sexta-feira, dezembro 16


Brasil - Araraquara 
Lançamento do Projeto Nacional 2012 : “Mãos que Ajudam a Armazenar e Doar alimentos” ocorre no interior paulista





Prefeito e Primeira-Dama participam do lançamento do Mãos que Ajudam 2012

Mais de 300 voluntários vestiram o colete do Programa Mãos que Ajudam, desenvolvido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e participaram, no último sábado, 3 de dezembro, em Araraquara, do lançamento do projeto piloto da Ação Nacional para 2012 – “Mãos que Ajudam a Armazenar e Doar alimentos”. Projeto sugerido para ser levado a efeito em todo o Brasil – no dia 28 de julho de 2012.

A ação no interior paulista foi um projeto articulado pela Presidência da Estaca Araraquara, sob a liderança do Presidente Leonardo Silva, por meio dos líderes das unidades e do conselho de assuntos públicos da estaca. Todo o trabalho foi coordenado junto ao poder público. “Delegar foi a chave do sucesso para desenvolver esse projeto”, disse Presidente Silva. Cheio de felicidade observou: “Ver os membros da minha estaca aqui, famílas, jovens, crianças, unidos e animados, é minha maior gratidão”.

O lançamento do projeto na cidade foi uma proposta do Departamento de Assuntos Públicos da Área aos líderes da região durante reunião de treinamento realizada no dia 22 de outubro. Naquela oportunidade os líderes da estaca aceitaram a sugestão e desafio.
Relacionamento Governamental
O prefeito Marcelo Barbieri e a primeira-dama Maria Helena Barbieri (Zi Barbieri), presidente do Fundo Social de Solidariedade, participaram desde o planejamento da ação, dias antes do projeto, receberam em seu gabinete representantes da Igreja – (Veja notícia no link -http://araraquara.sp.gov.br/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=5016) e envolveram-se desde a indicação das entidades que seriam atendidas, até sua participação pessoal na oficina de armazenamento realizada na capela.

“Estamos felizes que essa campanha nacional tenha seu lançamento em nossa cidade. Isto muito nos orgulha”, comentou o prefeito. A primera-dama, Dona Zi Barbieri, como é conhecida, percebeu: “Lindo ver as famílias unidas participando de causas voluntárias e sociais. Parabéns aos membros da Igreja”.

O Vereador Tenente Santana também participou da oficina: “Essa garrafa foi eu mesmo que armazenei e quero guardar de lembrança”, comentou ele durante entrevista.

Linha de Produção
O projeto piloto serviu para que uma equipe de produção profissional de vídeo estivesse presente fazendo imagens da ação, assim como um fotógrafo profissional. As imagens desse projeto serão utilizadas na produção de todos os materiais de divulgação da ação em todo o país.

O salão cultural da capela transformou-se numa grande linha de produção no armazenamento de 800 e 400 quilos de arroz e feijão respectivamente. Na ordem dos trabalhos, voluntários de todas as idades ajudavam desde a limpeza das garrafas pet, até a colocoção das etiquetas com as informações sobre o armazenamento.

A cadeirante Elisa da Silva expressou seus sentimentos: “Acordei hoje feliz em poder com minhas mãos ajudar ao próximo”.

Relacionamento Inter-religioso
No início dos trabalhos do dia cada voluntário recebeu seu colete Mãos que Ajudam, e não foi diferente para a Irmã Maria, que dirige o Lar São Francisco de Assis, asilo que atende cerca de 150 de idosos. Logo que pegou o colete, vestiou-o numa manifestação que o amor ao próximo é maior que as fronteiras religiosas. “Obrigado por escolher nossa entidade para participar dessa ação”, disse a irmã.

No final da tarde, cerca de 50 voluntários estiveram pessoalmente no Lar São Francisco de Assis para entregar parte do alimento armazenado. A entidade tem 90 anos no atendimento a idosos e todas as atividades mantenedoras são voluntárias e coordenadas com apoio da Ordem Franciscana - Igreja Católica.

Durante a entrega dos alimentos na instituição, irmã Fontes, que gerencia o asilo disse sobre a doação vinda de outra religião: “Jesus esta feliz hoje”.

Cobertura de Mídia
A imprensa local deu cobertura total ao evento. Estiveram presentes equipes de televisão e toda a assessoria de comunicação do governo municipal.

Veja matéria no link:
http://www.araraquara.sp.gov.br/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=5121

Gravação Vídeo Piloto – Técnicas de Armazenamento
Como forma de apoio às estacas que participarão do Projeto Nacional – Mãos que Ajudam em 2012, um vídeo com noções básicas de técnicas de armazenamento foi gravado para posterior envio a todas as unidades do Brasil. O objetivo desse material é sincronizar, estimular e ensinar sobre técnicas básicas.

O projeto em Araraquara foi um modelo de organização e ação. Vale ressaltar que os objetivos básicos do propósito das ações foi alcançado: fortalecer o testemunho dos membros em relação ao serviço ao próximo, criar laços de amizade entre líderes da Igreja e formadores de opinião pública; fortalecer o relacionamento com a mídia e criar e estabelecer relacionamento inter-religioso.

No final do projeto, cansado é verdade, mas com um sorriso no rosto, o  Presidente Silva expressou: “O melhor de tudo é ver os membros da estaca unidos, trabalhando juntos”.

Fonte – Texto e fotos – Assuntos Públicos Brasil , Laureni Fochetto e Conselho de Assuntos Públicos Estaca Araraquara

Sem comentários: