quarta-feira, outubro 12


Salt Lake City – Repórter da Revista Veja visita Salt Lake City e prepara matéria sobre

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias


Andre Pettry, correspondente internacional da Revista Veja, em Nova York, passa quatro dias em Salt Lake City para produzir matéria sobre a Igreja de Jesus Cristo

O repórter André Pettry e o fotógrafo Gilberto Tadday, da Revista Veja, chegaram em Salt Lake City, no sábado, 1º de outubro. O objetivo da viagem foi conhecer mais e melhor A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Aqui nos Estados Unidos vivemos o chamado: “Momento Mórmon”. E conhecer o trabalho da Igreja é importante”, disse André. Ambos foram recebidos pelo Departamento de Mídia da Igreja.

A visita teve seu início durante a 1ª Sessão da Conferência Geral, na manhã do domingo, enquanto o jornalista assistia atentamente os oradores, o fotógrafo circulava pelo Centro de Conferência registrando os momentos. Pettry ficou surpreso com o tamanho do centro de reuniões, mas não só isso, achou o Coro do Tabernáculo Mórmon impecável e a reunião em si, um momento singular: “Não esperava que uma reunião de duas horas de duração seria tão agradável. Gostei dos oradores que são harmoniosos e descontraídos. Tratam de assuntos relevantes com simplicidade e suavidade, sem ser uma coisa maçante”, comentou ao final da conferência. Após, ainda no local, conversou com algumas pessoas, entre elas, líderes de outras religiões que estavam presentes.

André Pettry é correspondente da Veja, a quarta maior revista do mundo, com mais de 1 milhão e cem mil cópias publicadas por semana, há cerca de 25 anos. Desde 2008 atua como correspondente internacional desse veículo de comunicação em Nova York.

Durante os dias da visita, ambos conheceram a Praça do Templo, onde foram recebidos por Sister Tobias e Sister Chaves, ambas do Brasil, elas foram entrevistadas. Comentaram sobre o sentimento de servir uma missão. Os visitantes também visitaram o Museu da Igreja onde conheceram mais sobre a história da Igreja e da região. “A história da cidade esta ligada aos mórmons de forma direta. Esse museu é magnífico. Preservar a história é fundamental”, comentou André. Ainda na tarde de domingo, entrevistou Gary Neelleman, Cônsul Honorário do Brasil em Utah.

Na segunda-feira, dia 3, a visita foi na Universidade de Brigham Young (BYU) e no Centro de Treinamento Missionário (CTM). Na BYU, ambos visitaram o complexo – circulando num carrinho de golfe - e puderam almoçar com os professores dos Cursos de Português, Literatura e Comunicação Social – Jornalismo. No prédio de Comunicação visitaram os estúdios e redações. “Essa universidade é impressionante”. André fez questão de assitir ao Telejornal da Universidade no Estúdio.

Ainda pela manhã, André Petrry e Gilberto Tadday participaram de uma aula de Edição na Internet, foram questionados pelos alunos e compartilharam suas experiências profissionais ativamente na aula. Após o almoço, junto com outros estudantes do Curso de Literarura Portuguesa, sentados como alunos, assistiram uma aula.

Na sequência, a visita foi no CTM. Conheceram toda a estrutura do Centro de Treinamento Missionário, que a cada semana tem uma movimentação de 800 missionários. São 400 que chegam e outros 400 que partem para o campo. A estrutura é tão grande que diariamente são movimentadas 4 mil cartas e pacotes pelos Correios. São cerca de 50 idiomas sendo ensinados. No auditório, cabem cerca de 2.300 missionários e no refeitório 800. André Pettry estava muito interessado em conhecer esse trabalho. Durante sua visita conversou com missionários que estão indo para o Brasil, assistiu uma aula de português e conheceu o funcionamento do programa de ensino.

Os comunicadores também conheceram o Centro de Ajuda Humanitária e o Centro de História da Família. E na conclusão da visita, o repórter entrevistou Élder Neil L. Andersen, do Qórum dos Doze Apóstolos e o Élder Claudio Costa, Setenta, Presidente da Área Brasil. A conversa aconteceu no escritório do Élder Andersen. André buscou conhecer mais sobre a visão da Igreja quanto a política e a possível canditadura de um membro da Igreja para a Presidência dos Estados Unidos, também quis entender sobre o atual momento da Igreja nos Estados Unidos e no mundo. “Não é meu objetivo saber sobre a doutrina ou assuntos polêmicos da história da Igreja, como a poligamia. Isso já ficou no passado. Meu objetivo é saber sobre a Igreja hoje”, comentou o repórter.

Élder Andersen foi muito cordial e aberto. Conquistou ao repórter com sua sinceridade e disposição. Após, todos foram para a Praça do Templo para registrar em fotos a entrevista. “Gostei muito do Élder Andersen. Ele foi muito aberto e receptivo”, expressou Pettry.

Nas próximas semanas, segundo o repórter, ele trabalhará no texto da matéria. Não há uma data específica para publicação. “Deixo Salt Lake City com alegria e gratidão. Todos estão de parabéns”, expressou o jornalista.

Texto e Fotos – Assuntos Públicos Brasil

Nei Garcia

Assuntos Públicos

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Sem comentários: