quinta-feira, janeiro 17

TRISTEZAS NÃO PAGAM DIVÍDAS

O meu velho chefe escuteiro Joaquim Oliveira, costumava dizer, a propósito da música : UM POVO QUE NÃO CANTA É UM POVO TRISTE E UM POVO TRISTE É UM TRISTE POVO. Era a partir desta máxima que ele incentivava os seus jovens pupilos a cantar e a aprender muitas das belas e alegres melodias inseridas no vasto cancioneiro escutista que poderemos ver e ouvir no www.alaum.net menu ALAUM JOVEM, secção FOGO DE CONSELHO, divisão CANCIONEIRO ESCUTISTA.

Na sede do Agrupamento, nas caminhadas, nos acampamentos ou nos bivaques, recordo com alegria os tempos em que grandes grupos de jovens cantavam e riam alegremente fazendo uma vida em grupo, norteados por princípios sãos e sadios que passados muitos anos continuam a nortear a sua vida.

Também o povo mórmon, desde os primórdios do nascimento da sua Igreja foi incentivado pelos seus líderes a cantar, um dos primeiros livros da Igreja foi um cancioneiro compilado por Ema Smith, esposa do profeta Joseph Smith.

Todas as congregações SUD são incentivadas a ter o seu próprio grupo coral e não existe qualquer actividade, quer seja ela religiosa ou social que não comece com um hino.

Foi assim, que em 1837 nasceu o Coro do Tabernáculo Mórmon, um grupo que se haveria de tornar no maior coro do mundo, 360 vozes, com o mais antigo programa radiofónico do planeta, “Música e Palavra Proferida” no ar desde 1950 e que é uma delicia para os sentidos e uma demonstração da alegria e da fé mórmon.

Numa altura em que muitos portugueses perderam o gosto por cantar, parece que chegou o momento de darmos uma volta por cima, como dizem os nossos irmãos brasileiros, chegou a altura de dizer basta e como tristezas não pagam dívidas, então deveremos seguir o conselho daquele fado que diz assim : “cantarei até que a voz me doa” ainda que “a minha pobre garganta já não tem a voz de outrora” como cantava o grande fadista Alfredo marceneiro.

Para terminar este apontamento, gostaria de vos convidar a fazer um tour pela sede do Coro, o Tabernáculo Mórmon, magnifico e emblemático edifício construído em 1867 e alvo de grandes obras de manutenção terminadas em 2007. Este é o local que abriga o monumental órgão, com 11.623 tubos e que serve de emblema ao grupo.

Afim de darem uma espreitadela pelos bastidores de um dos mais emblemáticos coros do mundo, rotulado também por muitos como o coro da América gostaria de vos convidar a ver e ouvir uma pequena reportagem.

Ligue o som e clique aqui :

Go on the Tabernacle Tour!

Sem comentários: