sábado, julho 3

Faleceu o maior pintor mórmon

Com 96 anos faleceu o grande pintor artístico mórmon Arnold Friberg, um contador de histórias que se servia do seu enorme talento com a paleta e pincel para ilustrar o que lhe ia na alma e no pensamento.

Arnaold Friberg é mais conhecido em todo o mundo pelas suas pinturas descritivas patentes no Livro de Mórmon e pela célebre pintura “A oração em Valley Forge” mostrando o Presidente George Washington de joelhos, numa floresta, em pleno Inverno, ao lado do seu cavalo.

Friberg nasceu em 1913, filho de pai sueco e mãe norueguesa, ambos emigraram para os Estados Unidos. Na adolescência ganhou a vida trabalhando como pintor de letreiros, porém a fama veio com os trabalhos que acabou por desenvolver para o célebre filme de Cecil B. DeMille, “Os Dez Mandamentos”.

Para muitas pessoas, Friberg era considerado um embaixador artístico de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, as suas obras de arte encontram-se disseminadas por diversas e conceituadas partes do mundo.

Friberg batizou-se na Igreja SUD aos 8 anos e serviu como soldado de infantaria na segunda Guerra Mundial. Em 1950 mudou-se para Utah e foi nesse ano que pintou as doze cenas do Livro de Mórmon uma encomenda que lhe tinha sido feita pela Presidente da Organização da Primária da Igreja .

Posted by Picasa

Sem comentários: