segunda-feira, junho 13

THE BOOK OF MORMON, o musical da Broadway

O www.murilovisck.blogspot.com página informativa associada ao GIA (Grupo Informativo Alaum) publicou um interessante texto da autoria de Murilo Vicente sobre este espetáculo, em exibição na Broadway, Estados Unidos, que acaba de ser galardoado com o Tony Awards, cuja leitura recomendo.


Trata-se de um espetáculo em que os seus autores satirizam o mormonismo, algo que é recorrente nos mesmos.


Curiosamente, enquanto estes humoristas pensavam, discutiam e escreviam o texto deste espetáculo sobre uma dupla missionária em África, espetáculo que lhes está a encher os bolsos com muitos dólares, centenas de missionários mormons pagando as suas próprias despesas doavam o seu tempo e seus talentos naquele continente a favor dos seus irmãos africanos mais carenciados.


Com uma taxa de crescimento impressionante a Igreja SUD cresce em África onde mais de 100 mil voluntários de vários países deste continente se juntaram para fazer serviço de apoio às suas comunidades no âmbito do programa de voluntariado mormon Mãos que Ajudam. A Igreja por sua vez doou milhões de dólares à Cruz Vermelha para que se adquirissem mais de 40 milhões de doses de vacinas contra o sarampo que certamente salvaram milhares de crianças, enquanto isto acontecia nas florestas, cidades e aldeias africanas, na elegante Broadway gente bem cheirosa, bem vestida, ria alegremente com as asneiras do espetáculo que se lhes apresentava.


E assim vai o nosso mundo, ao bem chama-se mal e ao mal chama-se bem e que cada vez mais se assemelha àquilo que o poeta popular português, António Aleixo, um dia disse: “sei que pareço um ladrão, mas há muitos que eu conheço, que não parecendo o que são, são aquilo que eu pareço”.


Rui Canas Gaspar

Sem comentários: