terça-feira, fevereiro 22

A IGREJA SUD VISTA POR UM NÃO MÓRMON

"De todas as Igrejas e Religiões que conheço, penso que esta é das mais democráticas por aquilo que conheço apesar de eu não ser membro dela nem de qualquer outra.

Aliás, passo a contar algo que eu próprio dou testemunho disso quando há algum tempo atrás eu tinha o hábito de distribuir minhas mensagens de ordem espiritual por todos os templos e igrejas de Setúbal, que agora faço no meu site pessoal.

Normalmente eu fazia isso todos os domingos bem cedo antes de abrirem suas portas, deixando por baixo delas ou em suas caixas do correio as minhas missivas, inclusive ao Bispo de Setúbal que chegou a responder-me por carta agradecendo meus artigos que apreciava.

Um dia fui apanhado em ‘flagrante’ a colocar um desses meus panfletos por baixo da porta da Igreja de Jesus Cristo dos SUD na minha cidade e quando me voltei vi uma pessoa sorrindo para mim dizendo assim: “Ahhhh, com que então é você o autor dos artigos que tenho visto aqui na Igreja!” E me estendeu a mão em sinal de amizade, dizendo que alguns desses meus artigos eram publicados no jornal da Igreja, o ALAUM, que me deixou muito honrado e surpreendido pelo facto. Estivemos conversando um pouco trocando algumas ideias aonde fiquei sabendo que ele era o próprio bispo naquele período em que o conheci, já que são mudados de 5 em 5 anos se não estou em erro.

Hoje somos bons e grandes amigos e várias vezes fui convidado para estar presente em festas da Igreja e até para discursar para uma assembleia de muita gente falando sobre a minha experiência pessoal de vegetariano, já que reconhecem o benefício dessa alimentação na nossa vida de seres humanos, não só a nível físico como mental e espiritual. Fi-lo com muito agrado e me senti honrado, coisa que não sucederia certamente em qualquer outra Igreja onde eu não fosse membro.

De resto fui convidado a fazer parte dela (da Igreja) mas por questão de princípios não aceitei, porque tenho alguma dificuldade em ser desta ou daquela Religião, pois sinto-me mais livre e disponível para lidar com todas as pessoas de igual modo, respeitando suas crenças, sem pretender convencê-las de que minhas ideias sobre a Vida, Deus ou o Universo são as melhores. Cada um está no seu grau de evolução e desenvolvimento pessoal independentemente de estar ligado ou não a qualquer Religião. Aliás, sobre isso tenho por hábito dizer que “todas as Religiões são parcelas da Verdade” e esta não é exclusiva de ninguém. Infelizmente o fanatismo e a obstinação da crença religiosa tem sido a maior causa de violência, guerras e dissenções entre os humanos que falam da paz e amor mas não têm feito este mundo melhor.

Resumindo e concluindo, por aquilo que conheço desta Igreja dos SUD, é verdadeiramente democrática por aceitar as diferenças e conviver de bem com elas, conquistando as pessoas pela Amizade e Solidariedade e não pela “palavra de Deus” imposta e sim educativa em que se transmite conhecimento e luz com base na doutrina de Jesus, sendo a Bíblia Sagrada e O Livro de Mórmon a sua orientação.

Abraços.

Rui Palmela

1 comentário:

Kita disse...

Ora aqui esta' um Homem de bem! Mais "mormon" que muitos de nos ;) Leia o Livro de Mormon (ou releia) e permita que lhe fale ao coracao.
Um abraco!