terça-feira, julho 31



MORONI TORGAN
VENI, VIDI, VICI

Veni, Vidi, Vici (cheguei, vi e venci) No ano 47 aC supostamente o cônsul romano Júlio César teria proferido esta  frase que ficou famosa e que passados milénios continua a ser usada com toda a propriedade. Ela poderá ser aqui também aplicada a Moroni Torgan, o Presidente da Missão Lisboa de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que neste mês de Julho de 2012 deixou Lisboa depois de aqui ter servido uma missão religiosa durante três anos e em menos de um mês as sondagens de opinião atribuem-lhe resultados muito animadores para a presidência da Camara de Fortaleza. 


Rádio Sud Brasil

A Rádio Sud Brasil é uma interessante emissão radiofónica transmitida para todo o mundo, em língua portuguesa, a partir do Brasil, sendo da responsabilidade do escritor mórmon António Alexandre Silva Neto.

Esta emissora, que emite via internet, tem como foco a gestão financeira e familiar, embora outros assuntos de interesse geral sejam aqui focados também.

A partir das 20,00 horas para o Brasil (24,00 em Portugal) de quinta feira, dia 2 de agosto de 2012, irá para o ar uma desenvolvida entrevista concedida àquela emissora por Rui Canas Gaspar, focando não só os seus livros como também um pouco de alguns aspetos da sua vida.

segunda-feira, julho 30


No Brasil em Mato Grosso do Sul

Você quer Fazer a GENEALOGIA de sua Família? Você que precisa de informações de seus antepassados para cidadania de algum país ou quer simplesmente montar sua ÁRVORE GENEALÓGICA. 

NO PRÓXIMO DIA 04 DE AGOSTO, será realizada uma palestra que ensinará como fazer sua genealogia. A palestra é gratuita e todos estão convidados.
Leve o que puder de informações de seus pais e avós.

Rua Robert Spengler, 505, Monte líbano, Campo Grande (esquina com Sebastião Lima) 

domingo, julho 29




Crescimento da Igreja em Itália

No norte de  Itália vai ser criada a Estaca de Milão fruto do crescimento da Igreja naquele país europeu onde a Igreja SUD tem  conhecido um franco desenvolvimento e onde se procede à construção de um Templo.

Nos últimos dois meses foram organizadas mais duas  congregações em Bérgamo (a terceira) e em Roma (a quinta).

Segundo informações colhidas recentemente são muto boas as perspetivas para a organização de outras Unidades da Igreja em diferentes locais do país. 

sexta-feira, julho 27


Moroni Torgan lidera pesquisa para prefeito de Fortaleza

 Depois de ter servido uma missão em Portugal para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, durante três anos,  liderando milhares de missionários mórmons, Moroni Torgan regressou ao seu país natal, onde no próprio dia da sua chegada  um grande grupo de apoiantes já o esperavam a fim de se poder apresentar como candidato à presidência da importante Câmara Municipal de Fortaleza.

Embora os resultados de uma recente sondagem de opinião lhe deem o favoritismo, muitos dos seus opositores argumentem com o facto dele ter estado ausente do país nos últimos três anos. Porém Moroni Torgan contra-argumenta  dizendo que isso lhe serviu de entre outras coisas para aprender como as coisas se fazem na Europa, nomeadamente em Portugal, em áreas tão importantes e que funcionam bem, como sejam a  saúde e a habitação, de que Fortaleza carece de uma profunda intervenção .

Moroni Torgan é um político competente, com provas dadas e um líder mórmon nato e sob a sua liderança Portugal foi o país que mais batizou em toda a Área Europa .

Porque este tipo de dinamização de campanhas eleitorais não é usado em Portugal, colocamos aqui, a título de curiosidade, uma das mais emblemáticas peças da sua campanha:   http://www.moroni25.com.br/wp-content/uploads/2012/07/JINGLE-AGORA-E-MORONI-25.mp3


Prezados amigos,

Com Alegria PARABENIZAMOS a cada voluntário, setenta, presidentes de estacas, bispos, líderes eclesiásticos, diretores de assuntos públicos, presidentes da Sociedade de Socorro e demais auxiliares. TODOS OS amigos da Igreja, parceiros, jornalistas, entidades, órgãos públicos, TODOS, TODOS QUE DE ALGUMA FORMA CONTRIBUIRAM COM SUAS MÃOS QUE AJUDAM !!!

AMANHÃ CONCLUÍMOS O PROJETO ANUAL – MÃOS QUE AJUDAM A ARMAZENAR E DOAR ALIMENTOS. A META INICIAL FOI DE 400 TONELADAS !!!! E HOJE, COMUNICAMOS COM ALEGRIA

ATINGIMOS : 500 TONELADAS E 476 INSTITUIÇÕES SERÃO BENEFICIADAS

PARABÉNS A TODOS !!!!!

28 de julho – UM SÁBADO SOLIDÁRIO - 130 mil voluntários, crianças, jovens e adultos – empenhados em armazenar e doar mais de 500 toneladas de arroz e feijão em todo o país

Este 28 de julho será conhecido como o Dia Nacional de Ação Solidária. Aproximadamente 130 mil voluntários – que trabalharam desde o mês de março - concluirão o projeto “Mãos que Ajudam a Armazenar e Doar Alimentos”. Em todo o Brasil, são mais de 500 toneladas de arroz e feijão – doados para cerca de 476 instituições, isto é : asilos, creches, escolas, comunidades carentes, hospitais, orfanatos etc.. Serão mais de 160 cidades atendidas simultaneamente.

A ação é desenvolvida por amigos e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e conta com a parceria da iniciativa privada, mídia, poder público, outras religiões, comunidade e os próprios voluntários. Na conclusão do projeto, em mutirão, diversas oficinas de armazenamento serão realizadas ao mesmo tempo em todas as capitais, Distrito Federal e em centenas de cidades. Serão ensinadas técnicas simples de conservação dos alimentos, com uso de alho e garrafas pet - uma forma de prevenção e autossuficiência, além de preservação ambiental. Com essa ação, cerca de 215 mil frascos serão reutilizados e deixarão de serem jogados no meio ambiente.

Em São Paulo, as doações somam 113 toneladas e atenderão 140 instituições. Já no Paraná, por exemplo, serão 95 toneladas doadas em Curitiba, Maringá, Londrina, Paranaguá, Pinhais, Cascavel entre outras. Em Campo Grande, diversas oficinas estão em andamento desde março, na cidade foram 2,5 toneladas arrecadadas. No Rio de Janeiro, 30 toneladas, no vale do aço, Volta Redonda, 10 toneladas. Os voluntários dos estados do nordeste, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, arregaçaram as mangas e doarão cerca de 95 toneladas para 85 entidades.

Santa Catarina e Rio Grande do Sul são outros bons exemplos, há alguns meses, voluntários armazenaram alimentos – ao todo, cerca de 52 toneladas serão doadas para Instituições e famílias de cidades e regiões como Florianópolis, São José, Itajaí, Blumenau, Joinville, Chapecó, Porto Alegre, Alegrete, Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Bagé, entre outras. Já em Goiânia 12 toneladas de arroz e feijão foram arrecadados por mais de 1000 voluntários. Em Cuiabá, são mais 13 toneladas.Em Minas Gerais, cerca de 20 mil quilos. 

Com esse projeto – um modelo de solução para um país com tantos desafios sociais - o Programa Mãos Que Ajudam, há 12 anos mobiliza milhares de voluntários, mais de 2 milhões de pessoas já se envolveram nos projetos doando seu tempo, talento e suas mãos para ajudar a transformar realidades, levar alento, conforto e autoestima, prestando serviços que vão desde a reforma e manutenção de escolas públicas, confecção de enxovais para mães carentes e de lençóis para hospitais públicos, limpeza de praias, mobilização de combate à Dengue, doação de sangue e até palestras sobre recolocação no mercado de trabalho. Nessa ação, mais uma vez os voluntários conscientizarão a comunidade e manifestarão em ação prática “SEGUIR O EXEMPLO DE JESUS CRISTO NO SERVIÇO AO PRÓXIMO”. 

Nei Garcia

Assuntos Públicos

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

www.saladeimprensa-sud.org.br

www.maosqueajudam.org.br

GERSON SANTOS na Feira de Santiago 2012


Gerson Santos cantou na Feira de Santiago, em Setúbal, para uma plateia onde se podiam ver largas dezenas de mórmons pertencentes às duas congregações da cidade de Setúbal.


Aos primeiros minutos de hoje, dia 27 de julho de 2012 no mais antigo certame do seu género que se realiza a sul do Tejo, a Feira de Santiago, o cantor mórmon Gerson Santos cantou no palco principal para uma plateia onde podíamos ver largas dezenas de santos dos últimos dias, das duas congregações da cidade de Setúbal, especialmente jovens que vieram até este popular certame para se divertirem e escutarem este seu irmão na fé.

O Gerson esteve muito bem e para aqueles seus admiradores que não puderam  ir escutá-lo ao vivo aqui deixamos uma das canções interpretadas no decurso da sua atuação.

quinta-feira, julho 26



O EFY está quase aí

Na semana de 6 a 11 de Agosto de 2012 será realizada a 2ª conferência bi-anual para a juventude mórmon portuguesa, Especialmente Para a Juventude (EFY), a qual concentrará centenas de jovens santos dos últimos dias na Universidade do Minho, em Guimarães.

A viagem de ida e volta dos lideres e dos jovens será feita de autocarro.

Na estaca de Setúbal o autocarro irá efetuar paragem para recolher estes irmãos e irmãs nas capelas de Setúbal 2 e Miratejo.

O horário exato será disponibilizado em breve.

quarta-feira, julho 25



No sábado haverá em Lisboa o “Arraial de Verão”

É já no sábado, dia 28 de julho de 2012 que no Centro de Jovens Adultos Solteiros de Lisboa, sedeado nas instalações da  congregação SUD  lisboeta, na Av. Gago Coutinho, que terá lugar a partir das 11,00 horas o grande “Arraial de Verão”.

Os organizadores prometem muita animação a que não faltará excelente música, jogos tradicionais e churrasco.

Estão convidados todos os JAS e seus amigos, para este evento onde para além da diversão será uma excelente oportunidade para conhecerem outras pessoas e estabelecerem novas amizades, enquanto se divertem.

terça-feira, julho 24



A página brasileira www.correiodecorumba.com.br publicou a notícia abaixo, que reproduzimos.
Igreja anuncia doação de cadeiras de rodas para atender Corumbá
Corumbá receberá doação de 40 cadeiras de rodas para atender pessoas carentes e portadoras de deficiência física. A ação faz parte do Programa de Ajuda Humanitária, coordenado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Na noite de sexta-feira (20), líderes da instituição se reuniram com o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e apresentaram o projeto.
"São diferentes tamanhos de cadeiras para atender crianças, jovens e adultos, garantindo a inclusão social", disse o Diretor de Assuntos Públicos da Igreja, Márcio Roberto Patelli. "É uma maneira simples, mas eficaz para garantir o benefício dos portadores de necessidades especiais", completou. A doação está prevista para o mês de agosto e a cerimônia de entrega será na cidade de Campo Grande.
No encontro o prefeito Ruiter recebeu das mãos do presidente da igreja em Corumbá, Samuel Nunes Ancina, um livro que conta a história dos Mórmons no Brasil e todo trabalho de ajuda humanitária já realizado com as populações carentes. "Fico feliz com a lembrança e agradeço por escolherem Corumbá para ser contemplada", disse Ruiter.
Entre 2004 e 2011 o programa de ajuda humanitária da Igreja de Jesus Cristo já doou cerca de 550 mil cadeiras de rodas em todo o mundo. Mais de 80 países foram atendidos, dentre eles Argentina, África, Uruguai, Rússia, México, Estados Unidos, Tonga e Chile.
Nos últimos três anos, mais de 15 mil cadeiras de rodas foram doadas no Brasil num esforço para melhorar a mobilidade, a saúde e as oportunidades educacionais e de emprego das pessoas portadoras de deficiência.

segunda-feira, julho 23


Tome nota na sua agenda


Importante reunião SUD para líderes portugueses de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Apenas destinada a bispos e presidentes de ramo (sem conselheiros), presidências de estaca (com conselheiros) e setentas de área.

Estes líderes estão convidados para uma Reunião de Liderança do Sacerdócio a qual terá lugar na capela de Oeiras no sábado dia 8 de Setembro entre as 9h30 até 12h30.

As autoridades visitantes serão o Elder Russel M. Nelson do Quórum dos Doze Apóstolos, Elder Ronald A. Rasband, da Presidência dos Setenta, Bispo Gérald Caussé, do Bispado Presidente, Elder Teixeira da Silva, Presidente da Área da Europa e o Elder Kent F. Richards, da Presidência da Área da Europa. 

Estes irmãos e lideres do sacerdócio deverão apresentar-se no dia 8 de Setembro em Oeiras pelas 9h00 da manhã.

Conheça o mórmon brasileiro que ficou famoso no mundo ao cantar ópera na...


Veja esta reportagem passada na TV brasileira sobre um enfermeiro mórmon natural daquele país e a viver nos Estados Unidos onde ficou famoso devido aos seus dotes musicais.


Os mórmons do sul de Portugal vão estar reunidos na FIL

O Parque das Nações, em Lisboa, um local de excelência onde se realizou a EXPO 98 irá receber na Praça das Industrias, mais propriamente nas instalações da FIL (Feira Internacional de Lisboa) um evento de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pouco comum em Portugal.

Uma Conferência Especial Combinada juntará os mórmons pertencentes às Estacas de Oeiras, Lisboa e Setúbal, bem como aos Distritos de Santarém e do Algarve.

O evento terá lugar no domingo, dia 9 de setembro de 2012, entre as 10 e as 12 horas.

Estarão presentes neste encontro de santos dos últimos dias o Elder Donald A. Rasband, norte-americano, da Presidência dos Setenta e o Elder José A. Teixeira, português, Presidente da Área Europa.

É suposto que esta conferência possa reunir alguns milhares de membros da Igreja SUD portuguesa, neste bonito e agradável local.

domingo, julho 22



Crianças mórmons brasileiras apoiam idosos

Está a ser levado a efeito na estaca brasileira Monte Libano um programa de apoio a idosos de colaboração com a OAB/MS designado por “Mãozinhas que Ajudam a Terceira Idade” o qual visa sobretudo desenvolver o respeito pela pessoa idosa.

Assim, até setembro de 2012 a Igreja estará a recolher produtos para posterior distribuição a instituições que cuidam de idosos.

Finalmente, e como forma de culminar este empreendimento, nos dias 1 e 12 de outubro serão levados a efeito atividades recreativas no Recanto São João Bosco e Casa Abraão.

Se desejar colaborar com as crianças mórmons neste seu projeto de apoio a idosos saiba que poderá entregar a sua doação até 16 de setembro nas instalações da Igreja localizadas na Rua Robert Spengler, 505, Monte Líbano

sábado, julho 21



Se não viu na RTP 2 pode ver agora


Na passada quinta feira, dia 19 de julho de 2012, passou na RTP 2, Programa A Fé dos Homens, uma entrevista com o autor SUD Rui Canas Gaspar, cujo teor incidiu praticamente sobre o seu livro PORTUGAL – O FAROL DA EUROPA, cuja primeira edição se encontra quase esgotada.

A entrevista foi filmada no coração da Serra da Arrábida e incidiu sobre vários aspetos, porem a realização do programa selecionou esta parte para ser transmitida na RTP 2.

Foi a primeira vez que na televisão portuguesa se falou sobre a construção do anunciado Templo de Lisboa e erigir na capital portuguesa.

Contamos em breve poder aqui publicar um conjunto de bonitas imagens e com a totalidade da reportagem.
Entretanto deixamo-vos com o programa passado na RTP 2


http://www.rtp.pt/programa/tv/p1115/c88257/247102

sexta-feira, julho 20



Aproxima-se uma renhida batalha eleitoral nos Estados Unidos

A cerca de quatro meses das eleições presidenciais norte-americanas adivinha-se uma renhida batalha eleitoral entre os candidatos Barack Obama e Mitt Romney.

Acaba de ser anunciado o resultado de uma sondagem levada a cabo pela CBS/The New York Times que dá conta de que o mórmon candidato à Casa Branca ultrapassou em um ponto percentual o seu opositor.

Nas intenções de voto Romney aparece agora com 47% da preferência dos eleitores enquanto Obama consegue 46%, tendo visto a sua popularidade descer de 42% em abril para 36% em julho, sabendo-se que este é um dos seus pontos fortes para a reeleição como presidente.

As sondagens valem o que valem, porém os números deixam adivinhar uma renhida luta eleitoral, sendo de salientar o facto de que embora o candidato Mitt Romney seja um ex-missionário mórmon, que serviu na Igreja como bispo, de entre outras responsabilidades, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, à qual pertence, observa uma estrita neutralidade em relação às questões políticas.

quarta-feira, julho 18


Quando o crescimento pode ser um problema

Enquanto o tecido urbano na zona abrangida pela Ala Setúbal I (equiparada a paróquia) se encontra em acentuada degradação, levando as famílias a optarem por conseguir habitações mais para nascente, na Ala Setúbal II, a nascente da linha do caminho de ferro, a sua população quase duplicou depois de se ter feito a divisão mórmon das duas Unidades de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, há cerca de um quarto de século.

Não é pois de admirar que de acordo com um estudo feito na Ala Setúbal I, se verifica que nos últimos nove meses  (o período que mais se batizou nos últimos anos) o número de pessoas que se mudaram desta Unidade para outras foi igual ao número de batismos.

A Ala Setúbal II está fisicamente sem condições para receber mais pessoas, que todos os dias estão a aderir ao mormonismo e só para o próximo sábado, dia 21 de julho de 2012, estão previstos mais cinco batismos.

Entretanto, recebemos a notícia de que foi também anunciado que estão grávidas na Ala Setúbal II, seis irmãs, o que irá causar a breve prazo mais um problema de parqueamento de carrinhos de bébé, a juntar ao já crónico problema de parqueamento automóvel.

A solução passa, salvo melhor opinião, pela alteração de fronteiras, subindo a divisão da Ala Setúbal I com a Ala II, da linha de caminho de ferro para a linha divisória da A12 e a construção a curto prazo da nova capela sede de estaca no terreno já existente.

Se não forem tomadas medidas urgentes tendentes a regularizar esta situação, veremos que à alegria do crescimento sobrevirão problemas maiores que poderão ter por consequência um fenómeno oposto.


A Idade do Rock

A história de uma rapariga de uma cidade pequena e Drew, um rapaz da cidade, que se encontram no Sunset Strip, em Hollywood, onde procuram realizar os seus sonhos. O seu romance "rock n'roll" contado através dos hits de Def Leppard, Joan Jett, Journey, Foreigner, Bon Jovi, Night Ranger, REO Speedwagon, Pat Benatar, Twisted Sister, Poison, Whitesnake, entre outros.

Este musical tem no elenco Julianne Hough, Diego Boneta, no seu filme de estreia, Russell Brand, Paul Giamatti, Catherine Zeta-Jones, Malin Akerman, a rainha do R&B Mary J. Blige e Bryan Cranston. Conta ainda com a participação de Alec Baldwin e Tom Cruise.

Foi este o filme escolhido pelos Adultos Solteiros +30 das Estacas de Oeiras, Lisboa e Setúbal para ser visionado em conjunto na sexta feira dia 20 de julho de 2012 no Campo Pequeno, em Lisboa.

Os interessados deverão contatar com a Vera, coordenadora desta atividade até 5ª feira, pelo telefone 919 726 517.

segunda-feira, julho 16


Faleceu Stephen Covey

Stephen R. Covey acaba de falecer nos Estados Unidos, com 79 anos de idade.

Este mundialmente famoso escritor mórmon, autor de “Os Sete Hábitos das pessoas Altamente Eficazes, bem como de outros três livros que venderiam mais de um milhão de cópias, tinha sofrido um acidente quando andava de bicicleta, em 20 de abril, numa íngreme estrada no sopé de Provo, nas Montanhas Rochosas, nunca se tendo recuperado totalmente desse acidente.

O escritor que deixa admiradores em todo o mundo, morreu nesta manhã de dia 16 de julho de 2012, num hospital de Idaho Falls, Idaho.


Foram muitas as mensagens que nos chegaram de pessoas que querendo ir assistir ao lançamento do livro “ARRÁBIDA DESCONHECIDA”, o não puderam fazer pelos mais diversos motivos, sobretudo pelos fortes condicionamentos de trânsito ocorridos na zona da Casa da Baía, devido ao “carnaval de verão” que teve lugar na zona poente da Avenida Luisa Todi.

Mesmo esse facto não invalidou que o auditório deste bonito e excelente espaço cultural e turístico ficasse repleto.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir, disponibilizamos aqui uma gravação sobre este evento, da autoria de Maria João Santos.

Aproveitamos a oportunidade para informar que na quinta feira, dia 19 de julho, pelas 18 horas, passará na RTP 2 no programa A FÉ DOS HOMENS uma entrevista com Rui Canas Gaspar, levada a efeito no CEADA (Parque de Escutismo) localizado no coração da Serra da Arrábida.

Olá Rui 
Já li o livro todo. Nem saí de casa hoje.
Está espectacular! Melhor do que pensava. É verdade o Carlos Mendes, tem razão naquilo que disse.
Consegues numa forma de brincadeira, fazer um relato da Serra da Arrábida e fazer uma demonstração do que é o Escutismo.
Eu também vou escrever qualquer coisa sobre o livro na página do Geocache de Setúbal.
Mário Salgado

"ARRABIDA DESCONHECIDA" (2)

"ARRABIDA DESCONHECIDA" 1

domingo, julho 15



“ARRABIDA DESCONHECIDA”

Foi apresentado publicamente o novo livro de Rui Canas Gaspar “ARRABIDA DESCONHECIDA”.  O evento teve lugar no auditório da  Casa da Baía,  em Setúbal, e embora com os fortes condicionalismos de tráfego na Avenida Luisa Todi, dado o desfile do “carnaval de verão”,  o espaço daquele excelente equipamento turístico municipal, ficou lotado.

O livro que conta a aventura de uma patrulha de escuteiros numa digressão de três dias pela “Serra Mãe”  é simultaneamente um guia elucidativo dos muitos pontos de interesse do Parque Natural da Arrábida.

Dirigiu a sessão Paula Borrego e Carlos Mendes apresentou o livro, ambos são advogados de profissão, amigos do autor e conhecedores desta obra. Entre apresentações, Paula Moura, uma excelente declamadora, brindou a assistência com três poemas alusivos à Arrábida da autoria de poetas que cantaram a “Serra Mãe”.

O livro que estará a ser comercializado nas livrarias de Setúbal pode já ser também solicitado diretamente ao autor pelo endereço editor@alaum.net

A exemplo das outras edições do autor, o resultado financeiro deste livro destina-se ao seu programa Caderno Escolar que visa oferecer a crianças carenciadas de Portugal e países africanos de expressão portuguesa, este importante material didático.

sábado, julho 14


A histórica capela de Hyde Park em Londres inspira corações
A histórica Capela de  Hyde Parque de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ( Mórmons ), em Londres, Inglaterra, foi reformado e rededicada como uma capela para o culto e, como um centro de visitantes.

Élder Erich W. Kopischke dos Setenta e presidente da Área Europa da Igreja dedicou o edifício em 1 de julho de 2012. "Minha esperança é que, literalmente, centenas de milhares de pessoas ao longo dos anos vão entrar no edifício para aprender sobre o evangelho de Jesus Cristo."

O edifício está localizado num local que havia permanecido desocupado desde que foi bombardeado na Segunda Guerra Mundial.

A Igreja comprou o terreno para a construção da capela de  Hyde Park, numa altura em que não existia um único membro num raio de sete quilômetros.

A capela e o centro de visitantes, estão localizados numa das áreas turisticamente mais populares de Londres.

Leia a história toda sobre o Reino Unido Mórmon Notícias nesta ligação.

sexta-feira, julho 13



“ARRÁBIDA DESCONHECIDA”

Sábado, dia 14 de junho de 2012, pelas 20,30 horas será apresentado em Setúbal, Portugal, o ultimo livro do autor SUD setubalense Rui Canas Gaspar.

A Casa da Baía, localizada na Avenida Luisa Todi, considerado o melhor espaço turístico a Sul do Tejo, será palco desta apresentação a cargo do antigo escuteiro, Carlos Mendes, enquanto a direção do mesmo ficará sob a responsabilidade de Paula Borrego.

Paula Moura declamará algumas poesias alusivas à Arrábida da autoria de diferentes poetas que cantaram a “Serra Mãe”.

ARRABIDA DESCONHECIDA é um livro que conta a aventura de uma patrulha de escuteiros que durante três dias faz uma digressão pelo Parque Natural da Arrábida e, nesse espaço candidato a Património Mundial da Humanidade, vai tomar contacto com as mais diferentes realidades, aprendendo muito a seu respeito.

Este é o 4º livro escrito por este escritor SUD português, que destina os proventos financeiros dos seus trabalhos literários para o Programa Caderno Escolar de sua iniciativa e que proporciona a distribuição de cadernos escolares de forma gratuita a crianças carenciadas economicamente de Portugal e países africanos de expressão portuguesa.

Se estiver interessado em obter um exemplar e não encontrar esta obra que é simultaneamente um livro de aventuras e um guia ecoturistico da Arrábida, contacte o autor pelo endereço: editor@alaum.net

quarta-feira, julho 11


A CNN elegeu as oito maravilhas religiosas dos Estados Unidos da América. Entre os edifícios selecionados encontra-se o Templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias da cidade de Salt Lake City.

terça-feira, julho 10


Da autoria de Eugênio Rocha, Diretor de Assuntos Públicos Multiestacas  Sorocaba, publicado na página brasileira desta entidade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reproduzimos a seguinte notícia pelo seu interesse e oportunidade:

 Em 10 de Julho de 2012 quinze crianças especiais da Creche Maria Claro receberam cadeiras de rodas doadas pelo programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Os Mórmons).
Nesta data foi realizada uma singela cerimonia de entrega das cadeiras para os pais e crianças ali presentes, onde também participaram o Presidente Jardim (Estaca Sorocaba), Sr. Ademir Silva (Presidente da Creche), Pais, funcionários, Professores e voluntários, além de outros lideres locais da Igreja.
Irmão Edigilson (DAP Estaca Sorocaba) dirigiu a cerimônia e cumprimentou os presentes salientando a importância do programa de Ajuda Humanitária da Igreja na vida de crianças e adolescentes tão especiais quanto as que ali estavam presentes, agradeceu o privilégio proporcionado a todos os que se empenharam para que esta doação fosse possível e convidou os Missionários de Tempo Integral ali presentes para apresentarem um hino especial para posteriormente fosse proferida uma oração.
Em seguida o tempo foi passado ao irmão Eugênio Rocha que em poucas palavras definiu esta ação como uma benção a todos que de alguma forma proporcionaram este momento tão especial. Estas Crianças tem uma missão especial nesta vida, a sua existência e sua presença nos faz pessoas melhores do que somos, encerrou o irmão.
Em seguida o Sr. Ademir Silva(Presidente da Creche) agradeceu pelo apoio que tem recebido da Igreja ressaltando que o trabalho desenvolvido pelos programas Mãos que Ajudam e Ajuda Humanitária retratam a seriedade e o amor fraternal que emanam os irmãos, o que torna possível e compensador dedicar a vida por crianças tão especiais que estão sob responsabilidade de uma equipe ativa e competente.
Para Finalizar, Presidente Jardim agradeceu a presença de todos, em especial das crianças e seus responsáveis, falou sobre o olhar dos lideres da Igreja para as ações sociais, realçando a bravura dos pais e dos professores da creche por dedicar seu amor fraterno e esforços na educação e inclusão destas crianças. Presidente Jardim finalizou com a disposição de sempre apoiar as ações deste trabalho, entre outros que se julgue prudente e importante nas vidas do cidadão, e em maior ênfase, dos Filhos de Deus.


O Templo de Brigham City, Utah, EUA, vai ser aberto para visita pública

Está agendado para o período de 18 de agosto a 15 de setembro de 2012 o período de portas abertas do novo templo SUD de Brigham City.

Não haverá visitação pública aos domingos ou no dia 8 de setembro.

Os ingressos para as portas abertas  poderão ser levantados  a partir de 30 de julho de 2012 no website  http://mormontemples.org/eng/brighamcity

Outras informações também estão disponíveis nesta página (disponível em inglês).

Depois de passado o período de portas abertas, o templo será formalmente dedicado em três sessões (transmitidas por canais fechados de televisão para as congregações locais) no dia 23 de setembro de 2012.

Depois de dedicado, o Templo de Brigham City será aberto apenas para membros que possuem uma recomendação emitida pelos seus líderes eclesiásticos.

O distrito do templo possui mais de 40.000 Santos dos Últimos Dias (Mórmons) divididos em 13 estacas da igreja no nordeste de Utah e sudeste de Idaho.

Para comemorar o nascimento desta nova “Casa do Senhor” haverá uma celebração cultural, como já vem sendo habitual em todo o mundo,  apresentando música, canções, e danças realizadas por membros locais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia anterior à dedicação.

segunda-feira, julho 9


Reunião Geral do Sacerdócio da Estaca de Setúbal

Sábado, dia 14, pelas 20,00 horas a Estaca de Setúbal de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, levará a efeito a sua Reunião Geral do Sacerdócio.

Esta reunião não terá um local específico, como costuma acontecer. Por uma questão de economia de recursos, os portadores do sacerdócio deverão reunir-se nas suas capelas e a reunião far-se-à com o recurso aos meios tecnológicos  existentes, via internet.

As Unidades SUD da cidade de Setúbal  reunir-se-ão nas instalações da Ala II.

domingo, julho 8

BRASIL - SÃO PAULO



Acha que está preparado para uma situação de emergência?

Minha estaca tem um plano de emergência pronto em caso de o Big One (terremoto esperado em Utah há décadas) atingir. Todo ano uma lista de pertences é dada à Estaca, por exemplo, quantos sacos de dormir, geradores, fogões de camping, barracas, ferramentas, filtros de água, etc. etc. etc. cada família possue.

Também é listada para quantos meses cada família tem armazenamento, talentos individuais (quem pode ajudar com que, especialmente médicos e enfermeiras, e tudo mais, desde eletricistas e mecânicos até trabalhadores de obra e profissionais liberais), necessidades básicas.

 A estaca a cada 6 meses (geralmente na semana antes da Conferência Geral) faz questão de que todas as famílias possuam kits 72 horas para cada pessoa da família.

Ou seja, todos devemos estar preparados, pois em caso de um terremoto ou qualquer outro acidente, todo mundo vai ter que compartilhar o que tem com aqueles que não tem.
Chris Ayres