terça-feira, novembro 25

NO BRASIL

O ESTADO DE SANTA CATARINA CONTINUA A SER FUSTIGADO POR FORTES CHUVADAS

O número de mortos é já de 49 e os desalojados ultrapassam os 22 mil, cinco cidades encontram-se isoladas e 160 000 pessoas estão sem luz, tendo o Governo decretado já o estado de emergência neste Estado.

Isto é o que se passa em Santa Catarina, no sul do Brasil, em função das fortes chuvadas que se tem abatido à mais de dois meses sobre este Estado brasileiro e que já afectaram cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Em Itajaí , ontem, desde manhã bem cedo que os mórmons estão na rua para tentarem defender a vida e o seu património e ajudarem a comunidade. Havendo noticias de que ladrões estão a aproveitar-se da desgraça alheia para roubarem as casas de desalojados.

Os SUD de Brusque estão isolados e sem comunicações, as Alas de Itajaí, Navegantes e Camboriú estão a receber desabrigados de outra Estaca e da comunidade em geral, com um numero crescente de pessoas que ali procuram abrigo.

A BR 101 está com transito condicionado devido aos deslizamentos de terras, o que tem ocasionado alguns acidentes, atendendo também aos muitos motoristas que tentam sair das suas cidades e zonas de risco.

Em Blumenau o rio está a chegar aos 12 metros acima do seu nível e no domingo as chuvas não paravam de cair com a previsão meteorológica sem dar melhoria de tempo.

Existem membros com as casas a serem inundadas, pelo que as pessoas tentam salvar os seus bens colocando-os nos lugares mais altos.

Também se nota uma corrida aos mercados para comprar água e géneros alimentícios, existindo filas nas padarias para comprar pão. A água que abastece a cidade foi cortada e a energia eléctrica é precária.

As ruas que dão acesso ao centro da cidade estão alagadas. As enchentes atingiram todo o vale do Itajaí, incluindo Itajaí, Bal, Camboriú, Navegantes e Brusque.

Os SUD desta região devem entrar em contacto com a liderança local para ajudar na amenização do caos.

Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente a tragédia continua a aumentar e segundo informação da Defesa Civil difundida ontem (2ª feira) à noite, o numero dde vitimas mortais aumentou para 64 e o numero de desalojados é já de 44 mil