segunda-feira, junho 4


Um fim-de-semana com dois casamentos e batismos na estaca de Setúbal – Portugal

Maria Júlia e Custódio Santos viviam maritalmente há muitos anos.

Um dia Maria Júlia começou a frequentar a congregação designada por Vasco da Gama de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sedeada na Moita do Ribatejo, Estaca de Setúbal.

Há algum tempo, a irmã Júlia, descobriu que uma grave enfermidade a afetava, entendendo que deveria ser batizada na Igreja SUD quanto antes, porém o seu companheiro mostrava-se reticente devido ao infundado receio por ser portador de um importante documento pessoal, caducado há cerca de 20 anos.

Após a documentação devidamente tratada. Pelas 19,30 horas de 1 de junho o casal apresentou-se na capela do Ramo Vasco da Gama – Estaca de Setúbal, onde o Presidente Luis Sousa, atuando como Ministro de Culto, de acordo com a legislação portuguesa e neste caso como representante da Republica Portuguesa  celebrou o casamento civil.

Tratou-se do primeiro casamento civil celebrado naquela congregação e o primeiro levado a efeito pelo Presidente Luis de Sousa que disse:  “Foi uma experiência maravilhosa sentir o poder em mim investido para realizar tal sagrada ordenança. O casamento entre um homem e uma mulher é ordenado por Deus”

Agora já casada, a irmã Júlia entraria no dia seguinte (2 de junho) nas águas do batismo e no domingo (3) seria confirmada tornando-se membro da Igreja que porta o nome de Jesus Cristo.

Curiosamente, a poucos quilómetros de distância, na Ala Setúbal I, o casal Maria e Paulo Vieira que vivia também em união de facto, dirigiram-se à Conservatória do Registo Civil onde celebraram casamento. No dia seguinte, sábado, batizaram-se e no domingo foram confirmados.

Lembramos que os líderes da Igreja SUD, autorizados a celebrarem casamentos civis,  fazem-nos sem quaisquer encargos financeiros para os noivos, tal como a Igreja nada cobra pela utilização do seu espaço, como já acontecia com a utilização das suas capelas aquando de velórios, mesmo de pessoas não membros da Igreja.

Sem comentários: