quinta-feira, fevereiro 7


NOTICIA PUBLICADA EM PORTUGAL PELO JORNAL EXPRESSO

Obama contra discriminação gay nos escuteiros
A poucos dias da discussão nos EUA da proibição que impede a entrada de homossexuais nos Boy Scouts of America, o Presidente Barack Obama defendeu o fim da discriminação contra gays na organização norte-americana de escuteiros.
Maria Luiza Rolim
16:17 Segunda feira, 4 de fevereiro de 2013
Em pleno séc.XXI, os homossexuais continuam a ser impedidos de ingressar nos escuteiros norte-americanos, por causa da sua orientação sexual. Ontem, porém, Barack Obama - que quer devolver aos EUA o epíteto de "terra dos sonhos"- manifestou-se a favor do fim da discriminação contra os gays nos Boy Scouts of America.
O Presidente norte-americano antecipou-se, assim, à votação da proibição contra os homossexuais nessa que é uma das maiores organizações de jovens dos Estados Unidos, com mais de 4,5 milhões de membros, e que está agendada para a próxima quarta-feira. E se depender de Obama, o veto será levantado.  
A norma discriminatória, que abrange também os ateus e as meninas, vem desde 1910, data da fundação da Boy Scouts of America.  
Igualdade de oportunidades

Numa entrevista  em direto ao canal televisivo CBS, pouco antes da abertura do Super Bowl, Barack Obama declarou-se a favor do fim da discriminação contra os homossexuais nos escuteiros.
"A minha postura é que gays e lésbicas deveriam ter oportunidades idênticas às desfrutadas pelos demais cidadãos norte-americanos em qualquer instituição ou atividade", declarou Barack Obama por insistência do jornalista da CBS, Scott Pelley.
Recorde-se que em 2012, a Boys Scouts of America, organização americana conservadora que reúne exclusivamente escuteiros do sexo masculino, reafirmou a sua política de exclusão de homossexuais.
Na ocasião, anunciou que iria manter a decisão do Supremo tribunal dos EUA que em 2000 legitimou a expulsão de um escouteiro gay sob a alegação de que a Boy Scouts of America é uma associação privada. Essa decisão trouxe à tona o tema da homofobia e povocou polémica nos EUA.
COMUNICADO OFICIAL DA IGREJA SUD DIVULGADO PARA TODO O MUNDO

Igreja alerta contra especulações 
sobre Escutismo
SALT LAKE CITY  - 06-fev-2013
Ao longo de 100 anos, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem desfrutado de uma relação forte e gratificante com Boy Scouts of America tendo ambas as organizações trabalhado para construir e reforçar o caráter moral e habilidades de liderança de jovens.
O recente anúncio de que BSA planeava fazer uma mudança de política nas suas normas para a participação e liderança provocou um intenso debate de vários segmentos da sociedade. Acreditamos que BSA agiu sabiamente em adiar a votação sobre esta questão política até que as implicações possam ser mais cuidadosamente avaliadas.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está a avaliar cuidadosamente as consequências desta mudança de política no programa da Igreja para construir e fortalecer os rapazes, mas não comentou sobre ela e uma decisão não será tomada até que tenhamos avaliado todas as implicações. Alertamos os outros a não especular sobre a nossa posição, dentro ou fora do movimento Escutista nem  falar em nome da Igreja. A Igreja não  desencadeou qualquer campanha para  impedir qualquer mudança de política.

Sem comentários: