sábado, outubro 29




O mau tempo está a afetar milhões de pessoas e as capelas mórmons também não escapam às intempéries.

As maiores inundações dos últimos cinquenta anos atingem a Tailândia nesta época das monções, ocasionando que na região da capital do país, Bangkok, tenham já sido contabilizados até agora 373 mortes e mais de 12 milhões de pessoas estão a ser afetadas pelas águas.

Mais de uma centena de membros da Igreja abandonaram as suas casas para se refugiarem em zonas mais elevadas e, de acordo com o Presidente da Missão Tailândia Bangkok, Michael Smith, todos os missionários mórmons encontram-se bem, tendo aqueles que viviam em zonas mais baixas sido transferidos para locais mais altos.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dispõe na Tailândia de cinco Distritos (organização equiparada a pequenas dioceses) e um Ramo cujos membros reúnem em seis capelas, sendo que quatro desses edifícios se encontram afetados pela intempérie. Em função desta anormal situação todas as reuniões da Igreja foram canceladas.

Com vista a apoiar as pessoas afetadas a Igreja SUD tratou já de enviar 2.400 kits de alimentos bem como 4.000 kits de higiene, o qual inclui: sabonete, sabão, creme dental e escovas de dentes que foram distribuídos para áreas a norte de Bangkok onde continuam graves inundações.

A Igreja também comprou 10 mil cobertores e outros equipamentos básicos de emergência para ajudar as vítimas das enchentes e doou 2.000 banheiros portáteis, os quais ajudam a prevenir a propagação de doenças nas áreas mais afetadas. Cerca de 500 dessas casas de banho e outros equipamentos foram distribuídos em Lopburi.

Para distribuir tudo isto a Igreja estabeleceu parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e de Segurança Humana da Tailândia, bem como com o Real Exército Tailandês.

Também nos Estados Unidos, no Estado da Flórida, a forte chuva que se tem vindo a fazer sentir nos últimos dias ocasionou que uma capela da Igreja fosse fortemente afetada, levando os responsáveis SUD a interditar a mesma para reuniões, por um período de 90 dias, o tempo que se estima para a necessária reparação.

A cobertura deste edifício já tinha sido afetada pela forte chuva e vento de um dos últimos furacões a atingir aquela região, embora tivesse sido reparada posteriormente.

Assim, os Santos dos Últimos Dias das congregações de Silver Lakes, Westo e Pembroke Pines foram distribuídos temporariamente por outros locais de reunião, passando a primeira congregação a reunir em Miami Garden e as outras duas no Centro de Estaca de Fort Lauderdale.

Sem comentários: