domingo, março 4


Protecção Civil 
Equipamentos de segurança instalados no centro histórico
Além dos armários de primeira intervenção, a autarquia está a instalar cinco colunas informativas em locais estratégicos da cidade, em concreto nas avenidas Luísa Todi, General Daniel de Sousa e Manuel Maria de Portela e nas imediações do Parque do Bonfim.
A instalação de equipamentos de protecção civil, que inclui estruturas com materiais de primeira intervenção e de comunicação de emergência no centro histórico, está a ser efectuada pela Câmara Municipal de Setúbal.
Esta medida insere-se no Plano Municipal de Intervenção no Centro Histórico de Setúbal, representado um investimento global de 608 mil euros, com financiamento comunitário através do POVT – Programa Operacional Temático Valorização do Território, ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.
A instalação de 32 armários com materiais de primeira intervenção, estruturas em aço inoxidável e com fechaduras anticrime, constitui um projecto pioneiro na Europa na área da protecção e socorro.
Apetrechados com material de primeira intervenção, equipamentos de sinalização e protecção individual para duas pessoas, como fatos completos, luvas e botas, os armários são instalados, até ao final desta semana, em zonas de difícil acesso a veículos, junto de novas bocas de incêndio.
Em caso de ocorrência de situações de emergência, os armários são utilizados por munícipes que integrem as Brigadas de Apoio Local, outra das acções do Plano Municipal de Intervenção no Centro Histórico de Setúbal, já em fase de desenvolvimento.
Actualmente com meia centena de voluntários, residentes e comerciantes na área histórica da cidade, as equipas das Brigadas de Apoio Local começam a receber formação nas áreas do socorro e protecção já no próximo ano tendo em vista dotar os cidadãos de conhecimentos que permitam uma primeira intervenção em caso de ocorrência de situações de emergência, até à chegada dos bombeiros.
As novas colunas informativas estão apetrechados com um sistema sonoro de alarme e um avisador LED que, em caso de perigo, transmite informações e instruções para a população emitidas pela central de comunicações instalada no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.
O conjunto de novos equipamentos de protecção inclui ainda 21 Colunas SOS – Ponto de Encontro, que possibilitam a comunicação directa entre os cidadãos e a central instalada nos Sapadores. Uma das funcionalidades destina-se a obter informações requeridas. Outra refere-se a comunicações para participação de situações de emergência ou solicitação de auxílio.
(texto publicado pelo jornal O SETUBALENSE em 21-dez-2011)

Sem comentários: