À ESPECIAL ATENÇÃO DOS GENEALOGISTAS
O Arquivo Distrital da Guarda – Portugal dispõe de um excelente serviço informativo, enviando newslleters periodicamente com as novidades dos seus serviços.
Desta vez, destacamos a seguinte informação com interesse para todos os genealogistas que procurem pesquisar os seus ancestrais relacionados com aquela região de Portugal.
REGISTOS VINCULARES- PATRIMÓNIO ARQUÍVÍSTICO “On Line”
O ADGRD, tem procurado disponibilizar, na medida dos seus recursos, através do seu repositório local na internet - DIGITARQ, um cada vez maior e mais diversificado número de documentos em formato digital.
Neste sentido, disponibilizámos recentemente, em formato digital, catorze dos quinze livros dos registo vinculares detidos pelo ADGRD.
Os Registos Vinculares - A partir do século XIII, a constituição de vínculos ou morgados, assumiu-se como forma institucional e jurídica, pela qual a nobreza procurava assegurar o carácter indivisível e inalienável dos bens e direitos senhoriais. Assim, procurava-se que tais bens e direitos se transmitissem sempre ao filho varão.
A partir do século XVIII, os vínculos começam a ser postos em causa. Por Decreto de 4 de Abril de 1835, foram abolidos alguns vínculos cujos rendimentos eram inferiores a 200 reis. Decreto de 30 de Julho de 1860, extingue os vínculos de rendimento até 400 reis, obrigando ao registo dos vínculos restantes.
É na sequência de tal Decreto que são produzidos os registos vinculares, documentos que integram o fundo do Governo Civil da Guarda.
Para consultar tais documentos em formato digital, descarregar imagens ou proceder à sua impressão siga a ligação - Registos vinculares.
Para saber mais contacte : www.adguarda.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário