terça-feira, janeiro 31


Sexta-feira - atividade do CJA do Porto – Portugal

Na sexta-feira dia 3 de fevereiro de 2012, o Centro de Jovens Adultos da Estaca do Porto, com instalações na Capela das Antas, vai levar a efeito mais uma das suas habituais atividades, desta vez tendo como convidado especial o irmão Faustino Lopez, de nacionalidade espanhola.

O convívio terá lugar pelas 21 horas, começando com um jantar a que se seguirá o serão.

Todos os membros do CJA estão convidados, tal como os seus amigos.
Para pensar
Faz mais quem quer do que quem pode
Sabedoria popular

Com pouco pode ajudar muitos na área educacional

 De novo os voluntários mórmons do Programa Mãos que Ajudam, de Angola, vão levar a efeito mais uma grande ação de apoio às populações das Aldeias dos Dembos, desta vez visando a educação.

Assim, a família Venâncio, que já liderou a partir de Luanda a ação anterior, está de novo a dinamizar a presente campanha de recolha de material escolar, com o apoio, em Portugal,  do Grupo Informativo Alaum www.informormon.blogspot.com e do Programa Caderno Escolar www.livrosdorui.blogspot.com

O objetivo é o de encher um contentor com material escolar, em Portugal, e enviar o mesmo para Angola. Os artigos escolares serão destinados às crianças das Aldeias dos Dembos e entregues aos responsáveis locais pelos SUD do programa Mãos que Ajudam.

A coordenação da receção dos materiais, em Portugal, está a cargo de Ezequiel Coxi (933 495 139) da Ala de Miratejo, Estaca de Setúbal, pelo que sugerimos que em cada Unidade SUD possam fazer a recolha de livros, revistas e demais material escolar em bom estado, depois o possa separar e embalar em caixas, fazendo chegar as mesmas a Miratejo, durante o mês de Abril.

Para melhor conhecer a ação anterior de apoio aos Dembos, levada a efeito em 2011, sugerimos que aceda às ligações abaixo:


segunda-feira, janeiro 30


AVISO IMPORTANTE

Informação proveniente do Instituto de Meteorologia aponta para um acentuado abaixamento das temperaturas, em Portugal,  a partir de 6ª feira dia 3 de fevereiro.

Recomenda-se cuidado com os aquecimentos a lenha devido à libertação de monóxido de carbono.
A Direção geral de Saúde informa que os bébés e os idosos são os mais vulneráveis, pelo que deverá haver mais cuidado, recomendando-se o uso de luvas, chapéus ou gorros e várias camadas de roupa. 
Para pensar
O que sabemos é uma gota de água, o que desconhecemos é um oceano.
Newton

Igreja vai ajudar mais 600 pessoas, em Cabo Verde, a ter água potável

O Programa Água Limpa é um programa  do Serviço de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que opera em todo o mundo, provendo o apoio a populações carenciadas deste importante bem.

Os missionários mórmons do Serviço de Ajuda Humanitária já ajudaram mais de dois milhões de pessoas que habitando em mais de cinco mil comunidades, em diversas partes do mundo não dispunham de água potável.

A Igreja proporciona o apoio no sentido de serem instaladas bombas elevatórias, abertura de poços, instalação de cisternas e execução de canalização de distribuição do precioso líquido.

Agora acaba de ser anunciado que a Igreja SUD assinou um protocolo de colaboração com a Camara Municipal de S. Vicente, em Cabo Verde, a fim de poder fornecer água a 6oo pessoas carenciadas.

Trata-se de um apoio na ordem dos 12 mil contos, parte dos quais serão fornecidos na forma de tubagens e equipamentos. Outros parceiros da Autarquia fornecerão a mão-de-obra necessária à boa execução deste projeto.

domingo, janeiro 29

Para pensar
Um livro pode ser agradável com muitas imperfeições e fastidioso sem um único defeito.
Goldsmith

Gerson Santos, jovem mórmon setubalense, foi selecionado depois de serem ouvidos pelo júri mais de 400 candidatos à 48ª edição do popular Festival da Canção.

O Gerson é o único setubalense entre os selecionados e  conjuntamente com outros  doze cantores  irão disputar  no Festival da Canção 2012 o primeiro lugar que carimbará o passaporte como representante do nosso país ao EUROFESTIVAL.

Entretanto, a RTP anunciou já os nomes dos compositores destinados a cada um dos concorrentes calhando ao cantor setubalense o Tozé.

O 48º Festival da Canção terá lugar no dia 10 de março,  no auditório um da RTP, em Lisboa, e depois de ter sido sorteada a ordem de entrada em palco ficamos a saber que o Gerson Santos será o 4º cantor a atuar.

sábado, janeiro 28

Para pensar
Mais vale prevenir que remediar.
Sabedoria popular

Foram inauguradas as novas instalações centrais do “Armazém do Bispo”

Em Utah, nos Estados Unidos, foram inauguradas as novas instalações centrais do “armazém do bispo”, trata-se de um enorme complexo de receção, armazenamento e distribuição de géneros e equipamentos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que veio substituir as antigas instalações até então em funcionamento.

Este gigantesco centro de apoio distribui géneros de primeira necessidade, gratuitamente, para  cinco armazéns centrais em outras tantas partes dos Estados Unidos e Canadá, que por sua vez procedem à distribuição para 200 outros armazéns e depósitos de menores dimensões que apoiam instituições e pessoas carenciadas.

As novas gigantescas  instalações ocupam uma área de cerca de trinta  e cinco hectares, tem capacidade de armazenamento de 65.000 paletes de comida e géneros e as construções  foram feitas de forma a poder resistir e a continuar a operar em caso de tremor de terra de grau 7.

Para que a frota de mais de quatro dezenas de camiões e quase uma centena de semi-reboques ao seu serviço possa carregar e descarregar  o novo espaço dispõe de 44 docas, e uma frota de empilhadores ajudam nos serviços de cargas e descargas.

As novas instalações dispõem de sistema de frio e um inovador sistema de prateleiras de aço, construídas de forma a manter uma rotação de produtos.

Esta super-estrutura SUD destina-se a apoiar os mais necessitados, pelo que nada aqui é vendido, mas sim doado, bem como a poder estar sempre apta a enviar um apoio imediato para qualquer parte do mundo onde aconteça qualquer catástrofe.

A esmagadora maioria dos géneros aqui armazenados e distribuidos provem das fazendas de bem-estar da Igreja e das suas fábricas de conserva, equipamentos operados sobretudo por voluntários mórmons.

Este novo armazém SUD, para alem de artigos de alimentação, higiene e roupas, dispõe também de equipamentos de emergência, tais como geradores, serras, pás, tendas, etc. prontos a serem embarcados para qualquer parte do mundo.

Abertura das reuniões mutuais em Setúbal I – Portugal

Hoje, sábado, dia 28 de janeiro de 2012, a Organização das Moças da Ala Setúbal I, levará a efeito uma atividade a fim de dar início ao programa de 2012 das Mutuais, reuniões especiais temáticas, de que as jovens tanto gostam.
O encontro terá lugar nas instalações da sua congregação, na Avenida General Daniel de Sousa, 48 em Setúbal e são convidados a estarem presentes não só as jovens desta congregação como seus pais e líderes.
O tema mundial que norteará todas as ações das moças, no decurso deste ano será “Erguei-vos Brilhai”.

As moças desta congregação SUD partilham as informações entre elas e com os seus amigos, por intermédio da página www.mocasalaum.blogspot.com

Ainda relacionado com esta congregação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, informamos que foi já disponibilizado o seu boletim informativo ALAUM, agora com carateristicas apenas locais, que poderá aceder aqui:
 =AG9B_P-PkbzVGgAZfUpqp1hZa18n&sadet=1327726742804&sads=zwYQ9bZrs0dd2_8W2buy8JpMk2s

sexta-feira, janeiro 27


Uma página com muito interesse para os jovens

A página oficial da Igreja destinada aos jovens continua a ser um sítio muito procurado na internet, porem alguns dos nossos visitantes ainda não a conhecem, sobretudo aqueles que tomaram contato há menos tempo com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Para que possam estar a par das novidades para os rapazes e moças SUD embora os assuntos aqui versados sejam de interesse geral para a juventude, seja mórmon ou não, aqui disponibilizamos a respetiva ligação:  

quinta-feira, janeiro 26

Para pensar
A principal diferença entre os adultos e as crianças reside no custo dos seus brinquedos.
J. Brothers

quarta-feira, janeiro 25


No Brasil centenas de cadeiras de rodas serão entregues no sábado

No sábado, dia 28 de janeiro de 2012, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por intermédio do seu Programa de Ajuda Humanitária, fará a entrega de mais 430 cadeiras de rodas ao Rio de Janeiro.

A Igreja já doou nos últimos anos 5.000 cadeiras de rodas para as pessoas necessitadas deste meio de locomoção em vários Estados brasileiros. De notar que segundo relatórios este país tem 250 mil pessoas que necessitam de cadeira de rodas.

Pelas 10 horas, nas instalações da Igreja SUD na Rua Getúlio, nº 49 – Méier no Rio de Janeiro serão entregues estas centenas de cadeiras, de diversos tipos, de forma a melhor poderem servir os seus destinatários.

Este programa mórmon de ajuda humanitária já distribuiu mais de meio milhão de cadeiras beneficiando pessoas carenciadas de 178 países do mundo.

Os mórmons vão ajudar a limpar o mundo

É já no dia 24 de março de 2012 que milhares de voluntários de todo o Portugal irão desenvolver uma jornada de trabalho de forma a deixar o nosso país ainda mais bonito.

Trata-se de uma ação de voluntariado em que Portugal se associa a todo o mundo neste dia, quando em dezenas e dezenas de países de todo o mundo outras pessoas estão irmanadas com o mesmo objetivo,  no:  World Cleanup 2012.

A Estaca de Setúbal (equiparada a Diocese) de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por intermédio do seu programa de voluntariado mórmon MÃOS QUE AJUDAM juntar-se-à a esta ação cívica com duas brigadas de pelo menos uma centena de voluntários SUD que irão operar nas zonas de Almada e de Setúbal.

As duas equipas de voluntários mórmons serão lideradas respetivamente por Carlos Manuel Santos e por Rui Canas Gaspar
Para pensar
Existem poucas coisas mais consoladoras para os homens do que a simples constatação de que os outros já sentiram o mesmo que eles.
Frederick Faber

Inácio Picanço tem quatro mulheres
O irmão Inácio Picanço que foi transferido da Ala Setúbal I, Portugal, para o Ramo alentejano de Santo André por ter mudado de residência para o outro lado do Rio Sado, viu hoje o seu “harém” aumentado com uma nova princesa.

Assim a juntar à sua esposa Sineide e às suas filhas Joana e Laura, hoje quando eram 15,15 chegou ao seu clan a mais nova das suas mulheres, a Estela, ela veio bem nutrida, com 2,64 kgs e está bem de saúde tal como sua mãe.

Para a família Picanço os nossos parabéns. 

Temples are a Beacon

Templos são uma bênção

Veja aqui o mais recente video publicado pelo Canal Mormon sobre os Templos SUD, com imagens destas “Casas do Senhor” e a voz do líder mundial de A Igreja de Jesus Cristo dos santos dos Últimos Dias, Presidente Thomas S. Monson


Atividade para Adultos Solteiros +30

Na Estaca de Setúbal vai ser levada a efeito uma atividade destina aos Adultos Solteiros com mais de 30 anos.

O Evento terá lugar no primeiro domingo de fevereiro, conforme cartaz acabado de divulgar por aquela organização da Estaca de Setúbal.

terça-feira, janeiro 24

Para pensar
Não há homem tão carente de amigos, que não encontre um com sinceridade bastante para lhe dizer algumas verdades desagradáveis.
Bulwer-Lytton

A Igreja na televisão portuguesa
Para os nossos visitantes que não tiverem oportunidade de ver em direto na RTP2, disponibilizamos aqui as ligações para o Programa de Natal e para o Programa da Dação de Sangue.
Estes programas são da responsabilidade do Departamento de Relações Publicas de Portugal de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

segunda-feira, janeiro 23

domingo, janeiro 22

Para pensar
Ninguém é tão velho que não espere que depois de um dia não venha outro.
Séneca

Líder SUD tome nota na sua agenda

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, vai levar a efeito uma reunião mundial de formação, que terá lugar no próximo dia 11 de fevereiro de 2012.

Este evento será dirigido a partir de Salt Lake City e levado a todo o mundo por intermédio da rede de satélites da Igreja, sendo rececionado nos edifícios  ao redor do globo, devidamente equipados com sistema apropriado.

Para esta ação estão convidados a assistir todas as Autoridades Gerais, Setentas de Área, Presidências de Estacas, Presidências das Sociedades de Socorro, das Moças, dos Rapazes, da Primária e da Escola Dominical. Os Bispados, Presidências dos Ramos, líderes e assistentes dos Grupos de Sumo Sacerdotes e Presidências dos Quoruns de Élderes também estão convidados a assistir.

sábado, janeiro 21

Para pensar
Tenho paciência e penso:  todo o mal traz consigo algum bem.
Beethoven

Vai realizar-se o primeiro CASP com lotação esgotada

Já terminaram as inscrições para o primeiro Curso de Autossuficiência Profissional (CASP) a levar a efeito em 2012, com inscrições que ultrapassaram as expectativas.

Este primeiro curso será levado a efeito nas instalações da Igreja no Barreiro, Estaca de Setúbal – Portugal e contará com mais de duas dezenas de alunos.

De salientar que 30% destes formandos não são membros da Igreja e na sua maioria são pessoas que se encontram desempregadas.

O CASP é um curso promovido pelos Serviços de Emprego e Formação Profissional da Igreja S.U.D. destinado a pessoas que procuram emprego ou que querem melhorar a sua situação profissional, sendo ministrado por técnicos altamente qualificados, em regime de voluntariado e membros da Igreja.

Trata-se de um curso de grande qualidade, com resultados comprovados.

Os inscritos receberão brevemente mais detalhes sobre a sua participação e todos aqueles que não tiveram oportunidade de participar neste primeiro curso deverão estar atentos a ações futuras e contatar já com o seu bispo nesse sentido. 

sexta-feira, janeiro 20


Portas abertas do novo templo de Kansas City
A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou as “portas abertas” e as datas de dedicação do Kansas City Missouri Temple .
O público é convidado a visitar o templo durante as “portas abertas” a partir de sábado, 7 de abril  2012, até sábado, 21 de abril  2012, excluindo domingos.
 Reservas livres podem ser feitas através kansascitymormontemple.org nas próximas semanas. O templo será formalmente dedicado no domingo, 6 de maio 2012, em três sessões. 
As sessões dedicatórias serão  transmitidas  para as  congregações da Igreja dentro do distrito do templo.
Em conjunto com a dedicação do templo, haverá também uma celebração cultural com música e dança, a qual terá lugar no sábado, 5 de maio 2012.
Os Templos SUD diferem de capelas da Igreja. Estas são locais  onde os membros se reúnem para cultos dominicais . Templos são considerados "a Casa do Senhor", onde os ensinamentos de Cristo são reafirmados por meio do batismo, casamento e outras ordenanças que unem as famílias para a eternidade. No templo, os membros da Igreja aprendem mais sobre o propósito da vida e a  fortalecer o seu compromisso de servir Jesus Cristo e aqueles que se encontram à sua volta.
Para pensar
O sorriso é no homem "o estigma de Deus". O animal não sorri e, quando os homens se transformam em "lobos", não sabem mais sorrir.
Robert Choin

quinta-feira, janeiro 19


Só não muda quem é Burro
Luís Fernando Veríssimo é um bem conhecido comentador brasileiro que no dia 12 de fevereiro pulicou nos jornais O Globo e o Estadão uma crónica subordinada ao tema  “ O fator religião nas eleições americanas”, tentando fazer piada com a religião de Mitt Romney.
O articulista ao querer dar um “ar de graça” acabou a satirizar as crenças dos Santos dos Últimos Dias, o que levou a que uma avalanche de comentários oriundos dos SUD, brasileiros e de outras nacionalidades, incluindo o nosso, tentassem repor a verdade e não dando crédito não só à pessoa mas também aos órgãos de comunicação social que publicaram o texto em questão.
É com agrado que pela nossa parte aceitamos o pedido de desculpas de Luís Veríssimo, que embora sem conhecer a pessoa e o seu trabalho acaba por subir na nossa consideração como homem,  atendendo  a que não só soube reconhecer o erro, mas teve a humildade para o fazer publicamente.
Só os burros é que não mudam, dizemos em Portugal, e Veríssimo mostrou ser um profissional honesto, e um homem de bem, pelo que é justo reconhecer o seu ato.
Veja aqui o texto integral de Luís Fernando Veríssimo
Para pensar
Uma das vantagens da imprensa livre é a de manter o governo bem informado de tudo o que o próprio governo está fazendo.
W. Cronkite

O anunciado Templo de Lisboa – Portugal

O local onde irá ser erigido o anunciado Templo de Lisboa - Portugal, começou  esta semana a circular na internet, tendo a notícia origem na  publicação num site não oficial, embora especializado em templos SUD ao redor do mundo.

A partir daí, rapidamente a notícia passou para as redes sociais e neste momento ela passa de “boca em boca” no facebook à velocidade da luz, estando a ocasionar quase que uma romaria ao local anunciado.

Atendendo a que nos têm chegado os mais diversos tipos de pedidos de confirmação sobre a veracidade desta informação não oficial, queremos informar os nossos leitores do seguinte:

1º O terreno em causa é um de entre outros que a Igreja tem em opção de compra.

2º O Lugar Mórmon não anunciou o local exatamente por o mesmo não estar definido.

3º Até ao momento não foi feita qualquer escritura de compra e venda, de terrenos, pelo que a informação posta a circular não passa de especulação.

Esperamos poder vir a anunciar, tão breve quanto possível, logo após confirmação oficial, o local onde irá ser erigida a obra que será marcante não só para os SUD mas também para a cidade de Lisboa. Porém, o facto é que enquanto não houver terreno na posse da Igreja também não haverá templo, pelo que lamentamos desiludir os nossos irmãos mórmons.

Com esta informação não queremos deixar ninguém triste, nem isto quer dizer que o Templo de Lisboa não venha a ser edificado no local que se encontra a ser divulgado, porém até agora é apenas mais um…

Aguardemos pacientemente!

quarta-feira, janeiro 18

Para pensar
As crianças podem não dar ouvidos ao que os pais dizem, mas nem por isso deixam de imitá-los.
R. Nathan

Liberdade Religiosa e Casamento
No passado dia 12, o Bispo Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, juntou 38 proeminentes líderes das mais diferentes confissões religiosas tendo como objetivo assinarem um documento conjunto onde se defende o casamento tradicional, bem como a liberdade religiosa.

O documento “Liberdade Religiosa e Casamento”  afirma que a união de um homem e uma mulher como marido e mulher é uma questão de bem comum e serve o bem-estar do casal, dos filhos, da sociedade civil e todas as pessoas.

Se assim o desejar poderá  Ler o conteúdo integral da carta aqui.

terça-feira, janeiro 17

Para pensar
A fome de instrução não é menos deprimente que a fome de alimentos: um analfabeto é um espírito mal alimentado.
Paulo VI

segunda-feira, janeiro 16


Já foi apresentado a planta do Templo de Paris
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vai construir o seu primeiro templo em França, no terreno localizado na 46 Boulevard Saint-Antoine, em Chester, no Yvelines. 

O espaço destinado à construção inclui vários edifícios de apoio e belos jardins que estarão abertos ao público.

Os templos mórmons são sempre de alta qualidade arquitetónica e projetados com os melhores materiais. A Igreja atribui grande importância à excelente integração deste espaço no ambiente urbano e cultural da cidade. Os jardins incluem paisagismo especialmente cuidado e sempre muito bem conservados.

O projeto para Paris consiste em vários edifícios, incluindo um local de culto denominado como "templo", um hotel residencial reservado para a receção dos fiéis que vêm por alguns dias, uma residência oficial e um lugar de boas-vindas e informações para entrada. Um grande parque de estacionamento subterrâneo preserva a tranquilidade do local e seus arredores.

Jon Huntsman desiste a favor de Mitt Romney
“Hoje suspendo a minha campanha para as pesidenciais. Acredito que é a hora de o nosso partido se unir em torno da melhor candidatura para bater o Presidente Barack Obama”
Foi desta forma que o candidato republicano Jon Huntsman  anunciou a sua retirada da corrida presidencial,  apontando aos seus seguidores que o melhor candidato é Mitt Romney, embora entre eles existam algumas divergência de pontos de vista em relação a algumas matérias.
Estes dois mórmons concorriam para serem eleitos pelo Partido Republicano como o seu representante para defrontar o Presidente Obama que se vai recandidatar.
Com a desistência do ex-embaixador na Republica Popular da China e ex-governador do Estado de Utah a favor de Mitt Romney este vê assim o seu caminho mais facilitado para a eleição por parte dos Republicanos.

O RETORNO é mais um conto de Marcelo Bighetti
Marcelo Bighetti , escritor mórmon brasileiro, acaba de ver  mais um seu trabalho reconhecido com a incorporação do conto, por si escrito, intitulado O RETORNO, no livro que irá ser publicado pela parceria entre as  editoras Ornitorrinco e Literata, idealizado por Daniel Borba e Alícia Azevedo.
Esta é mais uma meta alcançada por este escritor SUD, pelo que lhe endereçamos os nossos parabéns por mais este sucesso.

Para pensar
Se há um segredo para o êxito, ele reside na capacidade de apreciarmos o ponto de vista do próximo e ver as coisas desse mesmo ponto de vista, tanto como do nosso.
H. Ford

domingo, janeiro 15

BRASIL


Para pensar

Não ferirei deliberadamente os sentimentos de qualquer pessoa, nem daquele que me fez mal, mas procurarei fazer-lhe o bem e torná-lo meu amigo.
George Albert Smith

À atenção dos jovens SUD seus pais e líderes
Sábado, dia 21 de janeiro de 2011, a Estaca de Setúbal realizará um Super-sábado na capela de Setúbal 1, das 15h00 horas até às 17h30. Esta atividade é destinada aos jovens dos 12 aos 17 anos de idade, irmãos e irmãs que frequentam o Seminário.
Para comemorar os 100 ANOS DE SEMINÁRIO a Igreja levará a efeito uma Transmissão Mundial tendo como principal orador o Presidente Boyd K. Packer do Quórum dos Doze Apóstolos.
Na Estaca de Setúbal todos poderão ter a oportunidade de assistir a este serão domingueiro, no dia 29 de janeiro, pelas 18,00 horas, nas Capelas de Setúbal 2 e Miratejo.
Todos estão convidados a assistir, especialmente os jovens em idade de Seminário, seus pais e líderes.

AVENTURAS DE ESCUTEIRO
A saborosa leitura de "Aventuras de Escuteiro contadas por quem as viveu" , do Chefe Canas transportou-me numa viagem ao passado , recordou-me momentos marcantes da minha adolescencia e trouxe-me a emoção do reviver acontecimentos que , trinta anos passados, reconheço terem moldado o meu caracter e ajudado o meu crescimento como ser humano.
O Corpo Nacional de Escutas, foi sem qualquer dúvida, uma escola de vida muito útil  durante o Serviço Militar Obrigatório e também para a minha vida profissional.

O nascer do 484 Anunciada, fruto da persistência e da  vontade do Padre Manuel Vieira, apoiado numa fase inicial pelo Chefe Farinha e  que após alguns avanços e recuos, conseguiu no dia 17 de Julho de 1977, dar a conhecer o ESCUTISMO a um grupo de rapazes (onde me incluo) e que comandados pelo Chefe Alfredo e ajudado pelos futuros chefes Tó-Bé e Zé, descobriram também eles a maravilhosa aventura de ser escuteiro.

Os primeiros acampamentos em tendas sem pano de chão, as mochilas de lona, os fracassos e vitórias culinárias, os Jogos da Primavera preparados ao pormenor, com o empenho de todos (por vezes dia e noite)  e que nos fez ganhar um «espírito de corpo»  cimentando Amizades para a vida,  os cordões de segurança durante a 1ª visita do Santo Padre João Paulo II a Portugal, a mobilização pessoal e familiar na venda de calendários, autocolantes e rifas, o ACANAC , Mata Coberta, Mata do Vidal, Formosinho, Risco , Lapa do Médico ,S. Luís, Castelo dos Mouros, Comenda , Convento da Arrábida são marcos importantes das minhas aventuras pessoais como escuteiro.

Obrigado Chefe Canas, pelo reavivar de emoções que partilhou na sua prosa recheada de personagens conhecidos e de episódios marcantes de alguém que deixou a sua marca indelével no Corpo Nacional de Escutas  de Setúbal, fruto da sua visão, saber e entrega ao movimento escutista.

Merece também destaque a justa dedicatória ao Chefe Joaquim J. Oliveira, que deixou a sua marca directa ou indirectamente, em muitos Agrupamentos e sucessivas gerações de escuteiros na Região.

Um enorme Bravo, Bravo Bravíssimo pelas Aventuras do Escuteiro Rui Canas Gaspar.

Uma forte canhota do amigo

João Paulo Pedrosa
Setúbal - Portugal

sábado, janeiro 14

Para pensar
A confiança é a mola misteriosa que impulsiona toda a força que existe em nós.
E. Thiriet

Venha ao jantar de S. Valentim
Provavelmente se for um membro ou amigo do CJAS (Centro de Jovens Adultos Solteiros) de Miratejo – Estaca de Setúbal – Portugal vai gostar de saber que está agendado para o dia 10 de fevereiro de 2012, pelas 18,30 um encontro naquele Centro, após o que será levado a efeito o jantar dos namorados.
Desta forma será comemorado o dia de S. Valentim a que não faltará o tradicional baile para ajudar a digerir os deliciosos pitéus que serão servidos neste mais que certo agradável encontro.
Tome nota na sua agenda e confirme a sua presença.

sexta-feira, janeiro 13


ÚLTIMA HORA
Gerson Santos vai ser um dos intérpretes no Festival da Canção 2012
Gerson Santos foi um dos doze finalistas selecionados entre mais de 400 candidatos que foram ouvidos em Lisboa e no Porto e que o júri escolheu para o  Festival da Canção 2012.
Dentro de dias serão anunciados os nomes dos compositores e qual o que irá trabalhar para a canção que Gerson Santos possa apresentar neste grande certame musical.
Lembramos que o vencedor do concurso nacional será o representante português no grande festival da EUROVISÃO.
O jovem mórmon setubalense tornou-se conhecido do grande público depois de ter participado no popular programa televisivo ÍDOLOS.
Para pensar
Há diversos tipos de curiosidade; uma de interesse, que nos leva ao desejo de aprender o que nos pode ser útil, e outra, de orgulho, que provém do desejo de saber o que os outros ignoram.
Addison

Afinal o que é um Mórmon?
Com a corrida à Casa Branca a começar a ser notícia em todo o mundo e sabendo-se que nessa corrida se encontram dois destacados membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, vulgarmente conhecidos por Mórmons, devido a um livro de escrituras que estes cristãos usam complementarmente com a Bíblia, e sabendo-se ainda que um dos sérios candidatos a disputar com o Presidente Obama a presidência dos Estados Unidos da América é um mórmon,  é natural que a comunicação social se comece a interessar agora mais do que nunca sobre a fé de Mitt Romney, de Jon Hunstman, candidatos à nomeação republicana ou mesmo sobre a escritora de fama mundial Stephanie Meyer que se tornou conhecida com a sua saga Twilight.
Na sua edição de ontem, dia 12 de janeiro de 2012, a exemplo do que vem acontecendo na comunicação social internacional o jornal português SOL trouxe um artigo subordinado ao título “Afinal o que é um mórmon” um texto baseado num recente estudo feito nos Estados Unidos em outubro/novembro de 2011 e que está a servir de base de trabalho para muitos jornalistas de todo o mundo.
No entanto é bom ter em atenção que o estudo apenas e só retrata a realidade americana, quando os quase 15 milhões de mórmons, esmagadoramente representado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já se encontram em maior número fora dos Estados Unidos do que naquele país que lhes deu origem.
Para ajudar não só os jornalistas, como os blogueiros e publico em geral interessado nestes assuntos a melhor perceber e a fazer uma correta interpretação sobre esta e outras noticias correlacionadas, disponibilizamos aqui as ligações ao artigo do jornal SOL, ao estudo  PEW e ao texto de ajuda à comunicação social difundido pela Sala de Imprensa SUD.
Links:

quinta-feira, janeiro 12

Para pensar
Sejam quais forem os resultados, com êxito ou não, o importante é que no final cada um possa dizer: "Fiz o que pude".
Pasteur
 "Foi com enorme prazer que voltei a ler mais um livro do nosso irmão Rui Canas Gaspar, mais uma obra de importante caráter histórico para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ao ler este livro África Mórmon fiquei impressionada com a fé e a coragem dos nossos irmãos africanos assim a sua sede do evangelho e do batismo. Não tinha noção do desenvolvimento e crescimento da igreja em África. Este livro aborda com exatidão dos números essa questão. Se a igreja no nosso país crescesse a esse ritmo teríamos como eles que apenas em 20 anos, desde o início da pregação do evangelho, foram abençoados com 2 Templos.

As carências de livros de Mórmon e outros  materiais de ensino, de instalações  e de mobilização não os impediram de realizar as suas reuniões e de aprenderem o evangelho, e os hinos. Tal como os pioneiros nada os fez desistir do seu grande propósito, estar no caminho da verdade e da salvação eterna. 

Agradeço ao Irmão Rui a oportunidade de nos dar a conhecer esta realidade com a sua magnífica escrita e que este conhecimento  possa ser para nós um exemplo. Todos os fatos históricos ajudam a enquadrar o país e a perceber melhor as dificuldades por que cada um passa, e a forma como foram abençoados coma presença dos SUD.

Todas as estórias relatadas dão o toque final ao livro de uma forma muito emocionante. Mais um testemunho da veracidade deste evangelho e de como através dele vidas podem ser mudadas.
Um muito obrigado"
Com amor

Ana Neves
Ramo de Loulé - Algarve

quarta-feira, janeiro 11


O fogo destruiu uma construção em curso junto ao templo de Los Angeles
Um edifício que se encontrava em construção no espaço exterior do Templo de Los Angeles, na Califórnia, foi destruído por um violento incêndio de origem desconhecida.
A construção depois de pronta destinava-se a funcionar como casa do Presidente da Missão.
A exemplo do que acontece com grande parte das construções levadas a efeito nos Estados Unidos, as mesmas são feitas em madeira o que as torna mais vulneráveis a este tipo de sinistro.
O Templo de Los Angeles é um edifício marcante devido à sua torre com 257 metros de altura, inaugurado em 1950, revestido a pedra de cor branca, ele é o segundo templo mais importante do país e não foi afetado com este incendio, que felizmente não causou danos pessoais.

Será que a maioria dos americanos partilham da opinião de Mitt Romney?

 “O Presidente já não tem ideias e, agora, está a ficar sem desculpas” esta foi uma das afirmações (a fazer fé na comunicação social internacional) de Mitt Romney no seu discurso de vitória em New Hampshire, onde venceu mais uma etapa que o poderá conduzir a ser o próximo candidato republicano que disputará a presidência dos Estados Unidos com Barack Obama.

Romney, um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ex-governador do Massachusetts, venceu esta etapa com 40% dos votos, tendo o congressista do Texas, Ron Paul ficado em segundo com 23% e finalmente, outro mórmon, o Governador de Utah, Jon Huntsman, com 17%.

Nunca é demais lembrar que AIJCSUD é neutra nesta questão não assumindo qualquer posição de favoritismo em relação e este ou a qualquer outro membro da Igreja. Mitt Romney é um mórmon candidato e não um candidato mórmon, como por vezes é focado por alguma comunicação social mais distraida.