vida que todos precisamos."

A exposição é realmente um passeio na Deseret Book. Você pega um folheto, olha o número na aguarela, e então encontra a história por trás da obra.

Uma das pinturas é de um surfista ao largo da costa do Brasil.
"Você não pensaria que um membro dos Doze [apóstolos] iria pintar algo assim, e ainda a história por trás disso é apenas uma história fascinante sobre por que era importante para ele", diz Clark.

Élder Scott diz que ondas gigantes representam provações e tentações que nós podemos estar inconscientes delas.

A pintura favorita do Élder Scott é de sua amada esposa, Jeanene; a cópia original se encontra em seu escritório. Ela morreu em 1995, e seu retrato dá conforto a Élder Scott.

As aguarelas são cópias dos originais, e eles não estão à venda. A "Élder Richard G. Scott Art Exibition" permanecerá na loja principal Deseret Book, em Salt Lake para os feriados de Thanksgiving e Natal.

Sem comentários: