domingo, novembro 4


Meio milhar de missionários mórmons já estão a ajudar em Nova Iorque
Notícia publicada pelo Deseret News, em 31 de outubro de 2012, da autoria do jornalista   Joseph Walker  dá conta do trabalho que está a ser levado a efeito em Nova Iorque pelos missionários mórmons.
Cerca de 500 missionários de tempo integral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias caminharam pelas ruas inundadas dos bairros de Nova Iorque afetados supertempestade Sandy logo que lhes foi possível tendo como objetivo saber sobre a situação dos membros da Igreja SUD e oferecer uma mão para ajudar alguém em necessidade.
"Tem sido um longo dia de trabalho duro e sujo", disse o presidente Kevin E. Calderwood da Missão da Igreja em Nova Iorque ( New York Missão Sul ) na tarde de quarta-feira. "Nós estivemos em caves, em telhados, cortando árvores, arrastando as coisas para fora de casa das pessoas, puxamos carpetes e fizemos o que as pessoas precisavam que se fizesse com a nossa ajuda."
Um total de cerca de 500 missionários SUD de missão Calderwood, bem como do New York New York Norte e missões New Jersey Morristown, têm trabalhado sem parar nas áreas mais fortemente atingidas de Nova York, Nova Jersey e Connecticut desde que a tempestade ventos fortes diminuiu.
Um número de membros nessas áreas estão a viver temporariamente em capelas SUD porque suas casas foram completamente destruidas.
"Eles não têm nenhum outro lugar para viver, então, por enquanto eles estarão a viver nessas capelas até outros acordos poderem ser feitos", disse Calderwood. "Nós providenciamos alguns geradores para fornecer energia para eles, enquanto estão lá."
Além de ajudar os membros da Igreja SUD, os missionários estão a chegar também às famílias dos socorristas ("Eles estão todos a trabalhar e ajudar os outros, e suas famílias estão em necessidade", disse Calderwood), pessoas com necessidades especiais (incluindo idosos) e membros da comunidade em geral.
"Isto não é apenas para ajudar os nossos  membros", disse Calderwood. "Nós estamos aqui para ajudar toda e qualquer pessoa. Estamos aqui para servir. E agora, este é o serviço que é necessário. "
O que geralmente acontece, segundo ele, é que os missionários começama trabalhar num local em grupos de seis ou mais. "Então, enquanto nós estamos trabalhando", disse Calderwood, "as pessoas vêm até nós e dizem:" Você pode ajudar-nos aqui? E é claro que podemos. Então, em vez de ficarmos por muito tempo nós espalhamo-nos, ajudando sempre que possível. "
Ocasionalmente Calderwood irá receber um telefonema de uma congregação mórmon ou líder da ala que diz: "Nós estamos enviando cinco equipes com motosserras para cortar árvores que caíram. Precisamos de quatro ou cinco missionários com cada equipa para transportar a madeira. "
"E assim nós vamos enviamos missionários para transportar a madeira", disse Calderwood.
E não se trata apenas os missionários. Segundo disse Calderwood um número de membros da Igreja SUD têm servido ao lado dos missionários. E, com outros na comunidade formam grupos que trabalham juntos.
"Eles só nos vêm de fora ajudando, limpando árvores, e eles começam a ajudar os seus vizinhos, também", disse ele.
Um dos maiores desafios dos missionários enfrentam neste trabalho é a falta de energia elétrica para as bombas, serras, aspiradores e equipamentos pesados. "É difícil até mesmo conseguir que nossos telemóveis funcionem", disse Calderwood. "A maioria das áreas mais atingidas estão sem energia elétrica. Então, nós estamos a fazer um monte de trabalho manualmente, porque não podemos contar  com a energia para alguns dos equipamentos que dispomos".
Para a maior parte, Calderwood disse Santos dos Últimos Dias foram bem preparado para a crise, embora tenha ressaltado que "não há muita coisa que você possa fazer para evitar que a sua casa seja devastada por um furacão".
"Nós ensinamos nosso povo a estar preparado", disse ele. "Mas, às vezes, só temos de estar preparados para responder a tudo o que acontece."
Os missionários chegam à comunidade em geral e os moradores têm sido capazes de apreciar a sua ajuda.
"Estou feliz pelos nossos missionários serem jovens e forte", disse Calderwood. "Se você não tentou puxar um tapete encharcado de uma cave com dois metros de água nela, você não faz ideia de como sujo e extenuante isso pode ser. Mas os missionários parecem estar adorando. Eles estão aqui para servir. Eles gostam disso. E as pessoas têm realmente apreciado o que estamos a fazer. "
E o que eles vão continuar a fazer para o futuro previsível.
"Há muito trabalho a ser feito aqui - isto não é algo que vai ser concluído numa semana ou duas", disse Calderwood. "E nós vamos ficar nisso, contanto que sejamos necessários. Somos servos do Senhor Jesus Cristo, e ele nos diz para amar os nossos vizinhos.
"E agora, nossos vizinhos precisam de ajuda."

Sem comentários: