domingo, janeiro 15


AVENTURAS DE ESCUTEIRO
A saborosa leitura de "Aventuras de Escuteiro contadas por quem as viveu" , do Chefe Canas transportou-me numa viagem ao passado , recordou-me momentos marcantes da minha adolescencia e trouxe-me a emoção do reviver acontecimentos que , trinta anos passados, reconheço terem moldado o meu caracter e ajudado o meu crescimento como ser humano.
O Corpo Nacional de Escutas, foi sem qualquer dúvida, uma escola de vida muito útil  durante o Serviço Militar Obrigatório e também para a minha vida profissional.

O nascer do 484 Anunciada, fruto da persistência e da  vontade do Padre Manuel Vieira, apoiado numa fase inicial pelo Chefe Farinha e  que após alguns avanços e recuos, conseguiu no dia 17 de Julho de 1977, dar a conhecer o ESCUTISMO a um grupo de rapazes (onde me incluo) e que comandados pelo Chefe Alfredo e ajudado pelos futuros chefes Tó-Bé e Zé, descobriram também eles a maravilhosa aventura de ser escuteiro.

Os primeiros acampamentos em tendas sem pano de chão, as mochilas de lona, os fracassos e vitórias culinárias, os Jogos da Primavera preparados ao pormenor, com o empenho de todos (por vezes dia e noite)  e que nos fez ganhar um «espírito de corpo»  cimentando Amizades para a vida,  os cordões de segurança durante a 1ª visita do Santo Padre João Paulo II a Portugal, a mobilização pessoal e familiar na venda de calendários, autocolantes e rifas, o ACANAC , Mata Coberta, Mata do Vidal, Formosinho, Risco , Lapa do Médico ,S. Luís, Castelo dos Mouros, Comenda , Convento da Arrábida são marcos importantes das minhas aventuras pessoais como escuteiro.

Obrigado Chefe Canas, pelo reavivar de emoções que partilhou na sua prosa recheada de personagens conhecidos e de episódios marcantes de alguém que deixou a sua marca indelével no Corpo Nacional de Escutas  de Setúbal, fruto da sua visão, saber e entrega ao movimento escutista.

Merece também destaque a justa dedicatória ao Chefe Joaquim J. Oliveira, que deixou a sua marca directa ou indirectamente, em muitos Agrupamentos e sucessivas gerações de escuteiros na Região.

Um enorme Bravo, Bravo Bravíssimo pelas Aventuras do Escuteiro Rui Canas Gaspar.

Uma forte canhota do amigo

João Paulo Pedrosa
Setúbal - Portugal

Sem comentários: