terça-feira, setembro 4


Faleceu Francisco Finura uma das mais populares figuras setubalenses da atualidade. 

Apresentava-se como especialista de trabalhos não especializados e de facto assim era, senhor de variadíssimas invenções, técnico das mais variadas artes, mergulhador nato a quem os antigos pescadores recorriam quando os cabos se prendiam nas hélices dos seus barcos e um verdadeiro artista, ele que até serviu de duplo num filme do famoso 007 rodado em parte no Rio Sado, em Setúbal.

A ele muita gente deve a sua vida, dado as ter resgatado das águas do Sado quando em momentos de aflição.

Quero ficar com a sua imagem, muito direito, de fato-macaco azul e um impecável lenço branco ao peito, pedalando em cima da sua ímpar bicicleta de carreto preso, andando pela Fonte Nova, no Bairro de Troino da minha meninice.

Quero lembrar-me dele nos anos 60 quando eu estava empregado na Casa dos Pescadores e se algo ali se avariava, logo se chamava o Sr. Finura que tudo consertava. Era nessas alturas que eu “desmaiava” logo que o via, numa brincadeira em que todos nos divertíamos com os seus dotes de hipnotizador.

Os anos passaram, o nosso “Finurrras” não lhe esteve imune e hoje de manhã (04.09.2012) chegou a sua vez de partir. O corpo estará na capela da Anunciada a partir das 17,00 horas e o seu funeral realiza-se amanhã, quarta-feira, dia 05 pelas 10 horas com missa de corpo presente, após o que seguirá para o cemitério da Paz, em setúbal.

Apresento as minhas condolências aos familiares que neste momento sentem a dor da partida, especialmente aos filhos e particularmente ao meu amigo mórmon  Luis Vaz, Secretário da Estaca (diocese) de Setúbal, enteado do falecido  Francisco Finura, um setubalense que ficará na história desta cidade.



Rui Canas Gaspar

Sem comentários: