terça-feira, abril 17


Reportagem na aldeia brasileira Limão Verde

Mais de 150 índios (adultos e crianças) foram beneficiados com o corte de cabelo na Aldeia Limão Verde, em Aquidauana, onde voluntários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias doaram uma mini fábrica de polpas de frutas e ensinaram as famílias a armazenar alimentos (grãos e farináceos, principalmente) que eram perdidas diariamente pelo mofo e pela ação de ratos.

A informação é de Márcio Patelli e Tânia Bogado, diretores de assuntos públicos da igreja. O Cacique Alberto de Oliveira Dias deu início à cerimônia de abertura das atividades na aldeia que fica a 18 quilometros da cidade. Ele falou na língua Terena e depois em português. 

Um coral de estudantes do 1 e 2 ano da escola da local cantou o hino "Grandioso És Tu" no idioma Terena. A Limão Verde tem hoje cerca de 1.500 habitantes. Da família Aruak, a língua terena é falada pela maioria das pessoas que se reconhecem, hoje, como Terena. 

Mais de 50 voluntários do programa Mãos que Ajudam, da igreja, realizaram as ações sociais. Além deles, conhecidos também como Mórmons, estavam presentes também pessoas da Geração de Renda da Prefeitura de Aquidauana e funcionários do TRE/MS. 

Além dos cortes de cabelo os indígenas receberam palestras de Boas Práticas e também tiveram a oportunidade de regularizar a situação junto ao TRE. A Prefeitura de Aquidauana está reformandoo imóvel onde a fábrica de polpa de frutas foi instalada.

Os voluntários do Mãos que Ajudam realizaram também uma oficina ensinando como armazenar grãos aumentando o prazo de validade dos alimentos por até 5 anos. Foram armazenados mais de 100 quilos de feijão. Esta técnica ensinada vai ajudar a guardar de maneira segura tanto alimentos para o consumo das famílias como grãos para o plantio, de maneira segura.

Antonio, presidente da "AMALVI", uma das associações da aldeia Limão Verde afirmou que "esse armazenamento de grãos vai nos ajudar a guardar sementes para o plantio, pois guardando em sacas elas pegam umidade e apodrecem. Desta maneira vamos ter sementes guardadas por um bom tempo sem medo de perdermos nossas reservas".

No final das atividades do dia foram doados pela Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, equipamentos para uma fabrica de polpa de frutas, possibilitando assim o aproveitamento de muitas frutas abundantes na região, que antes eram perdidas, pois amadureciam e se estragavam, transformando em polpa e congelando para consumo posterior ou vendendo a polpa congelada gerando renda para a aldeia.

"Este era um sonho antigo, e muito esperado por todos aqui na aldeia Limão Verde, que hoje vemos concretizado com a Ajuda Humanitária desta maravilhosa Igreja. Só posso pensar que é um presente de Deus", comenta o Cacique Alberto.

Participaram desta ação membros das Estacas Campo Grande e Campo Grande Monte Líbano. O presidente da Estaca Campo Grande Monte Líbano, Sérgio B. Borba agradeceu ao cacique e aos habitantes da aldeia e explicou como funciona o trabalho dos Serviços Humanitários da Igreja e Mãos que Ajudam.

A Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo realiza várias ações no Brasil e no mundo, e está envolvida em muitos esforços para ajudar os necessitados, através da Ajuda Voluntária Mãos que Ajudam e da Ajuda Humanitária. No ano passado foram doadas 3.000 cadeiras de rodas no país e também realizadas diversas ações de iniciativa local como esta na Aldeia Limão Verde.

Só no Mato Grosso do Sul foram realizadas 5 ações pela Ajuda Humanitária entre 2011 e 2012 e mais de 10 ações pelos voluntários Mãos que Ajudam.

Sem comentários: