quarta-feira, abril 30

TRABALHAR, PRODUZIR E POUPAR

Rui Gaspar

Quer queiramos ou não, quer gostemos ou não, a solução terá forçosamente de passar por aqui. Sem trabalho não haverá criação de riqueza, sem produção não haverá desenvolvimento e se não tivermos hábitos de poupança, cedo ou tarde estaremos em maus lençóis, até porque o dinheiro é mais fácil de gastar do que de poupar …

A máxima TRABALHAR, PRODUZIE E POUPAR, aplica-se a todos, quer individualmente, quer às famílias ou mesmo aos países.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon reuniu esta semana com os líderes de 27 agências internacionais para delinear uma estratégia tendente a suavizar o que a ONU chama de “tsunami silencioso” nos preços dos alimentos. Por agora, as soluções apontam para o longo prazo: “vamos precisar que as pessoas que por alguma razão pararam de produzir voltem a fazê-lo”, disse o porta-voz da OMC.

Tudo isto, devido à grande preocupação das autoridades internacionais pela escassez de alimentos e à subida vertiginosa dos preços dos cereais .

Desde à muito tempo que a Igreja nos vem alertando para sermos sábios e previdentes na gestão económico/financeira dos nossos agregados familiares. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias aconselha os seus membros em particular e todo o mundo em geral para que criem hábitos de trabalho, desenvolvam os seus talentos e sejam comedidos nas despesas. Alerta com frequência para a questão das dívidas, chamando especialmente a atenção para o custo dos juros dos empréstimos e para o facto de as pessoas, por vezes, viverem acima das suas reais capacidades financeiras.

Todos vamos ouvindo falar destas questões, o curioso é que quando falamos no assunto, entre nós, ficamos com a impressão de que este discurso é para os “outros” e não para nós, até parece que estamos fora do perigo ocasionado pelas nefastas consequências de um assunto que já tomou proporções à escala global.

Parece que estamos de fora, que este assunto é para ou outros, só que parece mas não é ! como tal, o melhor é pormos em prática, de uma vez por todas, a velha máxima de trabalhar, produzir e poupar isto se não quisermos enfrentar, mais cedo do que pensamos, as nefastas consequências por termos ignorado sábios e oportunos conselhos, é que o povo , na sua sabedoria, costuma dizer: “quem nos avisa, nosso amigo é “ !

Posted by Picasa

Sem comentários: