sábado, agosto 4


A exemplo do que já acontece em Portugal, a Itália reconhece a mais valia que representa A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias.

Mais de 150 anos, depois dos primeiros italianos Santos dos Últimos Dias terem sido batizados, e após décadas de esforços e negociações, o governo italiano concedeu à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ( Mórmon ) estatuto oficial de uma igreja e "parceiro do Estado”.

Como Maurizio Ventura, presidente da congregação Pisa, explicou:" A Intesa é a realização de uma benção tão esperada”. "Este estatuto jurídico da Igreja dá maior liberdade para fazer mais trabalho, tanto como igreja como instituição social.

O Presidente Italiano Giorgio Napolitano assinou o Intesa con lo Stato, ou contrato legal, em 30 de Julho, e o documento será publicado em breve como lei no Gazzetta Ufficiale, o jornal oficial do governo italiano. Em contraste com a legislação de 1993 que reconheceu a Igreja apenas como instituição de caridade, a Igreja agora é oficialmente reconhecido como uma denominação religiosa,  juntamente com a Igreja Católica e algumas  outras confissões religiosas.

Na verdade, o acordo concede o estatuto mais elevado dado às religiões - o que, até recentemente , eram apenas abrangidas cerca de meia dúzia além da Igreja Católica (incluindo judeus, batistas e metodistas). Este estatuto permite muitos benefícios. Como John Zackrison, diretor do Comité de Coordenação Internacional para a Igreja, explicou: "Isso vai eliminar as barreiras atuais que frequentemente interferem com os líderes da Igreja de forma a poderem celebrar casamentos, ele irá facilitar também o processo para a obtenção de vistos para missionários e presidentes de missão, vai conceder liberdade inquestionável para a Igreja desempenhar quaisquer funções ou atividades considerados essenciais à sua missão no mundo ", dando a possibilidade também ao clero Santos dos Últimos Dias de visitar os membros e os necessitados, com acesso automático a hospitais estaduais, prisões e quarteis militares.

Além disso, o novo estatuto da Igreja e as relações reforçadas com funcionários do governo permitirá à Igreja trabalhar mais efetivamente nos esforços da comunidade ajudando tal como a Igreja Católica e outras confissões religiosas reconhecidas.

"O secretário do primeiro-ministro já me colocou em contato com o ministro de atividades sociais", disse Giuseppe Pasta, ex-diretor da Igreja nacional de assuntos públicos em Itália e atual coordenador de voluntários com as instituições governamentais e religiosas. "Importantes entidades italianas já estão chegando para nós da esquerda e da direita, agora que somos considerados uma denominação religiosa oficial." 

Em Itália está a ser erigido um Templo SUD, o qual se encontra em avançado estado de construção.

Sem comentários: