quinta-feira, maio 1

TEM DUVIDAS SOBRE O ARMAZENAMENTO DOMÉSTICO ?

Rui Gaspar


Muitas pessoas sabendo que eu e a irmã Ana fomos o casal missionário de Bem-Estar que tivemos a responsabilidade de divulgar por todo o pais o consumo do trigo e ministrar instrução sobre a temática do bem-estar, agora, a propósito do armazenamento doméstico muitas tem sido as que se nos tem dirigido no sentido de podermos ajudá-las sobre como fazer o seu armazenamento, conservar alimentos, locais de aquisição de cereais e demais assuntos relacionados com esta temática do bem-estar.

Muito já foi dito e escrito sobre isto, no entanto vamos deixar aqui algumas dicas para aqueles que só agora ouviram falar neste assunto.

Independentemente de existirem muitos sítios na Internet onde poderão pesquisar e aprender ou aprofundar conhecimentos já adquiridos sobre este tema, de facto, a maioria dos sítios estão escritos em inglês, o que não será acessivel a todos os que nos procuram, no entanto, poderão encontrar alguma matéria em português no www.alaum.net menu PREVENÇÃO E BEM ESTAR. Temos também conhecimento de um blogue , em português, bem completo, cujo endereço é o seguinte : http://armazenamentosud.blogspot.com, o qual disponibiliza informação sobre a conservação dos alimentos para alem de outros itens de grande interesse. À pouco surgiu também o www.armazenamentodomestico.t83.net dinamizado pela irmã Áurea Rau, de nacionalidade brasileira, e pertencente à Estaca de Oeiras, que se propõe fornecer os géneros e as quantidades necessárias, para armazenamento, para aquelas pessoas que não querem ou não podem estar com esse trabalho.

Outro aspecto muito importante é que apenas devemos armazenar aquilo que consumimos e ir consumindo aquilo que armazenamos, desta forma não guardaremos géneros que não costumamos consumir e desta forma estaremos a desperdiçar dinheiro, por outro lado, deveremos ir consumindo aquilo que armazenamos, devendo ir repondo os stocks, colocando as novas aquisições sempre na parte da trás das mais antigas.

Para as pessoas que não tem disponibilidade financeira para fazer um armazenamento diversificado total, então sugerimos que cada mês dediquem a atenção a um ou dois itens que considerem importantes, de preferência se esses mesmos itens estiverem com baixa de preço. Mas, atenção às promoções, frequentemente acontece que os artigos em promoção estão com os prazos de validade muito curtos e este é um aspecto que devemos ter sempre em conta, não nos podemos esquecer que estamos a guardar alimentos que deverão ter a validade mínima de conservação para pelo menos um ano.

Finalmente e para concluir este apontamento, nunca nos devemos esquecer que os artigos se comprados em quantidade ficarão mais baratos, como tal aconselhamos que as pessoas se juntem, no sentido de melhor poderem fazer as suas aquisições, é normal que se eu for comprar, por exemplo umas duzias de latas de conserva de peixe, pagarei um preço superior àquele que pagarei se negociar uma palete, ora se eu me juntar a mais alguns interessados na aquisição do mesmo artigo poderemos adquiri-lo muito mais barato.

Não guardemos para amanhã o que poderemos fazer hoje, é bom que tenhamos sempre presente a parábola das dez virgens, se assim o fizermos certamente que dormiremos muito mais descansados.

Posted by Picasa

Sem comentários: