sábado, junho 16


Existe um padrão de crescimento constante para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias com cerca de um milhão de membros filiando-se a cada três anos ou menos.


O Conselho Nacional de Igrejas publicou seu Livro do Ano de 2009 das Igrejas do Canadá e Estados Unidos, onde a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias aparece como a quarta maior religião dos Estados Unidos. Entretanto, a Igreja em si não faz comparações estatísticas com outras igrejas e não se vangloria de ser a denominação Cristã que mais cresce.
“A Igreja é incomum pelo fato de criar registro de membros e os atualizar constantemente”, disse Glen Buckner, estatístico da Igreja e também membro da Associação de Estatísticos dos Corpos Religiosos da América.  ”Acreditamos que temos um mandamento escriturístico (Moroni 6:4) de manter os registros da Igreja, particularmente os registros dos membros, e percorremos grandes distancias para assegurar sua exatidão”.
Assim como outras religiões, a Igreja tem graus de crescimento entre os membros em todo o mundo. Por exemplo, a Igreja mostra um crescimento relativamente pequeno no nordeste europeu, onde muitas igrejas estão em declínio. Tem um crescimento razoável e constante nos Estados Unidos (o terceiro maior crescimento, se colocando após os Testemunhas de Jeová e dos Adventistas do Sétimo Dia) e está expandindo rapidamente na África e na América do Sul, assim como no leste asiático.
Além dos registro de membros, um bom indicador do crescimento robusto da Igreja é seu programa de construção de capelas. Em 2008 havia 8.254 capelas construídas em todo o mundo, o que mostrava um crescimento de 10% comparado aos cinco anos anteriores. Esta tendência tem se mostrado verdadeira nos Estados Unidos, onde havia 6.361 capelas, ou um crescimento de 9,6% para o mesmo período anterior. Muitas destas capelas acomodam várias congregações.
“O crescimento de membros é desafiador, mas é um desafio muito bem vindo. Em 2006, o número de congregações teve um acréscimo de 250 unidades apenas nos Estados Unidos, e precisamos acomodar este crescimento”, disse Buckner. “É definitivamente um investimento financeiro, mas temos muitos membros novos filiando-se à Igreja que precisavam de um lugar para adorar”. Mundialmente, existem agora 28.660 congregações (dados referentes ao fim de 2010).
Os Estudos de Membros de Congregações e Religiões de 2010
Um novo estudo publicado no início de maio de 2012 mostra o rápido crescimento de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nos Estados Unidos.
O Estudo de Membros e Congregações Religiosas de 2010 mostram que a linha principal do Protestantismo e do Catolicismo está perdendo membros, enquanto o Mormonismo está crescendo mais rápido do que qualquer outra religião nos Estados Unidos. O estudo acontece a cada 10 anos e pode segue as afiliações religiosas dos Americanos, condado por condado. A Igreja Santo dos Últimos Dias ganhou cerda de 2 milhões de novos aderentes e novas congregações em 295 países onde não existiam a cerca de uma década atrás, fazendo com que fosse a igreja que mais crescesse em 26 estados dos Estados Unidos, e, portanto, o grupo que mais cresce nos Estados Unidos.
Um dos aspectos do crescimento da Igreja Santo dos Últimos Dias tem a ver com o aumento do número de congregações, computado pelo estudo. Os Mórmons se reúnem conforme locação geográfica. Ao invés de estabelecerem megaigrejas, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias criam congregações locais de até 500 membros. Isto faz com que sejam estabelecidas novas congregações em condados mais próximos, mesmo perto de outras congregações já existentes, ao invés de esperar que as pessoas dirijam por longas distâncias para frequentar uma congregação maior.
Um aspecto único sobre o estudo é que é focado em membros que realmente são afiliados a congregações e frequentam os serviços religiosos, e não apenas membros do registro em geral. Uma tendência dos Estados Unidos é de reter um aspecto de fé, embora se torne um membro afastado de qualquer organização religiosa. O estudo descobriu que embora 80% dos Americanos afiram serem Cristãos, apenas 49% destes são afiliados a uma congregação local.
“No geral, a pesquisa identificou aproximadamente 350.000 congregações religiosas nos Estados Unidos, do Albanês ortodoxo ao Zoroastrianismo. Estas igrejas, templos e mosteiros são o lar espiritual de 150,6 milhões de americanos, e os pesquisadores afirmam que conseguiram atingir cerca de 90% de todas as congregações dos Estados Unidos”.
Fonte: www.fundacaoparaomelhor.com.br

Sem comentários: