quinta-feira, dezembro 23



Embaixador grato pelo serviço humanitário da Igreja

Um antigo refugiado do Kosovo expressa agora a sua gratidão pela ajuda que a Igreja lhe prestou.

Outrora um refugiado do Kosovo, Avni Spahiu é agora um embaixador nos Estados Unidos da América da nação que, a 16 de Novembro, expressou a uma Autoridade Geral a sua gratidão pelo serviço humanitário prestado pela Igreja durante o período negro da década passada.

Essa expressão de gratidão ocorreu a 16 de Novembro, quando o embaixador discursou na Universidade de Utah Valley em Orem, Utah, como orador convidado.

Ross "Rusty" Butler, vice-presidente da Universidade de Utah Valley, que acompanhou o Sr. Spahiu na sua visita, relatou a seguinte história: "Na década de 1990," escreveu num e-mail, "um jornalista e editor de um Jornal clandestino do Kosovo, Avni Spahiu, tornou-se um refugiado devido à limpeza étnica levada a cabo pelas tropas Jugoslavas que acabaram por expatriar, segundo os cálculos das Nações Unidas, mais de 1 milhão de Albaneses do Kosovo.”
"As forças militares aéreas e terrestres da NATO envolveram as tropas de Milosevic numa guerra feroz até à rendição do ditador Jugoslavo em Junho de 1999. Dezenas de milhares de Albaneses do Kosovo foram mortos, e valas comuns revelaram cerca de 2000 corpos.”

"O sofrimento humano foi aterrador, e muitas organizações humanitárias avançaram com medidas de socorro. Uma das mais proeminentes foi a dos Serviços Humanitários SUD, que em 1999 apelou à doação de mantas para os refugiados, na medida que o Inverno se aproximava." Centenas de milhares de mantas chegaram de terras distantes.

O Sr. Spahiu foi um dos que beneficiou deste esforço levado a cabo pelos serviços SUD. Em 2008, tornou-se no primeiro embaixador do Kosovo nos Estados Unidos, a mais recente nação do mundo. Ele foi um dos oradores na Universidade, nos dias 14 a 17 de Novembro, durante a sua primeira visita a Utah. Estando em Utah, visitou a sede da Igreja e conheceu o Elder Russell M. Nelson do Quórum dos Doze Apóstolos, que, dois meses antes, havia dedicado o Kosovo à pregação do evangelho.

"Em nome do povo do Kosovo, o embaixador Spahiu agradeceu ao Elder Nelson pela generosidade que os membros da Igreja haviam demonstrado por ele e pelo seu povo,” escreveu o administrador da Universidade. "Pouco tempo depois, no decurso da sua visita ao Centro Humanitário SUD, o embaixador e a sua filha VJosa foram presenteados com uma outra manta, completando assim o círculo."

Por: R. Scott Lloyd - Jornalista do Church News

Noticia veiculada por www.igreja-jesus-cristo.pt

Sem comentários: