segunda-feira, agosto 31

INFORMAÇÃO

A urna contendo os restos mortais do jovem Tiago Silva, encontra-se na Capela da Ala Setúbal II de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, junto ao Bairro da Camarinha, onde chegou às 19 horas.

A capela encontra-se aberta para todos aqueles que o desejarem possam prestar a última homenagem ao jovem falecido e manifestar a sua solidariedade para com a família enlutada.

Amanhã, terça-feira a Reunião Fúnebre terá lugar pelas 9 horas , após o que se seguirá o cortejo fúnebre com destino ao cemitério de Aljeruz.

Continuam a chegar as manifestações de pesar e solidariedade enviadas por intermédio do condolencias@alaum.net para inscrição no “Livro de Condolências” aberto pelo www.alaum.net

Pelo seu interesse e porque a mesma também é extensiva a toda a comunidade sud divulgamos uma mensagem enviada por uma senhora enfermeira provinda do Norte de Portugal.

Chamo-me Vanda, sou enfermeira no Hospital de Braga, cheguei ao local do acidente segundos depois deste ter acontecido. Prestei primeiros socorros ao Tiago iniciando manobras de reanimação até a VMER chegar... fez-se tudo mas nada chegou!!
senti-me impotente...foi a primeira vitima que perdi num acidente
Sou mãe de um bebe de 16 meses e irmã de uma jovem de 21 anos sei que nada do que diga pode aliviar a vossa dor.
Ainda hoje vejo o desespero nos olhos do João assistindo a tudo
Sei que não consigo diminuir a vossa dor, mas acreditem que esta desconhecida partilha com vocês este momento

As maiores condolências

Vanda Campos

Posted by Picasa
Para pensar
No deserto encontrei-me com Deus e ele falou-me sobre os dois maiores erros da humanidade: a pressa ante o tempo e a lentidão ante a oportunidade...
Proverbio persa
FOTO DO DIA
REDONDO - ALENTEJO
festa das flores
http://www.youtube.com/watch?v=KuOIQipS5Vs

http://www.youtube.com/watch?v=yegedWMJ2pY
Posted by Picasa

O IRMÃO ARTUR MIRANDA VAI PARA ANGOLA

O bispo Artur Miranda, membro da Ala Setúbal I – Portugal, que servia nesta Unidade SUD como líder da Obra Missionária e no Sumo Conselho da Estaca de Setúbal – Portugal, está de partida para Angola onde irá desenvolver a sua atividade profissional como principal responsável de uma grande unidade industrial a operar naquele país de expressão oficial portuguesa.

Artur Miranda nasceu em Angola onde passou parte da sua meninice, após o que veio para Portugal, onde estudou e se filiou à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tendo feito uma missão de tempo integral para a mesma, serviu em várias designações e foi o bispo líder da Ala do Seixal durante seis anos.

Profissionalmente, trata-se de um conceituado e experiente gestor internacional tendo desenvolvido a sua actividade ao serviço de empresas de renome mundial.

O novo blog GIA (Grupo Informativo Alaum) dedicado às coisas e gentes mormons angolanas http://mwangolemormon.blogspot.com publica um elucidativo texto da autoria deste irmão que nos dá conta da sua decisão.

Posted by Picasa

UM FATO BRANCO PARA O TIAGO

O grupo de jovens mórmons da Cidade de Setúbal quiseram homenagear o seu falecido amigo Tiago, oferecendo-lhes a roupa com que o seu corpo irá ser sepultado.

De facto, os jovens conheciam a vontade do Tiago poder ter um fato branco, então o grupo decidiu quotizar-se entre eles e foram comprar o fato que o falecido Tiago gostaria de ter.

O bispo Luís Cordeiro, líder da Ala Setúbal II – Portugal, informa que o caixão branco, contendo os restos mortais deverá chegar à capela daquela Unidade SUD esta tarde. Logo que isso aconteça disponibilizaremos a informação tal como o faremos em relação à agenda da Reunião Fúnebre que terá lugar naquela capela antes do funeral sair para o cemitério.

Posted by Picasa

domingo, agosto 30

FOTO DO DIA
ARRÁBIDA AO FIM DO DIA
Posted by Picasa
Para pensar
LEVANTE TODOS AQUELES QUE ESTIVEREM CAÍDOS AO SEU REDOR. VOCÊ NÃO SABE ONDE SEUS PÉS TROPEÇARÃO.
André Luis

NOVA PARCERIA INTERNACIONAL

Tendo como principal objetivo a divulgação de tudo o que se vai fazendo pelo mundo mórmon, com especial incidência na Lusofonia, o GIA (Grupo Informativo Alaum) acaba de estabelecer parceria de divulgação com mais um blog brasileiro.

Trata-se do Anjo Moroni Brasil que tem como endereço http://anjomoronibrasil.blogspot.com e que recomendamos aos nossos visitantes que retenham este endereço atendendo ao seu interesse.

De salientar que estaremos abertos ao estabelecimento de qualquer parceria desde que a mesma se enquadre nos mesmos moldes dos blogs GIA.

Posted by Picasa

A NOTÍCIA DO ACIDENTE CONFORME PUBLICADA PELO JORNAL CORREIO DA MANHÃ (foto ALAUM em substituição da publicada pelo CM)

Alcácer do Sal: Acidente de viação vitima jovem de 17 anos

Jovem morre quando ia acampar com irmãos

Prancha de bodyboard, sacos-cama, chapéu-de-sol, toalhas, tudo foi meticulosamente arrumado no carro pelos quatro irmãos (de 26, 17, 13 e 11 anos) para, como muitas vezes acontecia, irem acampar junto à praia. Desta vez, a Comporta havia sido o destino escolhido, mas a viagem foi interrompida, anteontem, às 23h38, junto à Herdade de Palma, Alcácer do Sal, quando o carro se despistou e chocou com uma carrinha. Tiago, de 17 anos, seguia no banco do pendura e não resistiu ao violento embate lateral. A namorada ia também no carro.

Era frequente os jovens reunirem-se para passar a noite fora. Tiago estava prestes a começar um curso profissional de Informática e, antes de começar as aulas, queria, mais uma vez, divertir-se com os irmãos e a namorada num acampamento. Pediu à irmã mais velha, Márcia, a única que tinha carta de condução, que os acompanhasse. No entanto, o acidente tirou a vida a Tiago. "O João, que só tem 13 anos, foi o único que esteve sempre lúcido. Viu que o irmão respirava e ainda tentou ajudá-lo, mas já nada havia a fazer", disse ontem o pai António Silva ao CM, em Setúbal, de onde são naturais. "A minha filha mais velha fracturou a bacia e sente-se culpada pela morte do irmão, pois o carro entrou em despiste após uma ultrapassagem. É um momento de grande dor." O mais jovem dos cinco, Pedro, de 11 anos, foi evacuado de helicóptero para o Santa Maria, mas recebeu ontem alta.

A segunda viatura envolvida transportava um casal com 40 e 42 anos, residente na Costa de Caparica. Foram transportados para o Hospital São Bernardo, em Setúbal, com ferimentos graves.

"NUNCA HOUVE PROBLEMAS ATÉ ACONTECER ISTO"

Apesar de já ter 26 anos e de ter a sua independência, Márcia, professora de Inglês, que seguia ao volante do Citroën C3 na altura do acidente, não perdia uma oportunidade para estar junto dos três irmãos. "Ela era quase como uma mãe para eles. Estavam sempre juntos e faziam imensas coisas", disse ao CM o pai, António Silva, que não conseguia esconder a tristeza pela perda do filho Tiago. "Foi ele que pressionou os irmãos e a namorada para irem, pois ia começar o curso em breve e depois não teria tempo. Faziam isto muitas vezes, mesmo com outros amigos, e nunca houve problemas. E agora acontece isto..."

PORMENORES

ZONA ACIDENTADA

A zona do embate, no IC1, é conhecida pelos acidentes frequentes. Recentemente, um camionista perdeu a vida, depois do camião onde seguia ter chocado com uma árvore.

ULTRAPASSAGEM

O carro onde seguia os irmãos terá ultrapassado um camião e, perante a proximidade de um ligeiro de frente, forçou o regresso à sua faixa. A condutora terá então perdido o controlo da viatura, que entrou em despiste e foi abalroada por uma carrinha.

João Tavares/Pedro Galego

Posted by Picasa

sábado, agosto 29



TIAGO SILVA

LIVRO DE CONDOLÊNCIAS

Agradecemos a todas as pessoas que se tem dignado enviar-nos mensagens de condolências.

Por sugestão do bispo Luís Cordeiro, líder da Ala Setúbal II, informamos todos os visitantes que a partir de agora o possam fazer para o Livro de Condolências on-line enviando as suas mensagens para o endereço abaixo indicado.
condolencias@alaum.net

Posted by Picasa
ULTIMAS NOTICIAS
* O corpo do Tiago Silva deverá chegar à capela de Setúbal II - Portugal na segunda feira à tarde, estando previsto a realização do funeral para terça feira pelas 9 horas da manhã.
* Devido a este acidente e porque a irmã Paula Lima, mãe do Tiago ,era uma das dinamizadoras do Serão Domingueiro sobre Bem-Estar a realizar no Domingo também na Ala Setúbal II, o mesmo ficará adiado para data a anunciar.
* A Ala Setúbal II amanhã não terá as reuniões habituais, realizando-se apenas a reunião sacramental pelas 10 horas da manhã.
* Agradecemos todas as mensagens de condolencias enviadas e informamos que está a ser criado um livro de condolencias on-line que será disponibilizado aqui aqui dentro de poucas horas.
* A Marcia Lima já se encontra hospitalizada no Hospital Ortopédico do Outão e os restantes jovens vitimas do acidente já se encontram em casa.

TRAGÉDIA EM SETÚBAL

FALECEU O JOVEM MÓRMON TIAGO SILVA

Eram quatro irmãos Silva, a Márcia, o Pedro, o João e o Tiago, filhos do casal António Silva e Paula Lima, dois conhecidos enfermeiros mórmons da cidade de Setúbal, acompanhavam-nos a Ana, amiga do Tiago, todos eles pertencentes à Ala Setúbal II – Portugal, quando viajavam de automóvel, neste fim de semana de sexta para sábado, ocorreu o inesperado acidente, algures entre Alcácer do Sal e a Comporta (Tróia) tendo o mesmo originado ferimentos que se mostraram sem gravidade de maior nos ocupantes da viatura sinistrada, excepto na condutora, a Márcia, que segundo nos informam fraturou uma costela e a bacia, estando a ser transferida para o Hospital Ortopédico do Outão.

O jovem Tiago Silva, irmão mais velho, viria a falecer.

O corpo ficou no Hospital Santiago do Cacém de onde deverá ser transportado para Setúbal.

Noticia em desenvolvimento

Posted by Picasa
FOTO DO DIA
MOITA DO RIBATEJO
Posted by Picasa
Para pensar
SUCESSO É UMA QUESTÃO DE NÃO DESISTIR, E FRACASSO É UMA QUESTÃO DE DESISTIR CEDO DEMAIS.
Walter Burke

O TEMPLO DE ABBA, NA NIGÉRIA , ESTÁ ENCERRADO

Notícias chegadas até nós dão conta do encerramento, por tempo indeterminado, do Templo de Abba, na Nigéria, devido à instabilidade política que se vive na região, o que já se traduziu, em ameaças à integridade física dos casais seniores que servem naquela Casa do Senhor.

É normal o encerramento temporário dos templos para manutenção, durante algumas semanas, é também natural o encerramento por um ou dois anos quando um templo entra em trabalhos de remodelação, com obras de construção civil profundas, porém é incomum o encerramento de um Templo devido a instabilidade política.

Este Templo foi erigido num local considerado dos mais seguros do país, localizado na região sul da Nigéria, onde predomina a religião cristã, ao invés do norte onde a religião islâmica é dominante.

O Templo de Abba está a funcionar à apenas 4 anos e serve 16 estacas e 16 distritos da Nigéria como alguns países vizinhos.

Posted by Picasa

sexta-feira, agosto 28

FOTO DO DIA
FAROL DO CABO ESPICHEL

http://www.youtube.com/watch?v=4ftf8976AH8
Posted by Picasa
Para pensar
A PALAVRA " IMPOSSÍVEL " É UMA EXPRESSÃO INFELIZ; NADA SE PODE ESPERAR DAQUELES QUE A USAM FREQUENTEMENTE.
Carlyle

ESTAS SÃO AS TRÊS PÁGINAS QUE FALTAVAM AO GIA

Poderemos ler no sub-título do www.alaum.net o sítio mãe do GIA (Grupo Informativo Alaum) a frase A PONTE SUD DA LUSOFONIA uma forma de manifestação do objetivo global deste projecto, ou seja, o de unir todos os santos dos últimos dias por intermédio da Internet, na partilha de informações, notícias, testemunhos, etc.

O projecto tem vindo a desenvolver-se de uma forma normal, crescendo naturalmente com novos conteúdos, novos espaços e novas parcerias.

Continuava, no entanto, a faltar Cabo Verde, Moçambique e Angola, por isso neste mês de Agosto decidimos avançar com o completamento deste ciclo de meios informativos e criamos o Morabeza Mórmon (http://morabezamormon.blogspot.com) o JOIA DO INDICO (http://joiadoindico.blogspot.com) e finalmente o MWANGOLE MORMON (http://mwangolemormon.blogspot.com) .

Com as parcerias de blogues brasileiros e a informação disponibilizadas pelos nossos sites e blogues está completa a rede informativa sud da losofonia.

Continuam a chegar-nos pedidos de parceria com o GIA por parte de diversos blogues sud e desta forma a rede de informação mórmon vai alargando-se de modo a que todos os sud e demais pessoas interessadas, possam ter à sua disposição informação atualizada e fidedigna produzida de forma independente e não oficial.

Finalmente, queremos agradecer as muitas mensagens que nos tem sido enviadas pelos nossos visitantes, congratulando-se com os novos espaços. Porém gostaríamos que todos participassem neste projeto, enviando para o editor@alaum.net as pequenas ou grandes notícias, os testemunhos, as fotos e as reportagens de tudo aquilo que se passe com os sud em qualquer parte do mundo.

Desta forma criaremos, de facto, a rede de informação e divulgação mórmon em português, que chega a casa de todas as famílias sud.

Posted by Picasa

quinta-feira, agosto 27

FOTO DO DIA
TORRE

Posted by Picasa
Para pensar
NUNCA A FORTUNA PÕE UM HOMEM EM TAL ALTURA QUE NÃO PRECISE DE UM AMIGO
Séneca

DOMINGO PELAS 18 HORAS

PREVENÇÃO E BEM-ESTAR

É já no Domingo, pelas 18 horas na Ala Setúbal II, na Camarinha em Setúbal – Portugal que as Sociedades de Socorro das Unidades mórmons da Cidade de Setúbal, vão levar a efeito um serão domingueiro, tendo por tema a Prevenção e Bem-Estar.

De salientar que irão ser abordados os temas da gripe H1N1 bem como do Armazenamento Doméstico.

Estão convidados a assistir a este importante e oportuno encontro, não só os sud das Unidades da Cidade de Setúbal, mas todas as pessoas, membros da Igreja ou não, que desejem saber mais e inteirar-se sobre estes assuntos.

A Revista Alaum associou-se a este evento tendo feito duas edições especiais, uma sobre o H1N1 e outra sobre culinária, editando mais de duas dezenas de receitas, maioritariamente de pratos confeccionados à base de trigo, revistas estas que serão distribuídas gratuitamente a todos os participantes neste evento.

As presidentes das Sociedades de Socorro das Alas de Setúbal I e Setúbal II agradecem a divulgação deste encontro não só entre os seus membros, mas sobretudo entre os seus familiares e amigos.

Posted by Picasa

Programa Fé dos Homens de dia 20 de Agosto

quarta-feira, agosto 26

BRASIL

CONFERENCIA DA ESTACA SOROCABA BARCELONA

É já neste fim de semana, 29 e 30 de Agosto que terá lugar a conferencia semestral da Estaca Sorocaba Brasil Barcelona, a qual será presidida pelo Élder Stanley G. Ellis, Segundo Conselheiro da Presidência da Área Brasil.

As sessões de Sábado serão abertas aos membros adultos da estaca, enquanto que para a sessão de Domingo estão convidados todos os membros da Estaca, bem como todas as demais pessoas, mesmo não membros da Igreja e que estejam interessadas em participar.

Lembramos que as conferencias são ótimas oportunidades para se escutarem excelentes discursos que poderão ajudar-nos a guiar as nossas vidas no dia a dia, motivo mais do que suficiente para que todos os que tenham a possibilidade a elas possam assistir.

Posted by Picasa
FOTO DO DIA
TROIA
http://www.youtube.com/watch?v=LNrxh_TiflE
Posted by Picasa
Para pensar
A NOSSA EXPERIÊNCIA COMPÕE-SE MAIS DE ILUSÕES PERDIDAS DO QUE DE EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA.
Joseph Roux

DEPOIS DE MORABEZA MORMON CHEGOU A VEZ DA JOIA DO ÍNDICO
Na linha editorial que nos propusemos seguir, no sentido de unir via Internet, todos os mormons da lusofonia, partilhando as suas notícias, os seus testemunhos, as suas “coisas” , nasceu o www.alaum.net A PONTE SUD DA LUSOFONIA, o qual viria a dar origem ao GIA (Grupo Informativo Alaum) um conjunto de sites e blogues generalistas e temáticos.

Agora chegou a vez de ajudarmos Cabo Verde, Moçambique e Angola a partilharem as suas novidades por intermédio de espaços próprios, por isso na semana passada apresentamos o MORABEZA MORMON ( http://morabezamormon.blogspot.com ) o espaço dedicado aos sud cabo-verdianos e esta semana apresentamos a JOIA DO INDICO ( http://joiadoindico.blogspot.com ) um espaço dedicado aos mórmons de Moçambique.

Gostaríamos que os nossos visitantes não só divulgassem estes novos endereços por todos os vossos contactos, como também pudessem vir a colaborar com o envio de matérias para publicação nestes espaços específicos.

Em breve teremos o prazer de apresentar o espaço dedicado a Angola, ficando desta forma completado, no âmbito do GIA, todo o espaço da lusofonia mórmon.

Posted by Picasa

terça-feira, agosto 25

FOTO DO DIA
SETÚBAL
aspeto parcial da Av. Todi
http://www.youtube.com/watch?v=VqyOlB81JxM
Posted by Picasa
Para pensar
A MELHOR MANEIRA QUE O HOMEM DISPÕE PARA SE APERFEIÇOAR, É APROXIMAR-SE DE DEUS.
Pitágoras

EM SETÚBAL

VAI HAVER ACÇÃO MISSIONÁRIA DE RUA

Dinamizado pelos jovens SUD das Alas Setúbal I e Setúbal II, vai decorrer no próximo Sábado, dia 31 uma reunião de rua, a qual terá lugar na Praça de Bocage, em Setúbal – Portugal, pelas 11 horas da manhã.

Os jovens e missionários de tempo integral convidam os adultos a juntarem-se a esta acção missionária de divulgação da Igreja e de partilha do evangelho restaurado junto da população da cidade.

A Praça de Bocage é a principal "sala de visitas" da Cidade de Setúbal e será aí que os jovens sud irão contactar com as pessoas.

Para chamar a atenção para a sua acção propõem-se apresentar uma representação de O Livro de Mórmon, em formato gigante, para além da exibição de cartazes, e distribuição de folhetos informativos.

Os missionários oferecerão também livros de mórmon às pessoas interessadas, bem como dvd’s produzidos pela Igreja.

Depois desta acção os jovens e todos aqueles que a eles se decidam juntar, irão fazer um pic-nic numa das novas zonas de Setúbal, próprias para o efeito.

Posted by Picasa

segunda-feira, agosto 24

FOTO DO DIA
SEIXAL

antiga fonte pública
Posted by Picasa
Para pensar
OS OLHOS APENAS VÊEM AQUILO PARA QUE ESTÃO PREPARADOS PARA VER.
A. Leroi-Gourhan

AS CRIANÇAS DE IRAYA JÁ NÃO NECESSITAM ANDAR VÁRIOS QUILÓMETROS PARA BEBER ÁGUA LIMPA

Quando em nossas casa necessitamos de um copo de água, ou simplesmente tomar um duche, abrimos uma torneira e a água jorra límpida e pura de uma parede, sem nos preocuparmos com a quantidade que gastamos, não pensando sequer nos milhões de seres humanos que não têm a felicidade, como nós, de ter desta maneira o precioso líquido à sua disposição.

Isto não é o que se passava com os habitantes da localidade de Iraya, ao sul de Manila, nas Filipinas, onde crianças de pouco mais de seis anos, começavam o seu dia andando cerca de dois quilómetros carregando a água que lhes permitia ter o seu pequeno almoço antes de poderem ir para a escola.

O trabalho repetia-se depois à hora do almoço e à noite.

Antes de Dezembro de 2008 a maioria da água potável provinha de poços abertos pela população e furos hertesianos, no entanto, as análises efectuadas à água quase sempre deram resultados positivos de coliformes fecais.

No entanto, tudo mudou quando os missionários de Bem-Estar de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Leopoldo e Pilar Fombuena receberam uma carta de trabalhadores de saúde locais pedindo ajuda para a instalação de um sistema de captação e distribuição de água naquela localidade.

A Igreja tem em vigor um programa denominado “Água Limpa”, que utiliza diversos aspectos parecidos com os utilizados pela UNICEF o qual institucionaliza um comité de água local o que permite aos habitantes, utentes do serviço, que sejam parte integrante no planeamento, execução e posterior manutenção do sistema.

Estes comités não existem antes da chegada dos missionários de Bem-Estar, isso permite que eles procedam à organização e que toda a população se envolva num projecto na qual será a principal parte interessada. A partir daí a Igreja ajuda com os seus técnicos, voluntários mórmons ( missionários do Serviço de Bem-Estar) e financeiramente na aquisição do equipamento necessário e isso foi o que aconteceu com Iraya, onde as suas crianças agora não necessitam de andar vários quilómetros todos os dias para poderem beber um copo de água limpa.

Posted by Picasa

domingo, agosto 23

FOTO DO DIA
PORTINHO DA ARRÁBIDA


http://www.youtube.com/watch?v=sgiIc8HsM0M
Posted by Picasa
PARA PENSAR
HÁ PESSOAS DESAGRADÁVEIS APESAR DAS SUAS QUALIDADES E OUTRAS ENCANTADORAS APESAR DOS SEUS DEFEITOS.
La Rochefoucauld

PORTUGAL

CONFERÊNCIA NACIONAL DE

JOVENS ADULTOS SOLTEIROS

PROGRAMA GERAL

QUINTA FEIRA, 17

Check-in

Abertura oficial

Jantar

Baile temático

Fim das actividades

SEXTA FEIRA, 18

Despertar /Pequeno-almoço

Olimpíadas dos JAS

Almoço

Workshops

Tempo livre

Mensagem da Presidência da Área

Jantar de gala

Baile de gala

Fim das actividades


SÁBADO, 19

Despertar/Pequeno-almoço

Festival de Teatro

Check-out até as 12:00 h

Almoço

Reunião de testemunhos

Despedida

Posted by Picasa

DEDICAÇÃO DA CAPELA DE CAMPO ALEGRE EM ALAGOAS – BRASIL

Realizou-se no passado dia 16 a dedicação da capela SUD de Campo Alegre, Alagoas onde irá funcionar o Ramo SUD local.

Este ramo da Igreja pertence à Estaca Maceió.

Estiveram presentes na cerimónia de dedicação para além de muitos membros da Igreja, vários vereadores e autoridades locais, bem como o presidente da Missão Alagoas – Sergipe .

Os membros da Igreja manifestaram a sua satisfação por passarem a dispor deste melhor e mais adequado espaço de reuniões e oração.
Jean Carlos Clarindo

Posted by Picasa