quarta-feira, setembro 17

NO BRASIL- MARANHÃO IGREJA LANÇA PROGRAMA PARA SALVAR RECÉM NASCIDOS


Deu-se início na manhã de 15 de setembro, no Estado do Maranhão, a "Jornada em Reanimação Neonatal". O projeto acontece nos dias 15, 16, 18 e 19 de setembro de 2008, em São Luís e Imperatriz. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o Dr. Edmundo Costa Gomes, secretário de Estado da Saúde, que é pediatra, Dra. Maria Fernanda Almeida, coordenadora nacional do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dr. Wilcox, membro da academia americana de pediatria e representante do programa de Ajuda Humanitária da Igreja, entre outros.

No início, Dra. Maria Fernanda comentou: "Essa parceria entre a Sociedade e a Igreja é muito frutífera. Queremos fazer muito mais". Já o secretário Gomes enfatizou: "O Brasil precisa de parcerias desse porte. Ficamos felizes que o Maranhão foi escolhido. Salvar vidas, de bebês, é nossa meta também. Precisamos diminuir a taxa de mortalidade infantil. Para isso, capacitação de pessoal é fundamental. Parabéns para a Igreja de Jesus Cristo e para a Sociedade". Ele foi presenteado com um CD do Coro do Tabernáculo e com uma foto de um bebê. Ao deixar a capela, quis um Livro de Mórmon e uma edição da "A Liahona". Já Dr. Wilcox lembrou: "Uma jornada como essa acontece a cada duas semanas em algum país do mundo. Mais de 61 nações já foram contempladas. É nosso desejo fazer muito mais no Brasil."

A mídia local deu grande cobertura ao evento. Estiveram presentes a TV Globo - Mirante, TV Band, TV Brasil e Rede Record - Cidade, além do principal jornal da Região, "O Estado".

Todo projeto é patrocinado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com a SBP através do PRN (Programa de Reanimação Neonatal). Em São Luís serão beneficiadas mais de 10 maternidades do Estado e Municipio. Ao todo, nessa etapa, serão treinados cerca de 200 profissionais da saúde entre eles, 80 médicos e 120 auxiliares da reanimação. Serão 100 profissionais em São Luís e outros 100 em Imperatriz. A jornada é totalmente apostilada com manuais da “Sociedade Brasileira de Pediatria” “Academy of Pediatrics” e da “American Heart Association”.

Os participantes realizarão testes teóricos e práticos e, ao final, é fornecido pela SBP ao aluno aprovado um certificado do curso. Dados fornecidos pela Sociedade Maranhanse de Pediatria apontam que, de acordo com o Ministério da Saúde, as causas de mortalidade infantil se modificaram ao longo das décadas. Houve crescimento importante das causas perinatais, que são decorrentes dos problemas da gravidez, parto e nascimento que correspondem por mais de 50% das causas de óbito no primeiro ano de vida. A asfixia neonatal foi a causa de morte em 23% dos óbitos neonatais no Brasil nesta década. Conclui-se que o atendimento adequado ao parto, por profissionais habilitados, assim como o emprego de técnicas de reanimação padronizadas internacionalmente, podem fazer uma diferença significativa na redução da mortalidade infantil.

Com esse objetivo, o Programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo doará para a multiplicação do treinamento todo o material usado na jornada. Ao todo serão 40 kits. Isto é, 15 kits completos de reanimação neonatal. Os kits são compostos de vários itens, entre eles, um manequim de reanimação neonatal; balão auto-inflável; duas máscaras (termo e pré-termo); um cabo de laringoscópio; duas lâminas retas; pilhas sobressalentes; quatro cânulas endotraqueais; um fio-guia metálico; sondas de aspiração traqueal; compressas, seringas e estetoscópios. Além desses kits para treinamento, a Igreja também doará 25 kits para utilização na salas de parto das maternidades participantes, conforme indicação da Sociedade Maranhanse de Pediatria.

O mesmo projeto já foi levado a efeito em diversos países, tais como China, Mongólia, Equador, Paraguai, Bolívia, Etiópia. No Brasil, a jornada já foi realizada em Teresina – PI ; Guarulhos, São José do Rio Preto – SP, Resende - RJ; Rio Branco do Sul - PR; Salvador e Feira de Santana – BA; Recife - PE; Rio Branco - AC; Maceió - AL e agora São Luís e Imperatriz serão atendidas.


Nei Garcia

Posted by Picasa

Sem comentários: