quarta-feira, julho 9

Pelo seu interesse e oportunidade divulgamos um texto recebido do irmão Luís Filipe Ferreira, que agradecemos.

TRUQUES PARA ABASTECER NAS BOMBAS DE COMBUSTÍVEL

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos e deseja que estes conselhos possam ser proveitosos, caso sejam seguidos com seriedade.

1º.Truque: Encher o depósito pela manhã cedo.

Nessa altura a temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, onde a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se encher o depósito ao meio dia, à tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do camião seja exacto.

2º Truque: Quando encher o depósito, não aperte a pistola no máximo.

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola de combustível, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao abastecer mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num volume mais eficaz. Todas as mangueiras abastecedoras devolvem o vapor ao depósito de combustível. Se encherem o depósito apertando a pistola no máximo, uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira de combustível ao tanque da estação. Ao fazer-se isso consegue-se menos combustível pelo mesmo dinheiro.

3º. Truque: Encher o depósito antes que este fique abaixo da metade.

Quanto mais combustível houver no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que se pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação no mínimo.

4º Truque: Não encher o depósito quando o posto estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois.

Se chegar ao posto de serviço e vir um camião cisterna que está abastecendo os tanques subterrâneos dessa estação de serviço, ou os acaba de reabastecer, evite abastecer, nesse momento, se puder, nessa estação. Ao se reabastecer os tanques nas estações de serviço, o combustível restante é remexido nos tanques assim como os sedimentos depositados no fundo. Desse modo, corre-se o risco de se estar a abastecer o depósito com combustível sujo.

(JOSÉ AMARAL - Telemóvel:351 + 933207751 - E-mail: j.amaral@socides.com)

LF/ Email recebido em 7 JULHO 2008

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