sexta-feira, fevereiro 1

BOM DIA RAPAZES

Tive oportunidade de estar por algum tempo, entre um bonito grupo de mais de duas dezenas de jovens norte-americanos, estudantes da Universidade Brighan Young (BYU) que se deslocaram ao Templo de Madrid, afim de ali, fazerem baptismos vicários.

Ao falar com alguns membros deste interessante grupo, onde predominavam em grande maioria as moças, (vinte moças e quatro rapazes) fiquei a saber que estudavam em diferentes cursos, da medicina até às relações internacionais e que estavam em Espanha para aprenderem mais sobre a cultura daquele país e aperfeiçoar o seu conhecimento da língua castelhana.

Para o efeito a BYU estabeleceu um protocolo de colaboração com a Universidade de Alcalá o que permitiu àqueles jovens desfrutarem desta magnifica oportunidade durante um período de três meses.

Ao ver e contactar com este grupo, veio-me logo à mente as palavras avisadas do nosso falecido Presidente Gordon B. Hincley numa das últimas Conferencias Gerais da Igreja, quando incentivou, mais uma vez, todos os jovens a estudarem mais, chamando especialmente a atenção dos rapazes para o fazerem, porquanto as moças estavam a ultrapassa-los, de longe, completando cursos superiores enquanto eles se ficavam pelo caminho.

Este facto pode ser só por si gerador de desequilíbrios familiares levando em última instancia ao insucesso do casamento e como tal à destruição da família, isto porque ao gerar diferenças culturais, por vezes agudas, pode gerar também desequilíbrios de ordem financeira e social de entre outros.

Também em Portugal este fenómeno é já uma realidade bem visível. As moças estão em grande maioria mas nossas Universidades, enquanto os rapazes deixam de estudar, muitos deles sem sequer completarem o 12º ano de escolaridade.

Se vocês rapazes não procurarem estudar agora de forma a conseguirem um curso que vos permita vir a desenvolver uma actividade devidamente bem remunerada no cada vez mais competitivo mercado de trabalho, não queiram amanhã adquirir bens de consumo para os quais não têm capacidade financeira, porque não o vão conseguir !

Para poderem ter um nível de vida decente e para conseguirem o suficiente para as vossas necessidades, façam, agora que ainda estão a tempo, o mesmo que elas, estudem, esse é o vosso trabalho, e hoje, como amanhã se não forem diligentes no vosso trabalho, certamente que não terão a recompensa. Depois, bem depois não se queixem porque isso é parte de uma lei imutável, a lei da sementeira, ou seja irão colher em função do que semearam…

Tenham um bom dia, e se quiserem pensem nisto.

Sem comentários: